Quando Biopsiar nódulo mamário?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

Recomenda-se fazer a biópsia da mama sempre que os exames de imagem apresentarem BIRADS 4 e 5. Nos casos de BIRADS 3, os médicos geralmente indicam controle com exames de imagem em 6 meses, e, em casos de BIRADS 1 e 2, o controle anual.

No caso dos nódulos malignos ou lesões suspeitas, a biópsia consegue além de confirmar o diagnóstico, consegue detectar as características das células malignas, ou seja, do câncer, o que vai ajudar o médico a definir o melhor tratamento.

A biópsia é recomendada em alguns casos de suspeita de doenças. O médico pode solicitar a retirada de uma amostra do seu tecido ou célula para auxiliar em um possível diagnóstico. Mesmo que pareça algo preocupante, é necessário dizer que grande parte dos procedimentos de biópsia são indolores e de baixo risco.

Quando um nódulo na mama é preocupante? Todo nódulo palpável na mama deve ser analisado. Nódulos espessos, endurecidos e de bordas irregulares são mais preocupantes e merecem uma atenção especial, devendo ser avaliados prontamente por profissional médico e realizados os exames necessários.

É importante lembrar que quando menores que 2,0 cm, os nódulos malignos têm mais de 95 por cento de chance de cura, e geralmente não são palpáveis pelas pacientes. Daí se vê a grande importância dos exames de rotina, como a ecografia e a mamografia.

BIRADS 4: Achados mamográficos suspeitos
Essa categoria foi subdividida, já que o campo percentual de malignidade abrangido é muito amplo: BIRADS 4A – lesões com risco baixo de malignidade, entre 2% a 10%; BIRADS 4B – com risco moderado, entre 11 a 50%;

De qualquer modo, o risco de uma lesão BI-RADS 3 ser câncer de mama não passa de 2%. Exame com achados suspeitos de câncer. Quando uma lesão recebe essa classificação, obrigatoriamente precisa de biópsia para esclarecimento de sua natureza – se benigna ou maligna.

Existem riscos na Biópsia mamária? De maneira geral os procedimentos de biópsia mamária não possuem nenhum tipo de risco, mesmo aqueles que são realizados com mini ou pequenas intervenções cirúrgicas.

Normalmente, eles são retirados cirurgicamente quando há dúvida no diagnóstico, em nódulos com crescimento progressivo que tenham entre 3 e 5 centímetros e estejam associados a desconforto local ou nos casos já mencionados de alteração anatômica da mama.

Fibroadenoma. Os fibroadenomas, usualmente, são nódulos pequenos que com o tempo podem crescer, diminuir de tamanho ou, inclusive, desaparecer. O tamanho médio deste nódulo é de 2,5cm de diâmetro, quando o crescimento é igual ou maior a 5cm são considerados fibroadenomas gigantes, que podem gerar deformidade da mama.

Após o exame, recomenda-se:
Repouso relativo nas primeiras 24 horas após o procedimento, para evitar sangramentos. Pode ser necessário afastamento de suas atividades laborais.

Na maioria dos casos a biópsia é solicitada para averiguar alterações suspeitas nas células. O médico poderá solicitar o exame se caso desconfiar de alguma anormalidade vista em outros exames feitos pelo paciente.

A mama pode apresentar um pouquinho de inchaço após a realização de um exame de biópsia mamária, que tem como objetivo identificar se lesões encontradas em exames anteriores são cancerígenas ou não.

Sancionada lei que garante biópsia em até 30 dias a pacientes do SUS com suspeita de câncer — Rádio Senado.

São eles: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço.

Apenas 0,1 a 0,3% dos casos evoluem para câncer.

Os nódulos benignos normalmente são mais macios e possuem bordas regulares na palpação. Já os nódulos suspeitos são duros e possuem bordas irregulares. O exame dos nódulos de mama sempre deve incluir o ultrassom de mamas. Quando a imagem for suspeita, é necessário também fazer uma biópsia por agulha.

BI-RADS 1 significa achados negativos, ou seja, exame normal. BI-RADS 2 significa achados benignos e que não geram preocupação do ponto de vista de risco para neoplasia. BI-RADS 3 significa achados provavelmente benignos e necessitam de um acompanhamento. BI-RADS 4 significa achados considerados suspeitos para câncer.

No caso do nódulo, as bordas regulares e a maleabilidade são bons indicativos de benignidade. Já se o mesmo tiver o contorno irregular, massa mal definida e aderência a tecidos adjacentes, acende o alerta para suspeita de câncer.

Por exemplo:

  • Retração na pele da mama;
  • Mudança no formato do mamilo;
  • Pele da mama avermelhada;
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
  • Saída espontânea de líquido dos mamilos, que pode ser até mesmo sangue;
  • Presença de nódulo na mama, geralmente indolor;
  • Muita coceira na mama ou no mamilo.

Entendendo o BI-RADS ™ 4
Podem ser nódulos, calcificações, assimetrias, distorções e podem ser achados de mamografia, ultrassom e/ou ressonância magnética. Muitas dessas lesões são assintomáticas, não palpáveis. Daí a importância do rastreamento anual.