Quando assinar com P?

Perguntado por: omoraes4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Uma dúvida comum é querer saber o que significa p/ na assinatura quando se vai assinar documento por outra pessoa. Uma vez que você tenha a procuração, já pode assinar em nome da outra pessoa, ainda que deva escrever sempre por procuração (p.p.) antes da sua assinatura.

O Código Penal, nos artigos 307 e 308 descreve os delitos de falsa identidade. O artigo 307 define como crime o ato de atribuir-se ou a terceiro falsa identidade para obter vantagem ou causar dano a alguém, e prevê pena de detenção de 3 meses a um ano e multa.

Assim, o assinante a rogo será uma das testemunhas do contrato ou documento, que tem conhecimento da situação e assina em nome do analfabeto, enfermo ou idoso que não consegue assinar. O documento será assinado pela testemunha, chamada de “testemunha instrumentária”, colhendo-se a impressão digital do contratante.”

O PP (Pedido de Produção) é o documento que formaliza esse contrato.

O padrão de assinatura CAdES reúne as funcionalidades de assinatura de ambos, podendo realizar a assinatura de qualquer arquivo digital.

A assinatura a rogo se dá quando o usuário, maior e capaz, que não sabe ou não pode assinar um documento, por motivos justificáveis, a seu rogo (a seu pedido), ocasiona a assinatura de outra pessoa em seu lugar, na presença de duas testemunhas.

Já os analfabetos e aqueles que não puderem assinar terão a procuração assinada por alguém que os represente no ato junto ao cartório, o que é chamado de assinatura por alguém a seu rogo, ato que é praticado perante o tabelião responsável, que tem fé pública e que possui absoluta validade.

Se você foi nomeado procurador, no momento de. assinar o documento em que você representa o. procurado, assine o seu nome.

Para fazer uma procuração, você precisará informar uma série de dados do outorgante e do outorgado, como nome, endereço, profissão, nacionalidade, número de documento, entre outros. Depois, deve especificar o objetivo da procuração e quais são exatamente os poderes outorgados.

Compete à parte que produziu o documento o ônus de provar a veracidade da assinatura se e quando for arguida a sua falsidade.

Procurador é quem assina por outra pessoa e sem ser a parte representa a mesma. O procurador assume compromissos em nome de terceiros, sem ser parte do negócio jurídico. Ele normalmente é legitimado por uma procuração.

A rubrica é apenas uma abreviação, enquanto a assinatura costuma incluir o nome completo da pessoa por extenso ou apenas alguns nomes. A assinatura também pode apresentar uma grafia específica para se tornar diferente e deixar a identificação pessoal ainda mais exclusiva.

A assinatura a rogo é uma forma de assinatura de documentos utilizada para situações em que a pessoa não saiba ou não possa assinar. O que acontece é, então, que a pessoa carimba o seu dedo no lugar da assinatura, podendo outra pessoa que a representa assinar o documento.

Após coletar as assinaturas, o profissional do cartório coletará a digital daquele que não assina, identificando no texto a quem pertence aquela digital e quem assinou a rogo dele.

p.p.

  1. abreviatura de próximo passado.
  2. abreviatura de por procuração.
  3. abreviatura de pronto pagamento.

2) O documento assinado "Por ordem" produzirá aos mesmos efeitos decorrentes da assinatura da própria autoridade delegante e quando der lugar a qualquer resposta ou solução será esta dirigida à referida autoridade.