Quando chove tem que desligar a TV?

Perguntado por: eximenes . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Por isso, recomenda-se sempre desligar os aparelhos na tomada quando uma forte tempestade se aproxima, pois a variação de energia elétrica pode fazer com que a sua TV, computador ou até mesmo celular queime.

Se não estiver relampejando (ou trovejando), pode usar seu computador sem problemas durante a chuva. Mas, se estiver, recomenda-se desligar não só o PC mas todo e qualquer equipamento da casa - televisores, aparelhos de som e eletrodomésticos.

Você sabia que o Brasil é o líder mundial na incidência de raios por ano, principalmente nas estações mais quentes, como a primavera e o verão? É por isso que em dias de chuva com raios é preciso tirar todos os aparelhos eletrônicos da tomada, e essa é a única maneira de evitar possíveis aparelhos queimados.

Se estiver chovendo forte ou trovejando, é importante se manter dentro de casa e procurar um local seguro, que não corra risco de desabamento ou de ser atingido por raios elétricos. Procure ficar longe de árvores e janelas, e não fique próximo de eletrodomésticos que puxem energia.

Segundo especialistas, não há perigo em utilizar o smartphone durante uma tempestade, o risco é manuseá-lo diante dessa situação e enquanto estiver no carregador. Isso porque a alta tensão causada pela descarga elétrica pode se expandir, de maneira a atingir o dispositivo móvel.

"Para evitar que isso aconteça, o para-raios deve ficar mais alto do que a antena", explica Zuffo. Ligar o televisor em um filtro de linha de qualidade, com preço a partir de R$ 50, também ajuda na proteção da TV contra surtos elétricos.

Eletrodomésticos: desligar ou não? Como a geladeira precisa ficar sempre ligada, a dica é não ficar muito perto dela durante a chuva. O que você precisa fazer mesmo é tirar todos os eletrônicos das tomadas.

Assim como qualquer outro aparelho, a TV também precisa descansar. Quando submetida a horas contínuas de uso, o eletrônico pode superaquecer e ter alguma peça danificada. Por isso, evite que a televisão fique ligada o dia inteiro todos os dias.

Os raios costumam cair em torres metálicas, chaminés, árvores isoladas, casas construídas em campos. Isto de deve ao fato de que o raio sempre procura o caminho de menor “resistência” entre a nuvem e a terra. Vale ressaltar, que os pontos altos e pontiagudos favorecem o início da descarga atmosférica.

Durante tempestades, é possível que um raio atinja a rede elétrica da casa, gerando uma grande tensão que pode chegar até o celular. Há risco de choque se alguém estiver usando o telefone. Por isso, evite usar o aparelho conectado na tomada durante chuvas.

“Apesar de não ser muito comum, é, sim, possível que uma pessoa seja atingida por um raio dentro de casa. Já os eletrodomésticos são protegidos pelo DPS, que é instalado no quadro de força e corta a energia em caso de sobrecarga, religando logo em seguida”, diz Martinho.

Conforme o conjunto, da resolução 1000/2021 da ANEEL2, e do Código de Defesa do consumidor, a responsabilidade de prejuízos causados a eletrônicos por descargas elétricas, pode sim, ser dada as concessionárias de energia elétrica.

Existem no mercado muitos equipamentos e dispositivos “anti-raios” ou com proteção contra sobretensão, como: filtros de linha, “réguas” de tomadas, adaptadores, plugues, estabilizadores e “no-break”.

Caso não seja possível desligar os disjuntores, é recomendável tirar todos os equipamentos eletrônicos da tomada, especialmente televisores, computadores, geladeiras e máquinas de lavar roupa, que podem ter suas fontes internas danificadas dependendo da gravidade do surto”, explica Al Shara.

Como os raios podem viajar através de canos, “é melhor evitar todos os tipos de água durante uma tempestade. Não tome banho, tome banho, lave pratos ou lave as mãos”, observa os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC).