Quando colocar brinco no bezerro?

Perguntado por: acavalcanti . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Quando colocar brincos em bezerros? Alguns produtores colocam o brinco no dia do nascimento do bezerro. Porém, propriedades que atuam com o bem-estar animal, promovem o processo de identificação da seguinte forma: colocam um cordão com a mesma cor na matriz e no animal recém-nascido.

Nunca pegue o bezerro pela orelha, não lace, não arraste e não o jogue o bezerro no chão; nunca apoie seu peso sobre o corpo do animal. Para a realização da tatuagem é necessário dispor de alicates próprios para a função, dos caracteres identificadores e da tinta ou pasta de tatuagem.

O interessante é que cada mês do ano corresponde a uma posição única do picote da orelha do animal. Por ocasião do desmame, os animais recebem a marca da CFM (&) na face esquerda, e, entre os 8 e 12 meses de idade, são marcados com seu número de 4 dígitos na anca do lado direito.

Cada brinco possui uma numeração de 15 dígitos e esse número pode ser lido como um código de barras por meio de um bastão leitor (leitor de identificação animal móvel com armazenamento de dados). Tanto a numeração impressa na etiqueta como o brinco bovino foram desenvolvidos para durar a vida inteira do animal.

Trata-se de um brinco inviolável para ser colocado na ponta da orelha de cada bovino, com a sigla do país e números que identificam o estado, o município, o criador e o animal, além de um código de barra para controle por computador, a exemplo do que também fazem a França, a Holanda, a Alemanha, a Inglaterra e outros ...

Qual a melhor forma de marcar gado?

  1. Brincos: os brincos são numerados. ...
  2. Brincos eletrônicos: muito mais que a marcação, tem diversas funcionalidades, como o rastreamento. ...
  3. Colares: os colares são direcionados aos bezerros logo que nascem.

O método mais comum adotado para identificação de bezerros é a tatuagem, que deve ser feita com cuidado entre as duas nervuras superiores da orelha, usando tinta de boa qualidade.

Vermifugação e vacinação. Todos os bezerros devem ser vermifugados aos dois, quatro e seis meses de idade. E após a desmama os animais devem entrar no programa de vermifugação estratégica adotada na propriedade. Já o protocolo de vacinação será passado pelo médico veterinário e deverá ser seguido à risca.

Um veterinário mostra três exemplos de bezerros. Entre as características invisíveis, estão o histórico dos animais; a sanidade, que envolve a vacinação e a genética. Entre as visíveis estão a carcaça, a musculatura e a precocidade, ou seja, a capacidade de depositar gordura e ficar pronto para abate.

- O bezerro deve ser alimentado com leite ou seus substitutos até que possa comer e digerir alimentos secos; portanto, a quantidade de alimento seco consumida deve ser o critério mais importante para se determinar quando o bezerro pode/deve ser desmamado.

A idade aproximada dos bovinos é determinada pelas mudanças observadas nos dentes incisivos: surgimento, desgaste e queda. A idade da desmama, 7–9 meses, é caracterizada pelo rasamento (desgaste) dos 8 incisivos que surgiram até o 6º mês de vida.

8 meses

Idade: Os bezerros costumam ser desmamados entre 6 e 8 meses de vida. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), geralmente nessa idade eles já podem ser considerados ruminantes e têm condição de viver alimentando-se apenas de forragem sólida.

O picote na parte superior da orelha “valem” 5 e os na parte inferior “valem” 1. Os bezerros nascidos em Outubro receberão dois picotes na parte superior. Os nascidos em Novembro dois picotes em cima e um embaixo e assim por diante.

16/11/2022 às 13:40. O Projeto de Lei (PL) 2.658/22, que tramita na Câmara dos Deputados, proíbe o uso de ferro quente para marcação de animais de produção, enquadrando a prática como crime de abuso e maus-tratos.

Ferro: a mais antiga forma de marcação. Essa marcação é feita na perna, abaixo do ventre ou rosto para manter o valor do couro. O instrumento deve ser feito em aço inox e o animal deve estar bem imobilizado no momento da marcação.

Brinco Mosquicida Na MOSCA® é um brinco para fixação na orelha de bovinos, que permite uma liberação lenta do diazinon, indicado como auxiliar no controle e tratamento de infestações exclusivamente pela mosca-dos-chifres (Haematobia irritans).

Utilizada em focinho de bovinos. Tem como objetivo auxiliar no manejo com o animal, fazendo a contensão facilitando assim tarefas que exigem maior controle sobre o animal, como aplicação de medicamentos, tração animal, montarias, em aulas de disciplinas de reprodução.

O brinco eletrônico, também conhecido como “chip de gado”, é um desses brincos desenvolvido para facilitar ainda mais o trabalho dos produtores. Além de ser útil para a identificação animal, contribui também para a propriedade otimizar as operações e aumentar os rendimentos.