Quando chove tem que tirar as coisas da tomada?

Perguntado por: drosa . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 16 votos

Em dias de chuva intensa, acompanhada de raios e fortes ventanias, a orientação é desligar todos os equipamentos e mantê-los fora da tomada até que o tempo volte a estabilizar.

Eletrodomésticos: desligar ou não? Como a geladeira precisa ficar sempre ligada, a dica é não ficar muito perto dela durante a chuva. O que você precisa fazer mesmo é tirar todos os eletrônicos das tomadas.

Posso carregar quando estiver chovendo? Outra dúvida que pode surgir é se existe algum perigo em deixar o celular carregando em dias de chuva. Olha, o melhor é evitar deixar os eletrônicos na tomada quando começa a chuvarada.

Segundo especialistas, não há perigo em utilizar o smartphone durante uma tempestade, o risco é manuseá-lo diante dessa situação e enquanto estiver no carregador. Isso porque a alta tensão causada pela descarga elétrica pode se expandir, de maneira a atingir o dispositivo móvel.

Os relâmpagos são conhecidos pela descarga de níveis de tensão muito elevados e pelos grandes fluxos de corrente. Uma vez que existe o risco de choques elétricos, não deve tocar nos cabos de antena nem nas fichas de alimentação quando se começarem a ouvir trovões.

Por isso, a resposta é: sim, retirar os aparelhos da tomada aumenta as chances de redução na conta de luz, explica o professor Edval Delbone, coordenador do curso de engenharia elétrica do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT).

É sempre bom evitar deixar qualquer coisa ligada na tomada em períodos de chuvas, mesmo que não esteja caindo raios. Se o vento forte estragar a sua rede elétrica, por exemplo, pode ser que todos os aparelhos que estavam na tomada venham a ser danificados também.

Aparelhos conectados à tomada podem causar acidentes ou, ainda, provocar um incêndio. “Por isso, enquanto houver descargas elétricas o ideal é não utilizar equipamentos como secador de cabelo, batedeira, televisão ou computadores”, recomenda Santos.

A crença surgiu na época em que os espelhos tinham grandes molduras metálicas – elas, sim, um grande atrativo para os raios. Não há necessidade de cobrir espelhos durante uma tempestade. Um raio não atinge duas vezes o mesmo local? Também é mentira.

Se estiver chovendo forte ou trovejando, é importante se manter dentro de casa e procurar um local seguro, que não corra risco de desabamento ou de ser atingido por raios elétricos. Procure ficar longe de árvores e janelas, e não fique próximo de eletrodomésticos que puxem energia.

Retire os aparelhos da tomada quando houver queda de raios
Como explicamos, a descarga elétrica que um raio provoca pode atingir a rede elétrica e chegar à fiação da sua casa. Fora da tomada, os aparelhos estarão protegidos, então basta aguardar até que o temporal passe.

Os raios costumam cair em torres metálicas, chaminés, árvores isoladas, casas construídas em campos. Isto de deve ao fato de que o raio sempre procura o caminho de menor “resistência” entre a nuvem e a terra. Vale ressaltar, que os pontos altos e pontiagudos favorecem o início da descarga atmosférica.

“Apesar de não ser muito comum, é, sim, possível que uma pessoa seja atingida por um raio dentro de casa.

“O risco de um raio passar por canos pode ser menor com canos de plástico do que com canos de metal. No entanto, é melhor evitar qualquer contato com canos e água corrente durante uma tempestade para reduzir o risco de ser atingido por um raio”, acrescenta o CDC. Esse não é o único perigo dentro de casa.

R: Mito e verdade. Estar descalço não é fator de atração de raios. Então, não ande descalço ou tome banho durante a tempestade, não é que atrai o problema e você ser energizado.

Se você tem o hábito de deixar o seu celular carregando a noite inteira, enquanto você dorme, pode ficar tranquilo. Não há riscos do aparelho sofrer um superaquecimento, e muito menos dele explodir.

O raio acontece entre as nuvens e algum objeto em solo terrestre. O professor Nelson explica que o som, o trovão, acontece após a descarga elétrica, com o aquecimento do ar pela passagem do raio. Essa onda sonora utiliza o solo e o ar como meios de propagação, por isso o trovão acontece após o raio tocar o solo.

Aparelhos como notebook, secador de cabelo, chapinha, celular nunca devem ser utilizados durante tempestade se estiverem conectados à tomada, pois a descarga elétrica pode atingir uma pessoa por meio desses eletrônicos.

De uma maneira simples, podemos dizer que o relâmpago é o clarão que enxergamos de um raio! Trovão: Logo após o clarão escutamos o barulho de um raio! Esse barulho, que ocorre devido à rápida expansão dos gases após a passagem da corrente elétrica, recebe o nome de trovão!

Instale um dispositivo de proteção contra surtos (DPS)
Os DPSs são aparelhos capazes de proteger a rede elétrica e eletroeletrônica de variações de tensões e raios. Eles podem detectar anomalias na energia e desviar o pulso por meio do sistema de aterramento.