Quando chove na obra?

Perguntado por: nmuniz . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Caso um período chuvoso se aproxime, eles devem saber exatamente o que fazer, quais tarefas devem priorizar ou antecipar e quais poderão realizar sem interferência das chuvas. Isso evita a perda de materiais e otimiza o tempo da mão de obra contratada para o empreendimento.

Alguns pedreiros não gostam de executar pisos com clima úmido, pois a argamassa de rejunte fica um pouco comprometida, mas é uma atividade que pode ser executada. Assentamento de pisos e assentamento de revestimento de paredes também são atividades que podem ser realizadas.

As chuvas podem atrapalhar, e muito, a fase da estrutura. No caso da concretagem, o concreto tende a perder resistência quando água é adicionada fora da especificação. Além disso, o fluxo intenso de água pode ameaçar a segurança da operação.

4- Trabalho dobrado. Muitas estruturas podem ser danificadas nas obras em períodos de chuva. Entre elas, as que são feitas de concreto, que precisam de 7 a 28 dias para secar. Devido às chuvas, os muros e demais estruturas de concreto não atingem a resistência ideal, fazendo com se seja necessário refazê-las.

Em geral, e com isso queremos dizer que na grande maioria das vezes, em cerca de 48hs o cimento já estará seco, podendo se estender até 72hs naturalmente.

O ideal para armazenar os tijolos cerâmicos são em locais secos e firmes, que não tenha a possibilidade de cair e quebrar, ou de dar qualquer rachadura. Se exposto em contato com a água por muito tempo, e logo utilizá-lo, na hora de fazer o assentamento, pode demorar mais para secar.

sete dias

Para realizar a cura, é preciso molhar continuamente a superfície do concreto logo após o endurecimento do mesmo durante pelo menos os primeiros sete dias. No caso de uma laje, ela deve ser molhada levemente com auxílio de regador ou mangueira.

É necessário que se observe a perda de água no concreto recomendamos molhar a laje de 30 em 30 minutos após o inicio da concretagem até o final do dia,mantendo a sempre úmida pelos próximos 7 dias,caso ocorram temperaturas acima de 25° C ou ventos fortes iniciar a cura antes do horário recomendado.

Segundo ela, o reboco leva mais tempo para ficar completamente seco quando está chovendo. “O que gastaria em média dois dias pode chegar a quatro ou cinco. Mas para realizar o procedimento do lado externo o ideal é esperar a estiagem.

A norma brasileira recomenda que a cura do concreto seja feita pelo menos por sete dias, estendendo-se a até 14 dias, se for o caso. A temperatura para isso deve estar acima de 10ºC. Vale destacar que o prazo de 14 dias está ligado mais à utilização de cimentos comuns com endurecimento mais lento.

Para evitar que o cimento petrifique ou perca a umidade pelo contato com o solo, a recomendação é armazená-lo em local seco e, quando a chuva começar, cobrir com lona preta.

Retrabalho, entrega de material fora do prazo, baixo compromisso e produtividade da mão de obra são os fatores que mais influenciam para o atraso das obras.

Tal serviço deve ser feito entre 45 e 60 minutos após a aplicação do reboco, que é o tempo necessário para que a parede absorva a água e você consiga sarrafear a massa em um ponto mais consistente.

Como forma de evitar algumas complicações, o outono e inverno são as melhores épocas para iniciar a construção. Neste período, a chuva do verão já cessou e a fase de terraplanagem, alicerce e alvenaria pode ser feita com tranquilidade, sem a influência da chuva.