Quando as fotos deixaram de ser preto e branco?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 14 votos

O primeiro registro de uma foto é de 1826 (preta e branca, obviamente) e o seu autor foi o francês Joseph Nicéphore Niépce.

A história da fotografia começa pelos anos de 1820, quando o físico francês Joseph Nicéphore Niépce cria as primeiras provas positivas, utilizando betume da Judeia sobre uma placa de metal. Niépce prepara a solução como uma espécie de envernizamento e o composto torna-se branco e insolúvel assim que exposto à luz.

Ela é datada de 1915 e do Grande Marc Ferrez no Rio de Janeiro. Ele não tem só esse feito suas fotos são fontes até hoje para historiadores para entender o Rio de Janeiro do final do seculo XIX, e imagens até hoje inebriantes.

A primeira máquina fotográfica
Nela, estava uma placa de ouro que, quando exposta em vapores de iodo, formava uma camada de iodeto de prata sobre si. A placa era, então, revelada em vapor de mercúrio e tinha a imagem fixada com uma solução de tiossulfato de sódio.

Daguerreótipos recebiam uma camada de verniz ou goma arábica sobre a qual a tinta (aquarela ou óleo) era aplicada. Também era possível a aplicação de pigmentos que, ao serem aquecidos ou eletrizados, se fundiam. O resultado podia ser transparente, ou opaco (cobrindo a imagem, como se fosse, de fato, uma pintura).

1839

A história da fotografia no Brasil remonta à chegada do daguerreótipo ao Rio de Janeiro, em 1839, e ao francês Hercule Florence (1804-1879). Entre 1840 e 1860, o recurso fotográfico difunde-se pelo país.

Os autocromos se tornaram bem populares entre fotógrafos e entusiastas, mas o alto custo e as dificuldades de uso e manutenção eram grandes impedimentos dessa arte de modo comercial. Mesmo assim, centenas de imagens foram produzidas através desse método e impressionam até hoje pela resolução e pela qualidade das cores.

A popularização da fotografia colorida aconteceu por completo a partir da década de 70, quando os custos se equipararam as das fotografias em preto e branco. Com isso, as câmeras fotográficas não eram mais um objeto da elite, estando disponível em diversos lares do mundo todo.

É cada vez mais comum ver pessoas tirando fotos de praticamente tudo que aparece pela frente, e muito disso ocorre por causa da grande quantidade de máquinas fotográficas digitais a preços realmente interessantes, além dos celulares, que agora apresentam câmeras cada vez mais qualificadas.

A tecnologia numérica revolucionou a fotografia: sem a hegemonia do olhar, que certifica a captação no processo analógico, é no corpo a corpo com a tecnologia que as imagens são feitas, se modificam, cruzam com outros signos e, como improváveis visíveis, circulam no fluxo das redes.

1839

Retrato humano mais antigo do mundo
É um autorretrato de Robert Cornelius, um fotógrafo americano. Foi tirado na Filadélfia em 1839.

Os primeiros fotógrafos brasileiros foram Hercule Florence e Dom Pedro II. O primeiro, apesar de não ser brasileiro, recebeu o título por residir há muito tempo no Brasil e por exercer um papel fundamental na história da fotografia no Brasil. No entanto, o pioneiro nascido em território nacional foi Dom Pedro II.

A primeira câmera digital. Somente em dezembro de 1975, o engenheiro Steven Sasson da Kodak, produziu a primeira câmera digital usando chips CCD. A câmera de Sasson era uma verdadeira confusão de componentes. Ele usou a lente e o mecanismo de exposição de uma câmera Kodak XL55 para servir como peça óptica.

As câmeras fotográficas inteligentes
No final dos anos 1970 e 1980 surgiram as câmeras automáticas. Com elas era possível o fotógrafo ter uma imagem perfeita sem precisar regular a exposição, a velocidade ou o foco. A Câmera fazia tudo isso por você. Era preciso apenas apontar e pronto!

A chamada fotografia analógica é a antecessora das câmeras digitais e funcionava com um rolo de filme analógico. Mesmo que você não saiba o significado, aposto que você já ouviu uma pessoa mais velha dizendo algo sobre “revelar a foto”. É desse tipo de câmera que estamos falando!

Em 1886 Eastman lança a Kodak, uma máquina fotográfica de tamanho reduzido, onde o fotógrafo apenas fazia o disparo. A máquina continha as chapas secas em seu interior,e após cem exposições era enviada à fábrica, e devolvida para o dono com as cem cópias e recarregada novamente com as chapas secas.

1909

Primeiro filme a cores é encontrado em arquivo da Inglaterra
Até o dia 14 de setembro, a história do cinema datava que a primeiro filme colorido produzido no mundo teria sido realizado em 1909.

No início do século 19, imagens que duravam algum tempo já eram registradas em câmaras escuras. Mas o primeiro registro considerado como sendo uma fotografia durável, foi realizado em 1826 pelo inventor francês Nicéphore Niépce (1765-1833), utilizando uma câmera escura e substâncias químicas sensíveis à luz.