Quando choramos o Espírito Santo?

Perguntado por: dsantana . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Chorar não é a única reação quando sentimos o Espírito de Deus. Nem mesmo é o sinal mais comum de que o Espírito está presente. O presidente Howard W. Hunter (1907–1995) disse: “Fico preocupado quando me parece que a emotividade e as lágrimas são vistas como equivalentes à presença do Espírito.

O dom das lágrimas é um presente que Deus nos dá. Quando nossos olhos se cruzam com os de Jesus, recebemos o dom das lágrimas. Quem ora no Espírito Santo, por meio do dom que o Senhor lhe dá, ora do fundo do coração. Toda lágrima inspirada por Deus é um dom de cura.

Choramos por derrotas e angústias; choramos, porque colocamos nossa esperança onde nos decepcionamos, porque perdemos alguém muito querido ou, então, porque recebemos uma má notícia. Há aqueles para os quais as lágrimas correm pelos olhos, e também aqueles que, talvez, não as deixem cair, mas estão chorando por dentro.

E há lágrimas que Deus recolhe e guarda no seu “odre”, como se guarda um perfume. Apoiados nos Salmos, vamos meditar em algumas dessas lágrimas que Deus guarda eternamente no seu “odre”. São daqueles tesouros no Céu, de que fala o Evangelho (Mt 6,20).

Estas lágrimas aprisionam. As lágrimas verdadeiras, as que curam, têm como característica especial conduzir o homem a Deus; fazer com que ele se liberte de si mesmo, daquilo que o prende, escraviza e diminui. O choro autêntico é sinal de que nos encontramos com a verdade, de que encontramos a nós mesmos.

O perdão e a misericórdia divina nos lavam e purificam. Os sinais de Deus estão vivos e presentes no meio de nós: Sua Palavra, que é anunciada; Seu Corpo e Sangue, que são o nosso alimento; Seu Reino, que se instalou no meio de nós.

Packer, Presidente do Quórum dos Doze Apóstolos, disse: “A voz do Espírito é mansa e delicada, uma voz que mais se sente do que se ouve. É uma voz espiritual que vem à mente na forma de pensamentos instilados no coração”.

Como sentir a presença do Espírito Santo? É preciso orar com fé para receber a companhia do Espírito Santo. Temos de acreditar com fé que Deus, o Pai, o Criador de todas as coisas, vive e quer que tenhamos o Espírito Santo, que Ele quer enviar-nos o Consolador.

O Catecismo da Igreja Católica nos diz que os sete dons do Espírito Santo são: sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor de Deus.

Todas as lágrimas contêm água, lipídios, lisozima, lipocalina, glicose e sódio. Este líquido antibacteriano rico em proteínas vai da borda externa do globo ocular em direção à córnea e lubrifica toda a superfície do olho sempre que piscamos.

As lágrimas são mais do que apenas água. O nosso organismo cria uma mistura para manter os nossos olhos lubrificados. Se os seus olhos não estiverem recebendo a umidade de que necessitam, podem tentar compensar formando lágrimas, o que provoca os olhos lacrimejantes.

Permitamos que o Senhor toque em nossas feridas, permitamo-nos ser tocados por Ele e que Ele entre, realmente, naquilo que doí, machuca, está inflamado dentro do nosso coração.

No entanto, muitas vezes, o “chorar com os que choram” não significa necessariamente que teremos a resposta certa para uma pergunta, ou que apresentaremos o recurso perfeito para aquela pessoa. Diversas vezes, chorar com os que choram envolve ouvir, esperar, procurar entender e apoiar a pessoa em sua jornada.

Jesus não é indiferente diante das nossas aflições e se empenha pessoalmente em curar o nosso coração da dureza do egoísmo, em preencher a nossa solidão, em dar vigor à nossa ação. “Bem-aventurados os que choram, pois eles serão consolados.”