Quando colocar o verbo no plural?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Quando o sujeito é indeterminado, o verbo vai para a 3ª pessoa do plural. Porém, quando a indeterminação é indicada pela partícula se, o verbo fica no singular.

Mas, como fazer o plural dos verbos nas locuções verbais? Locução verbal é quando em uma frase, dois verbos formam uma única ação. Ela é formada por dois verbos: verbo auxiliar + verbo principal. Os verbos auxiliares mais comuns são: ser, ter, ir, haver e estar.

A regra geral da concordância verbal é que o verbo ficará de acordo com o sujeito em pessoa e número. O verbo sempre ficará de acordo com a 3° pessoa do singular, uma vez que não existe um sujeito: havia pessoas, houve problemas, faz dois dias, já amanheceu.

O erro de concordância verbal existe quando não há harmonia entre o sujeito gramatical e o verbo, em pessoa e número. Portanto, é correto dizer ou escrever “ele estuda”. Ao contrário, se torna um erro afirmar “Ele estudam” ou “Eles estuda”.

A forma correta de escrita da palavra é foram. A palavra forão está errada. Foram pode ser a forma conjugada do verbo ser ou do verbo ir na 3.

Quando apresenta significado de existir, o verbo haver é um verbo impessoal, sendo conjugado sempre na 3. ª pessoa do singular, independentemente da restante frase estar no singular ou no plural. Assim, haverá é a forma correta.

A forma correta é vai haver. O verbo haver, no sentido de «acontecer, existir», é impessoal, pelo que tem de se conjugar sempre na terceira pessoa do singular. Neste caso, como se usa com um auxiliar (ir), é o verbo auxiliar que tem de ser colocado no singular, concordando assim com o verbo principal (haver).

Logo, esse verbo deve ser flexionado para concordar com o sujeito ou com o predicativo. No caso, com o predicativo "duas horas". Portanto, o correto é: "FORAM duas horas de espera". Quando usados na indicação de horas, possuem sujeito (relógio, hora, horas, badaladas...), e com ele devem concordar.

Rigorosamente, o verbo deve concordar com o numerador: “Um quinto FOI ENTREGUE ao rei”; “Três quintos FORAM ENTREGUES ao rei”.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Locuções verbais são expressões constituídas por dois verbos, um auxiliar e outro principal, este último em forma nominal (infinitivo, gerúndio ou particípio).

Ocorre uma locução verbal quando dois verbos aparecem juntos na frase, desempenhando o papel de um único verbo, ou seja, transmitindo apenas uma ação verbal. As locuções verbais são formadas por um verbo auxiliar mais um verbo principal.

Sendo assim, para fazer a concordância, devemos flexionar o complemento da frase para o plural. Fica assim: “As férias começaram ontem” (tudo no plural).

Na concordância verbal, o verbo precisa adaptar-se à conjugação do verbo em número (singular ou plural) e também adaptar-se à pessoa do sujeito que pode estar na primeira, segunda ou terceira pessoa.

Singular: Quando o substantivo representa apenas um ser, um objeto ou um grupo de seres ou objetos, dizemos que ele é singular. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Plural: Quando o substantivo representa mais de um ser, objeto ou grupo de seres e objetos, dizemos que ele é plural.