Quando as veias começam a aparecer na gravidez?

Perguntado por: gcavalcanti . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 6 votos

As varizes e os vasinhos são veias que ficam alteradas e mais evidentes na região das pernas. Podem aparecer em qualquer pessoa, mas, nas grávidas, surgem, sobretudo, após o sexto mês de gestação. Aparecem, principalmente, por causa da alteração hormonal por que as mulheres passam neste período.

Os mais comuns que podem indicar gestação são:

  1. Atraso na menstruação;
  2. Enjoos e vômitos;
  3. Sensibilidade e aumento das mamas;
  4. Aumento da frequência urinária.

Observar as veias saltadas, principalmente nos membros inferiores, tende a ser comum após emagrecer ou se dedicar aos treinos intensos, por exemplo, não necessitando de uma preocupação por estarem mais aparentes que o normal, porque podem significar que a pessoa tem pouca gordura ou está com uma boa musculatura.

Nesse momento o útero estará sofrendo profundas modificações para receber o futuro embrião em desenvolvimento. Ele está sendo preparado para abrigar o futuro bebê. O revestimento interno do útero (chamado de endométrio) torna-se espessado e ricamente vascularizado, sob a ação dos hormônios produzidos pelos ovários.

A primeira mudança é o atraso da menstruação pela interrupção dos ciclos. Além disso, seus seios podem ficar maiores e mais sensíveis. Os mamilos podem ficar mais salientes. É normal dar vontade de fazer xixi com mais frequência e os enjoos já podem aparecer.

As veias que enxergamos nos braços e pernas de quem tem pele clara parecem ser azuladas ou esverdeadas, porque o sangue que passa por elas é bem escuro, pois já perdeu oxigênio.

Para ver as veias “saltando” pelo seu corpo, você precisa de um corpo com baixo índice de gordura corporal. Claro que existem pessoas gigantescas com um shape vascularizado, mas isso não é o padrão. Em geral, quanto menos gordura corporal você tiver, maior a oportunidade de desenvolver uma maior vascularização.

As manchas roxas (equimoses) são causadas pelo extravasamento de sangue na pele devido ao rompimento de pequenos vasos sanguíneos. É bastante comum em pessoas com varizes e varicoses devido à fragilidade destes vasos (vasos superficiais, dilatados e com paredes mais finas).

Com os testes de farmácia mais sensíveis, é possível detectar a gravidez cerca de 12 dias depois da ovulação, ou seja, alguns dias antes de o atraso menstrual acontecer. O mais garantido, porém, é fazer o exame pelo menos a partir do primeiro dia de atraso (cerca de 14 dias depois da ovulação).

Na gestação, a principal causa das varizes, do inchaço e dos vasinhos é a presença dos hormônios femininos, que estão em níveis elevados. Eles atuam sobre as veias, causando dilatação e retenção de líquido.

“Veia saltada nada mais é do que uma característica do corpo humano, principalmente depois da prática esportiva ou em dias de calor, em pessoas que têm o percentual de gordura muito baixo”, sinaliza o médico. No entanto, idosos podem perceber o contorno total dessas veias devido à perda de colágeno, por exemplo.

Aumento das veias observáveis nos seios
Procure reparar se existem mais veias aparentes na superfície da pele ou se as existentes aumentaram de tamanho. Isso pode ocorrer em uma das mamas ou nas duas, ao mesmo tempo ou separadamente.

Ao contrário do que muita gente imagina, não é possível sentir os sintomas de gravidez já nos primeiros dias após a fecundação do óvulo. Na maioria dos casos, os primeiros sinais e sintomas surgem apenas 2 a 3 semanas após a relação sexual que deu origem à gravidez.

A barriga de grávida começa a “crescer” abaixo do umbigo, que é a região onde fica localizado o útero, e este emerge da pélvis. Ela também vai ficando mais dura e o umbigo se sobressai. Com isso é possível notar uma leve saliência ou “inchaço” neste local.

É normal não sentir qualquer alteração na primeira semana de gravidez? É claro! O bebê pode estar se desenvolvendo de forma adequada sem a grávida apresentar nenhum sintoma. Isso porque as mudanças hormonais provocam reações diferentes em cada organismo.

Na terceira semana de gravidez, o organismo já está a todo vapor, dado que os hormônios já levaram informações novas ao cérebro para que os órgãos passem a trabalhar de forma diferente. Sendo assim, não há como afirmar que não há mudanças no corpo com 3 semanas de gravidez, elas podem não ser visíveis, mas existem!

A barriga não cresce em 1 semana, já que o feto, nesse período, é menor do que um grão de arroz. Mas é possível perceber inchaço corporal, principalmente se o seu corpo não faz isso com muita frequência.

Isso é normal. Nos atletas de alta performance ou nos maratonistas, que são pessoas muito magras, também é muito comum a visualização das veias superficiais.