Quando as snipers foram criadas?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 18 votos

A história recente dos snipers começa na guerra de independência americana, em 1775, quando milicianos locais conseguiam acertar formações inglesas a distância. Os alvos preferidos eram os oficiais que tinham uniformes bem diferenciados dos soldados.

A ORIGEM DO SNIPER
O termo sniper surgiu inicialmente no século XIX, junto ao Exército inglês estacio- nado na Índia, país onde a caça do pássaro snipe (o nosso maçarico) era uma prática muito popular entre os oficiais.

O sniper brasileiro possui algumas funções e pode atuar de diversas formas. Nas Forças Armadas, os snipers podem atuar em guerrilhas na selva. Já em forças policiais, eles atuam em situações de combate no meio urbano. No meio urbano, é comum esses atiradores atuarem em situações de combate a sequestros e assaltos.

Sargento Marco Antônio: Sou o 3º Sgt da Reserva Remunerada do Exército Brasileiro, Marco Antônio, também conhecido como “Assombroso”. Sou Paraquedista Militar (1983) e Comandos (1984).

Simo Häyhä

Um dos maiores exemplos de destaque individual em uma guerra é o do finlandês Simo Häyhä (1905-2002), que lutou na resistência finlandesa à ocupação soviética em 1939, logo nos primeiros meses da Segunda Guerra Mundial. Häyhä é considerado o sniper mais letal da história, pois abateu, oficialmente, mais de 500 homens.

Sem entrar em muitos detalhes técnicos, o dominante é o olho que interpreta melhor os dados visuais e os retransmite para o cérebro. Além disso, fechar um olho torna mais fácil o direcionamento do seu foco para a mira, bloqueando todo o resto.

M40A3 (EUA). Fuzil de precisão ou espingarda de precisão (Precision Rifle ou Sniper Rifle, em inglês) é uma arma longa (fuzil ou carabina) de combate normal que é retrabalhado em sua estrutura para poder dar tiros de maior alcance e precisão.

"Para ser sniper, o policial precisa ter experiência, contar com uma mira acima da média, ser psicologicamente equilibrado e não ter vícios", explica o tenente Alcir Amorim Júnior, chefe da equipe de atiradores de precisão do Gate (Grupo de Ações táticas Especiais).

Francis Pegahmagabow (Canadense) - Nasceu em 1891 e morreu em 1952. Celebridade no Canadá e o atirador que ajudou a construir a fama de que os canadenses produzem alguns dos melhores atiradores do mundo. Pegahmagabow foi o Sniper mais letal da I Guerra, somando 378 mortes confirmadas de alemães em batalhas na França.

"O sniper é um policial militar preparado durante anos para desempenhar a função, realizar o tiro de comprometimento, que é o último estágio dentro do uso da força. Para atuar no Bope, a exigência básica é passar pelo Curso de Operações Especiais (Coesp)", explicou.

sniper {substantivo}
atirador {m.}

Os principais são: Fuzil de alta precisão Imbel AGLC: alcance até 1000 metros e é o mais comum entre os snipers brasileiros; Fuzil Remington MSR: um dos melhores do mundo.

O spotter pode usar uma luneta de spotter: E combiná-la ou não com um rangefinder, que mede a distância entre o atirador e o alvo.

O sniper é um atirador de precisão e treinado para resolver a situação no primeiro tiro. Efetuar vários disparos, como foi visto no desfecho da ação da polícia no Rio de Janeiro, não é comum, de acordo com o coronel da reserva Gustavo Debortoli. "Em tese o sniper efetua apenas um disparo, que é letal.

A atuação de seus membros requer sigilo, pois participam de missões de alto risco em territórios hostis. Por esse motivo, os aproximadamente dois mil militares que integram o 1º Batalhão são chamados de “fantasmas”. O batalhão deriva do Destacamento de Forças Especiais, criado em 1968 na cidade do Rio de Janeiro.