Quando chove a umidade aumenta ou diminui?

Perguntado por: aalves . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.5 / 5 19 votos

A umidade fica mais alta: Sempre que chove devido à evaporação que ocorre posteriormente, Em áreas florestadas ou próximas aos rios ou represa, Quando a temperatura diminui (orvalho).

Outro aspecto das áreas de umidade do ar alta é a maior ocorrência de chuvas devido à saturação do ar. O contrário acontece em áreas de clima seco, em que a umidade do ar é baixa. Pela presença menor de vapor na atmosfera, a perda de calor nessas regiões é maior.

Em resumo, se a umidade do ar for baixa, o local geralmente apresenta clima seco e baixo índice pluviométrico. Por outro lado, se a umidade do ar for alta, o local possui um clima úmido com maiores ocorrências de chuva.

Assim, quando se diz que a umidade relativa do ar está em 100%, implica dizer que o ar, na temperatura em que se encontra, está saturado com água, não sendo mais capaz de absorver este elemento.

De forma geral, o ar excessivamente úmido pode aumentar tanto a sensação de calor quanto a de frio. Em um dia frio e nublado, a sensação térmica será de temperatura mais baixa do que os termômetros realmente marcarem. Já em um dia quente e úmido, mesmo sem muito sol, a sensação será de mais calor.

Aproveite o vapor da água do banho
É isso mesmo: o vapor formado com a água do banho pode ser utilizado ao seu favor para aumentar a umidade. Em banhos mornos e mais quentes, deixe a porta aberta para que o vapor gerado consiga se espalhar – se preciso, aposte na técnica do ventilador para intensificar o efeito!

Quando o clima de um determinado local apresenta baixa umidade do ar, a amplitude térmica (diferença entre a maior e a menor temperatura em um determinado período) costuma ser maior, fazendo com que os dias sejam quentes e as noites muito frias. Quanto mais úmido o clima, menor a variação de temperatura.

Tanto a umidade excessiva quanto a muito baixa podem causar diversos problemas, mas você sabe qual é a umidade relativa do ar adequada? Geralmente, a umidade do ar ideal para ambientes fechados é de 45%. Quando esse valor está abaixo dos 30%, o ar está muito seco. Quando ele está acima dos 50%, muito úmido.

O primeiro passo é ventilar a casa: abra as portas, janelas, se necessário, ligue ventiladores por uns 15 minutos e deixe o ar circular - e o sol entrar. Se ainda estiver chovendo, a cada pausa na chuva, abra a casa para renovar o ar. Molhe um pano em água e torça, enrole em uma vassoura de piaçava.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), índices de umidade relativa do ar entre 20% e 30% caracterizam estado de atenção; quando a umidade está entre 12 e 20%, é considerado estado de alerta; e o estado de emergência é caracterizado por índices de umidade relativa do ar inferior aos 12%.

Além disso, a alta umidade do ar pode aumentar em até 40% a proliferação de fungos, ácaros e bactérias. Esses microrganismos são nocivos para a saúde e desencadeiam crises de doenças respiratórias como asma, rinite, bronquite e sinusite.

Umidade do ar no inverno
Nesta estação, o nível de umidade relativa do ar é mais baixo, podendo oscilar entre 20% e 30%. Mas apesar de o ar externo ser mais seco, muita umidade é produzida em ambientes internos, ou seja, dentro de casa.

Quando chove ou está nublado fica mais calor porque os raios solares ficam aprisionados entre as nuvens e a superfície da Terra. À noite, a Terra emite energia sendo que, na ausência de nuvens esta mais facilmente “se escapa” para o exterior da atmosfera, permitindo assim um arrefecimento mais rápido.

A umidade é a quantidade de água em forma de vapor dispersa pelo ar. A umidade é um dos elementos mais importantes da atmosfera e influencia a temperatura, a sensação térmica e os períodos de chuva.

O índice de umidade relativa (UR) ideal para todos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é entre 50%-60%.

Quando se diz que 80% é a umidade relativa do ar é porque esse ar tem um limite de saturação. Ou seja, estamos com 80% de umidade relativa faltando 20% para esse ar não conseguir mais reter a água”, exemplifica.

Entre 12 e 20%: Estado de Alerta.
Quando a umidade relativa alcança esses níveis, o tempo de proibição dos exercícios ao ar livre aumenta, indo das 10h às 16h. Também é preciso buscar sempre a hidratação e procurar umidificar o ar.