Quando as fezes sai marrom claro?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

Eliminar fezes claras sinaliza problemas relacionados ao sistema biliar, composto pelo pâncreas, o fígado, os dutos e a vesícula biliar. Isso porque é a bile, produzida e eliminada por esses órgãos, que deixa as fezes com o tom de marrom característico, por conta de uma substância chamada estercobilina.

Fezes claras / pálidas
Por isso, é aconselhado consultar um gastroenterologista, a fim de se descartar a existência de problemas hepáticos ou realizar o diagnóstico correto e o tratamento adequado.

Idealmente, as fezes devem ter uma coloração marrom. Essa cor deve-se principalmente à estercobilina, um pigmento formado no fígado com a digestão da bile. Além disso, as fezes devem ser sólidas e um pouco alongadas.

Fezes finas e longas podem ser sinais da doença. Esse sintoma é mais comum em casos já avançados e acontece porque o câncer pode bloquear a passagem das fezes no intestino e, assim, alterar o seu formato. Além disso, um dos sintomas mais comuns é sangue nas fezes, também conhecida como hematoquezia.

Sangramento intestinal
Na verdade, quando existe um tumor, as fezes tendem a ser escurecidas (pretas). Em algumas situações, o sangramento não é visível. Por isso existe o exame de sangue oculto nas fezes, justamente para identificar as alterações que não são aparentes.

A presença de fezes claras, quase brancas, é chamada acolia fecal, sendo também um sinal comum de hepatite. A origem da acolia fecal é a mesma da icterícia. A bilirrubina é a substância responsável pela coloração marrom das fezes.

Em situações normais, as fezes devem ter uma consistência macia, mas devem ser capazes de manter sua forma, que deve ser ligeiramente alongada. O ideal é que a consistência e a forma não causem dor ou dificuldade para evacuar.

As fezes que são amarelas ou pálidas podem, ainda, ser causadas pela baixa produção de sais biliares. Estas podem sinalizar um problema com o fígado ou vesícula biliar, pelo que, se tiver fezes de cor clara persistentemente, deve consultar um médico.

O excesso de gordura na amostra fecal, também conhecido como Esteatorreia, é identificado quando o resultado indica um marcador acima de 6%. Entre os sintomas estão o aspecto gorduroso das fezes que flutuam na água, desarranjo intestinal, sensação de cansaço extremo, perda brusca de peso, cólicas e náuseas.

As fezes que são pálidas ou cor de argila ou barro podem resultar de problemas no sistema biliar (o sistema de drenagem da vesícula biliar, fígado e pâncreas). Considerações gerais: O fígado secreta sais biliares nas fezes, dando-lhes uma cor normal castanha.

A cor das fezes é influenciada, principalmente, pela bile (substância produzida pelo fígado e que ajuda no processo digestivo). Quando a absorção desse líquido é ineficiente no intestino grosso, o cocô pode ficar mais amarelado ou esverdeado.

Na síndrome do intestino irritável, as contrações podem ser mais fortes e podem durar mais tempo do que o normal, fazendo com que surjam dor e desconforto, distúrbio da evacuação, com fezes pastosas, finas, sensação de evacuação incompleta.

Os sintomas iniciais do câncer de estômago são bastante inespecíficos: os pacientes costumam se queixar de queimação no estômago, má digestão, dificuldade de engolir (deglutição) e refluxo ácido.

Câncer de Intestino: Conheça os principais sintomas

  • Sangue nas fezes.
  • Alterações significativas no formato das fezes.
  • Constipação ou diarreia.
  • Inchaço ou dor no abdômen.
  • Perda de peso sem motivo específico.

Dores de cabeça frequentes, muitas vezes com vômitos. Alterações na visão ou mudanças repentinas de comportamento. Perda de apetite ou perda de peso não planejada. Aparecimento de pintas novas ou manchas na pele, que mudam de tamanho, forma ou cor.

A cor das fezes, assim como sua forma e a consistência, também reflete a qualidade da alimentação e, por isso, estão muito relacionadas com o tipo de alimentos ingeridos. Por isso, variação na cor é algo comum e pode acontecer sem indicar um problema mais grave, desde que não dure por mais de 3 dias.

Os sintomas de gordura no fígado incluem:

  • Dor no abdômen;
  • Barriga inchada;
  • Aumento do tamanho do fígado;
  • Dor de cabeça constante;
  • Cansaço;
  • Fraqueza;
  • Perda do apetite.

A cólica de fígado existe sim e ela é um problema que se manifesta na região superior direita no abdome. Portanto, dependendo de qual região da barriga o paciente sente a dor, mais clara será a origem do seu problema.

Fezes descoradas; – Alterações mentais que podem levar a confusão mental, agressividade e mesmo coma (encefalopatia hepática);