Quando bebe muito ataca o fígado?

Perguntado por: egarcia . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Mas você sabe como o seu excesso pode prejudicar o fígado? Bebidas alcoólicas fazem mal à saúde porque diminuem a eficácia do órgão para metabolizar e armazenar hormônios e nutrientes fundamentais. Além disso, o hábito frequente do ingerir álcool e em grandes quantidades pode provocar doenças hepáticas graves.

3ª semana. O consumo excessivo de álcool contribui para a elevação de gordura no fígado. A partir da terceira semana sem consumir a substância, o órgão começa a se regenerar, reduzindo a inflamação. A pessoa também pode perder peso, sobretudo na cintura, uma vez que as bebidas alcoólicas são altamente calóricas.

Entre os sinais de problemas no fígado, os de insuficiência hepática são os mais preocupantes, pois está é uma das doenças mais graves que atingem o órgão, visto que o fígado deixa de realizar suas funções, levando a diversas complicações, tais como coagulação, edema cerebral, infecções pulmonares ou insuficiência ...

Para desintoxicar o fígado, não há necessidade de qualquer esforço dramático ou doloroso. É possível fazer isso apenas mudando alguns hábitos alimentares, durante um curto período, que pode ser — acredite! — de até uma semana.

Não existe um tratamento específico para a ressaca. Beber água para reidratar, tomar um analgésico para a dor de cabeça e fazer refeições ligeiras para o estômago recuperar pode ajudar. Para as náuseas e vómitos há que prevenir a desidratação e acalmar a irritação do estômago.

Aumentar o consumo de água
O consumo diário de 6 a 8 copos de água é determinante para um correto processo de desintoxicação e eliminação de líquidos. Assim como outros órgãos, o fígado precisa de grandes quantidades deste líquido para trabalhar em ótimas condições.

Para desintoxicar, aposte em líquidos que auxiliam na eliminação do álcool no organismo. A água de coco acelera o metabolismo e, por ser um excelente diurético, ajuda a eliminar mais rápido as toxinas do álcool restantes no corpo. Isotônicos contribuem na reposição de eletrólitos, sódio e potássio no organismo.

A hepatite é a inflamação do fígado e pode ter origem viral. As hepatites A, D e E se manifestam em quadro agudo. As do tipo B e C são crônicas, mas o tratamento atualmente já conta com medicações eficazes. Assim como os vírus, o abuso de álcool e drogas também pode causar o problema.

Em regra geral quanto maior a quantidade e o tempo de consumo, maior a chance de desenvolver danos ao fígado. Consumos diários em torno de 20-40 gramas de álcool em mulheres e 80 gramas em homens levam ao desenvolvimento de cirrose em aproximadamente 10 anos.

No caso do paracetamol e da dipirona, que são substâncias bastante conhecidas, a velocidade de eliminação do medicamento do sangue vai ser mais rápida com a bebida. Portanto, o efeito será menor.

Realmente existe cólica no fígado? A cólica de fígado existe sim e ela é um problema que se manifesta na região superior direita no abdome. Portanto, dependendo de qual região da barriga o paciente sente a dor, mais clara será a origem do seu problema.

Não existe um tratamento específico para excesso de gordura no fígado. Em todos os casos, a recomendação é adequar a alimentação, fazer atividade física e não consumir bebida alcoólica. Isso é ainda mais importante quando há sobrepeso ou obesidade.

Chá de folha de mamão é bom para o fígado:
Por possuir propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, desintoxicante, o chá de folha de mamão pode ajudar na limpeza hepática, na prevenção do câncer de fígado, icterícia e cirrose hepática.

Alguns remédios caseiros, como chá verde, chá de boldo e suco de beterraba, ajudam no tratamento de problemas do fígado, porque têm ação digestiva, aliviando sintomas como náuseas, má digestão e mal estar.

A dor no abdômen, especialmente na parte de cima e do lado direito, também pode ser um sinal de problemas no fígado. Muitas vezes, a dor abdominal pode se estender para as costas (na região abaixo das costelas) ou resultar ainda em inchaço, ardor ou até mesmo febre.

O exame de sangue indicado nestes casos é o hepatograma, no qual avalia o funcionamento do fígado e das vias biliares, verificando a dosagem de AST (aspartato aminotransferase) e ALT (alanina aminotransferase), também conhecidas por TGO e TGP, em pacientes com suspeita de doença hepática.

3 horas

O álcool é metabolizado pelo fígado a uma taxa de cerca de 0,15 g/100mL/hora, ou seja, quase um quarto de cerveja por hora, dependendo da quantidade ingerida, pode levar de 30 minutos a 3 horas para ser completamente eliminado do organismo.