Quando chegou o sinal digital no Brasil?

Perguntado por: lapolinario . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 2 votos

2 de setembro de 2007

A TV Digital no Brasil chegou às 20h48min do dia 2 de setembro de 2007, com pronunciamento do Presidente da República. Inicialmente na Grande São Paulo, pelo padrão japonês com algumas adaptações. A RedeTV! foi a primeira rede de televisão a exibir em São Paulo a sua programação em formato digital de televisão.

Pelo cronograma oficial, 2023 será o último ano do programa de promoção de desligamento do sinal analógico no país, iniciado em 2016.

O sinal de TV digital foi liberado para 64 cidades em diferentes estados no Brasil. A autorização foi feita pelo MCom, Ministério das Comunicações. Com isso, 24 entidades serão beneficiadas em nove estados brasileiros: Acre, Alagoas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e Sergipe.

Como a transmissão do novo sistema é feita através de UHF, ninguém precisa comprar antena especial para receber conteúdo digital das emissoras de TV, basta utilizar a boa e velha antena interna ou externa.

O ranking dos dez líderes em governo digital do mundo traz a Coreia do Sul em primeiro lugar, seguida por Brasil, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Estônia, França, Índia, Lituânia, Mongólia e Rússia.

O sinal da parabólica antiga está previsto para ser desligado no início de 2024. Se for necessário, esse prazo poderá ser estendido até 31 de dezembro de 2025.

Se fôssemos fazer um ranking de qual aparelho recebe um sinal antes, em primeiro lugar fica o rádio — é transmissão só da voz, então chega mais rápido. Na sequência, vem a TV analógica — que, como já foi dito, tem imagem e som de menor qualidade. Depois, a TV digital aberta.

Este processo conclui a digitalização dos sinais de TV até 31 de dezembro de 2023, quando então todas as transmissões de TV analógica deverão ser desligadas. Algumas TVs já estão realizando a retransmissão do sinal digital, outras ainda estarão se adequando no decorrer do processo.

Os sinais binários são convertidos em um sinal analógico equivalente por meio de uma referência e, em seguida, o sinal resultante pode passar por um filtro e por um amplificador. Quanto a saída analógica esta pode ser uma tensão ou uma corrente mais a maioria dos conversores D/A possuem uma saída na forma de tensão.

Até o final de 2023, o sinal da TV analógica vai ser trocado pelo digital em todas as cidades do país. Segundo o ministro Fábio Faria, cerca de 75% da população já tem acesso à TV digital, enquanto mais de três mil pequenos municípios ainda não têm acesso.

Ao comprar uma TV nova, procure sempre pelo selo DTV, se essa etiqueta estiver na sua TV, o aparelho já está preparada para receber o sinal digital, só falta instalar a antena. Um kit digital, com o conversor e a antena, costuma sair por menos de R$ 100.

Como ganhar o kit digital do governo? Podem receber o Kit moradores de capitais brasileiras ou municípios com mais de 500 mil habitantes que estejam inscritos no Cadastro Único. A solicitação deve ser feita através do site Siga Antenado ou pelo telefone 0800 729 2404.

Para receber o sinal digital, é preciso ter um aparelho de televisão com conversor embutido, ou colocar um conversor. Os aparelhos mais recentes possivelmente têm conversor embutido. É preciso conferir pelo menu da TV ou pelo manual do aparelho. Procure pelo selo DTV.

De acordo com as regras de elegibilidade, o Kit Antena Digital é um serviço disponível para as pessoas inscritas em algum programa social do Governo Federal e que possuam inscrição no Cadastro Único (CadÚnico). Além disso, é importante ter uma antena parabólica tradicional instalada e em funcionamento.

Nos municípios cobertos pelo sinal da TV Globo, todas as afiliadas estão agrupadas nos canais: 24, para tecnologia SD, e canal 524, para tecnologia HD.

Além disso, a parabólica digital oferece som e imagem com mais qualidade e 100 canais gratuitos. Estima-se que 1,5 milhão de pessoas serão beneficiadas. São Paulo é o estado com mais municípios com kits de instalação, 163.

O primeiro passo para descobrir se uma TV tem o conversor digital é procurar se ela possui o selo “DTV”. Se possuir, com certeza é digital. Se você não achar esse selo, mas o aparelho for de LED, LDC ou plasma e foi fabricado após o ano de 2010, provavelmente seja digital.

Frequência: as antenas digitais do tipo UHF são as mais comuns, e comportam uma grande variedade de canais digitais — são as mais comuns para captar a TV digital. E com elas, há também as antenas que recebem a frequência HDTV, e outras mais modernas que possuem o sinal em 4K.

Curitiba é a cidade mais inteligente do Brasil, de acordo com o Ranking Connected Smart Cities 2022 – mapeamento que analisa dados de todos os municípios brasileiros com mais de 50 mil habitantes para apontar os mais desenvolvidos e conectados do País.