Quando aumenta a concentração dos reagentes o que acontecerá com o sistema em equilíbrio?

Perguntado por: hmuniz . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Quando aumentamos a quantidade de uma substância (reagente ou produto) em uma reação, o equilíbrio se desloca para ser restabelecido, transformando essa substância. Da mesma forma, se retirarmos uma substância da reação, diminuindo sua quantidade, o equilíbrio é restabelecido produzindo mais dessa substância.

Podemos notar que sempre que aumentamos a concentração de um ou de todos os reagentes participantes de uma reação química, ocorre aumento de sua taxa de desenvolvimento, isto é, a velocidade da reação.

Aumento da concentração: o equilíbrio desloca-se no sentido contrário ao do participante; Diminuição da concentração: o equilíbrio desloca-se no mesmo sentido do participante.

Os principais fatores que causam esse deslocamento no equilíbrio químico são: concentração dos reagentes ou produtos participantes da reação, pressão e temperatura.

O equilíbrio químico ocorre quando as velocidades de vaporização e condensação de uma reação se igualam. Algumas reações ocorrem por completo, ou seja, os reagentes se misturam e não voltam mais ao estado inicial, mas em outras a reação pode ser reversível, é nestes casos que o Equilíbrio químico se manifesta.

Quando o sistema varia a temperatura, o equilíbrio químico se desloca da seguinte forma: Aumentando a temperatura, a reação endotérmica é favorecida e o sistema absorve calor. Já quando se diminui a temperatura, a reação exotérmica é favorecida e o sistema libera calor.

Se aumentar a pressão, ocorrerá o deslocamento do equilíbrio químico para o lado de menor volume; se diminuir a pressão, o deslocamento será para o lado de maior volume.

Efeito da pressão
A elevação da pressão total faz com que o equilíbrio químico seja deslocado para o sentido que contenha o menor volume, ou seja, a menor quantidade de gases. A redução da pressão total de um sistema leva o equilíbrio químico a se deslocar no sentido de maior volume ocupado e maior quantidade de gases.

Se a temperatura aumentar, o valor numérico da constante de equilíbrio: Não se altera, porque tanto a concentração dos reagentes quanto a concentração dos produtos diminuem. Não se altera, porque tanto a concentração dos reagentes quanto a concentração dos produtos aumentam.

O estudo cinético da concentração dos reagentes aborda como a quantidade de moléculas dos reagentes pode influenciar a velocidade de uma reação. A Cinética Química é o ramo da Físico-Química que estuda a ocorrência e os fatores que influenciam a velocidade de uma reação química.

Quando a concentração dos reagentes aumenta, a frequência de choques entre as moléculas também aumenta, acelerando a reação. Quanto maior a concentração dos reagentes, maior a velocidade da reação.

Quando a concentração em quantidade de matéria (em mol/L ou molar) de um participante da reação é alterada (seja diminuída ou aumentada), irá ocorrer o deslocamento do equilíbrio, desde que esse participante não esteja no estado sólido.

Concentração: A velocidade de uma reação, geralmente, depende da concentração dos reagentes, pois quanto maior a quantidade de soluto por volume da solução, maior o número de colisões entre as partículas.

As condições para que exista equilíbrio são que a soma das forças e a soma dos torques que atuam sobre um determinado sistema devem ser nulas.

Temperatura e pressão podem alterar as condições de equilíbrio de um sistema.

As condições para ocorrer um equilíbrio são: velocidade constante e ausência de aceleração.

Existem três fatores que podem gerar essa espécie de “perturbação” numa reação em equilíbrio químico e assim provocar o seu deslocamento, que são: concentração das substâncias participantes na reação, temperatura e pressão.

Por definição, um dado sistema está num estado de equilíbrio se as grandezas termodinâmicas (pressão, temperatura e composição química, isto é, número de mols de cada substância constituinte) que o caracterizam não variam com o passar do tempo.

Leis do Equilíbrio Químico
“A velocidade de uma reação é diretamente proporcional ao produto das concentrações molares dos reagentes, quando estes estão elevados a expoentes, que são os seus respectivos coeficientes estequiométricos.”