Quando cisto é considerado grande?

Perguntado por: isalgado . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Entretanto, fora descrito raríssimas vezes em pacientes pré-púberes, uma vez que a prevalência dessa afecção predomina entre os 20 e 50 anos de idade. São considerados cistos gigantes aqueles que possuem tamanho superior a 15cm e que são passíveis de complicações como rotura e torção.

Quando o cisto cresce muito, a mulher pode sentir alguns sintomas, como, por exemplo:

  1. Dor ou sensação de peso na região pélvica ou abdominal;
  2. Dor durante o ato sexual;
  3. Distensão abdominal;
  4. Enjoos;
  5. Vontade frequente de urinar;
  6. Dificuldade ou vontade súbita de evacuar e ganho de peso.

Eles geralmente desaparecem sozinhos, sem necessidade de nenhum tratamento. O cisto folicular aparece com frequência no ultrassom de rotina (descrito como cisto anecóico no ovário) e seu tamanho varia de 1 a 3cm.

Cistos hemorrágicos
Igualmente, quando maiores que 6 cm, podem vir a se romper, derramando líquido na cavidade abdominal, o que pode causar dor intensa. Na ultrassonografia, o cisto hemorrágico apresenta conteúdo espesso, com um aspecto de teia de aranha em seu interior.

Cisto no ovário pode virar câncer? Boa notícia: não. Cistos benignos não são lesões pré-câncer e só é recomendada a retirada caso traga desconforto para a paciente. Além disso, contrariando os boatos, quem tem cisto no ovário não desenvolve tendência a ganhar peso.

Cistos hemorrágicos
Igualmente, quando maiores que 6 cm, podem vir a se romper, derramando líquido na cavidade abdominal, o que pode causar dor intensa. Na ultrassonografia, o cisto hemorrágico apresenta conteúdo espesso, com um aspecto de teia de aranha em seu interior.

São considerados cistos gigantes aqueles que possuem tamanho superior a 15cm e que são passíveis de complicações como rotura e torção.

Os cistos nos ovários são lesões benignas bastante comuns durante o ciclo menstrual. É normal que eles desapareçam em poucos dias após sua formação, sem causar nenhum desconforto. No entanto, alguns cistos podem ser mais duradouros, quando não estão relacionados ao ciclo menstrual.

Cisto folicular
Seu tamanho pode variar de 3 até 8 cm e normalmente diminui de tamanho e desaparece entre 4 a 8 semanas. Trata-se normalmente de um cisto sem sintomas e que não demanda tratamento.

Nos casos em que o cisto cresce demasiadamente, pode acontecer de ele girar ao redor do seu próprio eixo, causando uma torção. Nessas situações, a mulher pode sentir uma dor súbita e intensa na região pélvica ou abdominal. Essa dor pode ser tão intensa que causa náuseas e vômitos.

De comportamento inesperado, eles podem ficar muitos anos ali parados, sem dar qualquer sinal ou mesmo regredir. Em algumas situações, podem crescer rapidamente por causa de uma hemorragia, mas raramente causam problemas ao paciente. Há diversas causas possíveis e pouco explicadas.

Os cistos gigantes são considerados por alguns autores como maiores do que 10 a 15 cm, todavia outros autores colocam como sendo aqueles que atingem a cicatriz umbilical6.

Paclitaxel Blau 6mg/mL, caixa com 10 frascos-ampola com 50mL de solução de uso intravenoso (embalagem hospitalar)

A presença do cisto no ovário costuma apresentar sintomas que ficam mais evidentes na primeira menstruação ou no final da adolescência. Entre eles, há a menstruação irregular ou prolongada, bem como a ausência da menstruação.

No entanto, as suspeitas pela malignidade surgem quando o cisto é duradouro, alcança um tamanho maior que o comum, possui septo espesso e área sólida. Porém, essa é uma situação pouco frequente. Ainda, para avaliar se um cisto pode se transformar em um câncer no ovário, o médico deve solicitar o exame de sangue CA 125.

O cisto tem cura em grande parte dos casos. Essas pequenas bolsa geralmente não evoluem para tumores, são patologias benignas. O tratamento é simples e, em muitos casos, desaparece sozinho com algumas orientações médicas. Outros casos mais graves pode ser necessário uma cirurgia simples para retirada do cisto.

Entre os mais comuns estão o cisto folicular ovariano, o epidérmico, o renal, o mamário e o de tireoide. Estima-se, por exemplo, que uma em cada três mulheres terá cisto no ovário em algum momento de sua vida. Há dois tipos de cisto de ovário.

Alimentos processados, ultra processados e industrializados devem ser evitados ao máximo, bem como os adoçantes, que ativam a insulina e podem provocar maior compulsão por doces. Evite todas as formas de açúcar e alimentos que o contenham.

O exame CA-125 normalmente é feito a partir de uma pequena amostra de sangue retirada com seringa, como em qualquer outro teste sanguíneo.

Cistos no ovário podem ocasionar dores na região pélvica e lombar. Em geral, são dores leves, mas contínuas, as quais podem estar relacionadas a outras doenças também. Por isso, é fundamental fazer a consulta médica para descobrir a origem desses sintomas.