Quando as veias ficam grossas?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Quanto mais varizes existirem, mais óbvia é a insuficiência venosa. Dessa forma, o tratamento vai depender da progressão da doença e de uma análise geral do paciente. O primeiro passo e, provavelmente o mais importante, é encontrar um médico com experiência no diagnóstico e no tratamento de varizes.

A escleroterapia com espuma densa é indicada para tratar varizes mais grossas, que não costumam responder bem a um tratamento clínico. Portanto, a técnica é indicada para pacientes que possuem varizes em estágio mais avançado, ou que já apresentaram varizes grossas logo no começo do problema.

Uma das atividades mais indicadas para melhorar a saúde do sistema circulatório é a caminhada. Não é necessário caminhar por longos períodos, fazer o exercício por 30 minutos diariamente é o suficiente.

A ocorrência de veias saltadas nos pés, mãos, braços e pernas é algo normal, pois se trata de uma característica física da pessoa, muitas vezes relacionada com a proximidade das veias com a pele, ou seja, quando as veias são mais superficiais mais saltadas ficam.

Varizes: causas, sintomas, fatores de risco e tratamento

  • Ardência.
  • Dores.
  • Câimbras.
  • Dormência.
  • Sensação de peso e inchaço nas pernas.
  • Mudanças na cor da pele ao redor dos tornozelos e pernas.
  • Coceira na pele sobre a veia varicosa.

Dieta e controle de peso: o excesso de peso atua na formação dos vasinhos. Siga uma dieta com pouco sal para evitar o inchaço causado pela retenção de água; Calçado confortável: evite saltos altos. Sapatos de salto baixo trabalham mais os músculos da panturrilha, o que é melhor para suas veias.

Alguns exemplos são:

  • Daflon 500;
  • Diosmin;
  • Venaflon;
  • Flavenos;
  • Perivasc;
  • Velunid;
  • Flavonid.

Segundo o profissional, é no aparecimento de coágulos que está o perigo das varizes. "Se isso acontece na veia safena, pode correr o risco desse coágulo gerar uma trombose venosa profunda. Se o coágulo se desprende pelas veias do membro inferior e sobe para o pulmão, pode levar a uma embolia pulmonar", explica Burihan.

É recomendado, o uso de meias de compressão (meias elásticas, tanto no sexo feminino como masculino); evitar estar de pé durante muitas horas; elevar as pernas; praticar exercício físico de forma regular e perder peso.

Caminhada
A prática de caminhada é um dos principais recursos para auxiliar nos problemas vasculares, sendo um dos melhores exercícios para varizes nas pernas. Além de ser um exercício fácil de realizar, ele possui baixo impacto, fortalecendo também os músculos da panturrilha e tonificando toda a região das pernas.

Os sintomas mais recorrentes de má circulação são pele fria e seca, coceira, aparecimento de manchas vermelhas, inchaço, câimbras e sensação de dormência. Esses sinais costumam se manifestar em membros periféricos, como mãos, pernas e pés.

O acúmulo desse sangue dentro das veias causa sua dilatação, mais conhecida como varizes, quando não tratadas o sangue se acumula nas regiões mais próximas dos pés causando edemas (inchaço), escurecimento das pernas (dermatite ocre) ou até mesmo úlceras nas pernas.

Primeiro entenda: os roxos representam o que chamamos na medicina de "equimose" que nada mais é que sangramento de microvasos da pele que se rompem por diversas causas. Esse sangue é visto inicialmente na cor roxa que com o processo de absorção passa a ser esverdeado, amarelado, acastanhado até o desaparecimento.

As veias que enxergamos nos braços e pernas de quem tem pele clara parecem ser azuladas ou esverdeadas, porque o sangue que passa por elas é bem escuro, pois já perdeu oxigênio.

Varizes são veias dilatadas e tortuosas, enquanto que a trombose é a formação de um coágulo sanguíneo dentro da veia e, consequentemente, a obstrução da mesma com processo inflamatório adjacente.

7 exercícios para melhorar a circulação nas pernas

  1. Caminhada. O movimento mais simples de todos também é um grande aliado à saúde circulatória. ...
  2. Natação. ...
  3. Alongamento de panturrilhas. ...
  4. Bicicleta. ...
  5. Agachamento. ...
  6. Movimentação dos pés. ...
  7. Separação de pernas.