Quando as fezes sai em pedacinhos?

Perguntado por: afigueiredo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 19 votos

Tipo 1. O tipo 1 é aquele em que as fezes saem em pequenos pedaços separados, como bolinhas duras. Trata-se de um indicativo de constipação severa, problema causado por alimentação pobre em fibras e água.

Alterações no formato, cor e cheiro das fezes podem indicar diversas doenças, principalmente se acompanhadas de sangue. Fezes alongadas e finas, podem ser sinal que algo está bloqueando o intestino, impedindo-as de ocupar todo o órgão. Tumores, como por exemplo o câncer colorretal, podem causar essas alterações.

Uma forma de saber como se o seu intestino está saudável é analisando seu cocô. O ideal é que ele tenha um formato “salsicha” e não seja nem muito duro ou muito mole, além de sair sem esforço. Se ele estiver dentro deste padrão, pode ser um sinal de que seu intestino está ótimo.

Fezes finas e longas podem ser sinais da doença. Esse sintoma é mais comum em casos já avançados e acontece porque o câncer pode bloquear a passagem das fezes no intestino e, assim, alterar o seu formato. Além disso, um dos sintomas mais comuns é sangue nas fezes, também conhecida como hematoquezia.

Na síndrome do intestino irritável, as contrações podem ser mais fortes e podem durar mais tempo do que o normal, fazendo com que surjam dor e desconforto, distúrbio da evacuação, com fezes pastosas, finas, sensação de evacuação incompleta.

Os Sintomas de Câncer de Intestino

  1. Sangue nas fezes. Ao evacuar e perceber a presença de sangramento, já deve-se desconfiar que algo não está bem. ...
  2. Alterações significativas no formato das fezes. ...
  3. Constipação ou diarreia. ...
  4. Inchaço ou dor no abdômen. ...
  5. Perda de peso sem motivo específico.

“Os principais sintomas de câncer colorretal são mudança no hábito intestinal, presença de sangue nas fezes, dor abdominal e anemia por deficiência de ferro”, explica a oncologista Dra. Giullia Bortolini.

As fezes consideradas normais são caracterizadas como fezes cilíndricas, compridas e com aspecto macio. Isso indica que ao passar pelo intestino tiveram um bom trânsito e nenhum tipo de obstrução que atrapalhasse a passagem.

Geralmente as fezes de quem tem diverticulite são secas e duras, mas o paciente também pode apresentar episódios de diarreia. Devido à constipação, um esforço maior pode ser feito na hora de evacuar, causando a presença de sangue nas fezes.

Além dos recursos medicamentosos ou do uso de laxantes, uma dieta equilibrada, rica em fibras, a prática de atividades físicas e o consumo adequado de água ajudam a melhorar o funcionamento do intestino, melhorando o tenesmo.

A principal causa da hemorroida é a constipação.
O indivíduo com prisão de ventre faz mais esforço para evacuar, aumentando a pressão das veias hemorroidais. Além disso, nessa situação, as fezes costumam ser duras e secas, o que também implica em maior esforço na defecação.

Diversos sintomas podem indicar problemas intestinais. Entre os principais estão: dor abdominal, estufamento, mudança no hábito intestinal, como constipação e diarreia, azia, vômitos e gases.

A doença inflamatória intestinal é caracterizada por inflamação crônica nos intestinos, causando sintomas como dor abdominal, constipação e diarreia alternadas, perda de peso, febre e fadiga extrema.

A colonoscopia é um tipo de exame de imagem seguro e eficaz utilizado para identificar doenças no intestino e no reto.

A dor pode surgir à medida que o tumor cresce, destacando-se: sensações de cólicas intensas no abdômen, em casos de tumores localizados no intestino grosso; ou dor ao evacuar, se o tumor afetar a porção do reto.

Quais os principais sinais de alerta?

  • Sangue nas fezes.
  • Mudança do hábito intestinal.
  • Dor ou desconforto abdominal.
  • Alteração na forma das fezes (fezes no formato de fita, achatadas, muito finas e compridas ou em pequenos pedaços)
  • Fraqueza e anemia.
  • Perda de peso sem causa aparente.
  • Massa (tumoração) abdominal.

Sangue vermelho escuro ou preto pode vir do intestino ou do estômago, o que também pode ser preocupante. Você também pode estar percebendo mudanças nos hábitos intestinais, como fezes mais soltas ou a necessidade de defecar com mais frequência do que o normal.