Quando começa a aparecer os efeitos da creatina?

Perguntado por: tmoreira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 11 votos

Normalmente, a creatina demora cerca de três semanas de uso para começar a fazer efeito, mas é possível fazer um protocolo de saturação para agilizar os resultados. Ele tem como propósito o aumento do estoque de creatina no organismo de forma mais rápida.

Ou seja, a função dos dois tipos é a mesma, mas a creatina micronizada é absorvida mais rápido pelo nosso corpo.

O consumo contínuo de creatina - em dias de exercícios e treinos, bem como nos dias de descanso - favorece um rendimento maior e o fortalecimento dos músculos.

Os efeitos colaterais da creatina são náuseas, diarreia, cãibras e desidratação. Contudo, isso varia de acordo com o organismo. Além disso, existe a possibilidade de uma possível sobrecarga dos rins e no fígado, quando essa substância é consumida de forma exagerada.

Por que a creatina incha a barriga? A creatina pode causar inchaço na barriga devido à retenção de água nas células musculares. Esse efeito é temporário, e geralmente acontece quando se faz uso excessivo do suplemento. Por isso, é importante seguir a dose recomendada pelo seu médico ou nutricionista de confiança.

A creatina permite que você mantenha a intensidade do treino e mais intensidade no treino significa maior hipertrofia muscular. Isso ocorre porque ela fornece energia imediata para as células, possibilitando contrações musculares mais fortes, o que irá permitir que você puxe mais peso durante o treino.

USO IDEAL E RESULTADOS. O uso ideal é em torno de 0,07g para cada kg que você pesa, ou seja, um indivíduo com 70kg vai tomar 5g de creatina por dia.

Esquemas de suplementação de creatina
Este esquema consiste em tomar 0,3 g de creatina para cada kg de peso corporal, dividindo-se a dose total em 4 vezes durante o dia, por um período de 5 a 7 dias.

Dose recomendada
Conforme proposto e recomendado pela Anvisa, sugerimos a ingestão de 3g de creatina uma vez ao dia.

Logo, se você está buscando aumento de massa muscular ou perder peso, o mais indicado é o Whey para emagrecer. Já a Creatina é muito conhecida por fornecer mais energia para o corpo, estando ligada diretamente ao desempenho, auxiliando no aumento de força e picos de explosões.

Lista com os melhores Creatinas de 2023

  • Max Titanium. Creatina.
  • Integralmedica. Creatina Hardcore.
  • Black Skull. Creatine Turbo.
  • Vitafor. Creafort.
  • Probiótica. Creatina.

colocar a creatina direto na boca e beber água depois. faz mal porque toma assim não faz mal nada. pode tomar assim não tem problema nenhum tá.

A ingestão crônica de suplementos de creatina, em associação com o treinamento de força, poderia aumentar a massa muscular, porém, ainda são necessários mais estudos para confirmar essa hipótese.

A cafeína, que também pode estar presente na dieta em outros alimentos, como o próprio cafezinho, pode interferir nos efeitos da creatina se não for bem prescrita.

Impulsionar funcionamento do cérebro
Devido ao seu papel fundamental no equilíbrio de energia, a suplementação com creatina pode melhorar a performance cerebral e atuar como neuroprotetora, uma vez que diminui a demanda cerebral por oxigênio e reduz a fadiga mental.

A creatina possui efeito cumulativo e para ter os efeitos desejados, deve ser consumida todos os dias, inclusive nos dias que não há treino!

Já a retenção hídrica gerada por ela é, na verdade, um efeito benéfico da sua suplementação. O que acontece é que a creatina “puxa” água para o meio intracelular pela diferença de osmolaridade com o meio extracelular. Portanto, ela não retém água para fora da célula!

Em média, a creatina pode levar 2 meses para contribuir para um aumento de massa considerável.

Porém, a creatina não aumenta a gordura corporal e pode ser eficaz na perda de peso, já que ela ajuda a manter o tecido muscular e o metabolismo ativo. Além disso, a creatina ajuda a repor a reserva de energia, o que aumenta o desempenho durante a atividade física e contribui para a perda de peso.