Quando as pessoas te comparam?

Perguntado por: rflores . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Aqueles que nos comparam com os outros também podem ter outros motivos, que nada mais são do que nos nos manipular e minar a nossa autoestima. Na verdade, esta é uma tática comum para quem quer estar no controle, pois a comparação constante é um exercício de humilhação e depreciação.

Comparações podem ter o efeito colateral de rejeitar pessoas que teriam afinidade conosco, mas esta pessoa estará muito longe do ideal imaginário e impossível de atingir.

Segundo Patrícia, as comparações fazem com que você tome más decisões, eleva o estresse, a ansiedade e causam até depressão. A especialista lista abaixo algumas situações em que comparar-se com os outros pode ser muito perigoso: Você vê o resultado, não o esforço. Todas as escolhas geram consequências boas e ruins.

Confira 3 dicas para ser mais produtivo e parar de se comparar aos demais:

  1. Compare-se a si mesmo.
  2. Limite sua exposição às redes sociais.
  3. Encare o sucesso alheio como forma de inspiração, e não de comparação.

A baixa autoestima está ligada à falta de confiança em si mesmo para realizar tarefas do dia a dia e se relacionar de modo geral, seja com amigos, família ou no trabalho. É muito comum associarmos a baixa autoestima com o corpo.

Grande parte da população está adoecendo e o mal do século parece ter dois fantasmas principais: a depressão e o câncer. A depressão já atinge mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Exemplos de comparação
“Meu coração tombou na vida/tal qual uma estrela ferida/pela flecha de um caçador”. (Cecília Meireles) “Eu faço versos como quem chora/De desalento... de desencanto...” (Manuel Bandeira) “A vida vem em ondas,/como um mar/Num indo e vindo/infinito.” (Música “Como uma onda” de Lulu Santos)

Complexo de inferioridade pode ser definido como aquele sentimento de não estar à altura dos padrões sociais. Está diretamente relacionado a uma dúvida constante e incerteza sobre si mesmo, além de falta de autoestima. O complexo de inferioridade geralmente é inconsciente.

Ato de comparar: 1 confrontação, conferência, cotejo, confronto, acareação, colação. Paralelo estabelecido entre dois termos: 2 analogia, paralelo, paridade, semelhança.

A psicóloga Deise enfatiza que a melhor forma de não se comparar nas redes sociais é através do autoconhecimento. Assim, nós devemos entender a nossa realidade, nossas limitações e entender que podemos conquistar o nosso sucesso pessoal sem se comparar com outras pessoas.

É um ato que causa dano a si próprio. Mesmo que você se compare de forma favorável em relação a uma pessoa ou grupo, você está construindo um castelo de cartas que vai desabar de qualquer forma durante sua construção. Auto-comparações são muito difíceis de evitar.

O que é a Comparação:
Exemplo: “Os seus olhos brilhavam como estrelas no céu” ou “Meu filho joga futebol como o Pelé”. Retirando os termos conectivos, por exemplo, deixa-se de ter uma comparação e passa a ser uma metáfora. Exemplo: “Os seus olhos são estrelas no céu” ou “Meu filho é o Pelé no futebol”.

1. Confrontar uma coisa com outra para lhe determinar diferença, semelhança ou relação. 2. Ter em conta de igual (pessoas ou coisas).

  • Autoconceito: o que você pensa de si mesmo.
  • Autoimagem: que opinião tem da sua aparência.
  • Autorreforço: em que medida você se parabeniza, se gratifica.
  • Autoconfiança: o quanto você confia em si mesmo.

A falta de amor próprio pode provocar consequências que vão muito além da baixa autoestima. Aumento da ansiedade, depressão ou até mesmo problemas de relacionamento podem surgir à medida que os cuidados pessoais vão sendo deixados de lado.

Como cultivar o amor próprio no dia a dia

  1. Se coloque em primeiro lugar. Deixar os seus desejos pessoais de lado para fazer somente o que os outros querem pode te conduzir à depressão, esgotamento mental ou ansiedade. ...
  2. Entenda os seus limites. ...
  3. Perdoe os seus erros. ...
  4. Encontre o seu propósito. ...
  5. Aceite que você é única(o)

Por isso não é difícil que ocorram sobrecargas mentais, sejam elas frutos de estresse no trabalho, no trânsito, medos, problemas familiares, afetivos, rápidas mudanças sociais, violência, violação de direitos, estilo de vida não saudável e outros fatores que podem desencadear alguma dificuldade em relação à saúde ...

A somatização ocorre quando emoções ou problemas de ordem psicológica se manifestam por meio de sintomas físicos. De forma leve, todos nós somatizamos, em diferentes situações da vida.