Quando colher Ora-pro-nóbis?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 15 votos

É possível colher as folhas a partir dos três meses — mas, para isso, recomenda-se cortar todo o galho. Um galho com cerca de 20 centímetros já é o suficiente para criar outra muda de ora-pro-nóbis.

As folhas dessa planta, que medem cerca de 7 centímetros e são suculentas, são a parte mais consumida da planta — embora as flores, os brotos e os frutos também sirvam. Contudo, sendo uma cactácea, a ora-pro-nóbis também tem espinhos, demandando cuidado na manipulação.

Não há uma quantidade máxima definida para consumo das folhas de ora-pro-nóbis. Apesar disso, é suficiente 100 gramas da planta para as necessidades diárias de um adulto.

Consumir Ora-Pro-Nobis ajuda na digestão
O processo digestivo como um todo é beneficiado pelo consumo das folhas de Ora-Pro-Nobis. Essa sensação se deve ao alto teor de fibras desse alimento. A erva quando consumida em saladas e sopas, gera saciedade.

Não há evidências científicas que sugiram que o consumo de ora-pro-nóbis possa fazer mal para o fígado. Na verdade, a planta é conhecida por ser rica em nutrientes, tais como proteínas, ferro, cálcio, vitaminas A e C, e fibras alimentares, além de apresentar propriedades antioxidantes.

A ora-pro-nóbis é usada em várias receitas, o pessoal usa em refogados, sopas, mexidos, omelete e pode ser consumida crua, em salada. Então dá pra consumir assim sem nenhum problema. Ela tem uma mucilagem, a folha é meio gordinha, então dá para consumir tanto a folha como o fruto”.

O chá de ora-pro-nóbis é contraindicado apenas às pessoas alérgicas aos componentes da planta. Porém, é prudente que o seu consumo seja supervisionado por um médico competente.

Benefícios da ora-pro-nóbis:
O chá tem excelente função depurativa, sendo indicado para processos inflamatórios, como cistite. A alta concentração de vitamina C ajudará a fortalecer o sistema imunológico, evitando uma série de doenças oportunistas. Ótima para a pele, devido à presença de vitamina A (retinol).

Nitrogênio em excesso pode resultar em um crescimento exuberante e verde, mas muito também pode reduzir a floração. Muito pouco fósforo também pode ser a causa da não floração das plantas. Por isso, muito cuidado ao usar adubos químicos em plantas.

As regas devem ser feitas de duas a três vezes na semana, sempre com atenção para não encharcar o substrato. "A frequência de rega de toda planta depende do local onde ela está, pois se ela pega mais sol ou corrente de vento, o solo tende a secar mais rápido", lembra Fidencio.

Ferva 1 litro de água; Após isso, adicione quatro colheres de folhas de ora-pro-nóbis, aguardando assim a bebida ferver por mais de 10 minutos; No final, é preciso coar e o chá pode ser adocicado com mel ou adoçante natural.

Uma curiosidade é que a flor da ora-pro-nóbis, que tem um sabor adocicado, também pode ser consumida. Uma sugestão é usá-las como ingredientes em saladas. Mas é preciso cuidado para retirar as flores, já que a planta apresenta pequenos espinhos que podem machucar.

Ora-pro-nobis rosa (Pereskia grandifolia)
As folhas são amargas e possuem teores elevados de saponinas, então devem ser consumidas preferencialmente cozidas. Possui bom rendimento, mas o cresimento é mais lento do que as outras duas espécies de ora-pro-nobis.

Seu fruto é comestível mas seu aproveitamento é muito restrito em função do desconhecimento de suas propriedades e das dificuldades de coleta e processamento. Entretanto, estudos sobre sua constituição apontam para altos teores de carotenoides e compostos fenólicos, sendo rico em substâncias bioativas2.