Quando as vogais se separam?

Perguntado por: lapolinario . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

6ª - As vogais idênticas e as letras cc, cç, rr e ss separam-se, ficando uma na sílaba que as precede, e outra na sílaba seguinte: ca-a-tinga, co-or-de-nar, du-ún-vi-ro, fri-ís-si-mo, ge-e-na, in-te-lec-ção, oc-cipi-tal, pro-ro-gar, res-sur-gir, etc.

São cinco as vogais: a, e, i, o, u. As vogais são fonemas (sons) formados pela passagem de ar vinda dos pulmões, a qual passa livremente pela boca ou pelo nariz, fazendo vibrar as pregas vocais. As vogais são representadas graficamente pelas letras A, E, I, O e U.

Sobre ditongo
O ditongo acontece quando há o encontro de duas vogais (veja mais sobre vogais em vogal, semivogal e consoante), que pertencem à mesma sílaba durante a divisão silábica e são pronunciadas na mesma emissão de voz.

Hiato: as vogais que se encontram pertencem a sílabas diferentes. Ex.: açaí. Ditongo: as vogais que se encontram pertencem à mesma sílaba. Ex.: faceiro.

Encontro de duas vogais em sílabas opostas
De acordo com a linguística, é o encontro de duas vogais na palavra, mas na separação silábica elas ficam separadas. De acordo com a reforma ortográfica não se acentua mais o hiato oo(s) no final das palavras. Exemplo: voo(s), perdoo, abençoo.

O ditongo é o encontro de uma vogal e uma semivogal na mesma sílaba. Pode ser crescente ou decrescente, oral ou nasal. O tritongo é o encontro de uma vogal entre duas semivogais na mesma sílaba. O hiato é o encontro de duas vogais ou de uma vogal e uma semivogal em sílabas diferentes.

A semivogal é a vogal que se apoia em outra, de tonicidade maior, para formarem uma única sílaba. Conceito de semivogal. Perceba que, enquanto em “pai” o i permanece na mesma sílaba que o a; em “país”, ele se separa, formando uma sílaba independente. Mas você sabe o porquê?

As sílabas têm as vogais em sua base e são divididas de acordo com os fonemas pronunciados em uma única emissão sonora. Como sabemos, as sílabas são fonemas pronunciados por meio de uma única emissão de voz e também que a base das sílabas da língua portuguesa são as vogais: a - e - i - o - u.

Semivogais: são os fonemas que se juntam a uma vogal, formando com esta uma só sílaba. Exemplos: couro, baile. Observe que só os fonemas /i/ e /u/ átonos funcionam como semivogais. Para que não sejam confundidos com as vogais i e u serão representados por [y] e [w] e chamados, respectivamente, de iode e vau.

Ocorre quando há o encontro de duas vogais numa palavra, sem que estejam na mesma sílaba, mas sim em sílabas diferentes. Exemplo de hiato: moeda (mo-e-da);

a- abertas: (sapo), (neve), (bola). b- fechadas: ê (mesa), ô (domador), i (bico), u (útero) e todas as nasais. c- reduzidas: são as vogais reduzidas no timbre, já que são vogais átonas (orais ou nasais, finais ou internas). Exemplos: (cara, cantei).

Diferença entre ditongos e hiatos
No ditongo, as vogais não se separam, permanecendo na mesma sílaba, por exemplo: herói (he-rói), mãe (mãe), peixe (pei-xe). No hiato, cada vogal fica numa sílaba diferente, por exemplo: iate (i-a-te), país (pa-ís), rainha (ra-i-nha).

Diferença entre ditongo e hiato
Enquanto o ditongo conta com uma vogal e uma semivogal, ambas na mesma sílaba, o hiato separa em sílabas diferentes duas vogais em sequência, as duas pronunciadas fortemente.

O ditongo ocorre quando se encontram uma vogal e uma semivogal em uma mesma sílaba, tritongo é quando se unem duas semivogais e uma vogal em uma mesma sílaba e o hiato é o encontro de duas vogais em sílabas diferentes.

A ocorrência dos monotongos acontece geralmente com o ditongo ou em todos os contextos de uso, com os ditongos ei e ai seguidos de fricativas e de tepe e em palavras como manteiga>mantêga, Almeida>Almêda e treino>treno.

VIII - DITONGOS
Os ditongos orais escrevem-se com a subjuntiva i ou u: aipo, cai, cauto, degrau, dei, fazeis, idéia, mausoléu, neurose, retorquiu, rói, sois, sou, souto, uivo, usufrui, etc.

O termo hiato (em inglês: hiatus) é usado no meio televisivo, na internet e afins, quando há uma quebra na grade de programação ou uma interrupção no funcionamento de sites. Ocorre, por exemplo, em programas de TV que são semanais, saem do ar por um período de tempo e retornam a serem exibidos posteriormente.