Quando as fezes estão pretas?

Perguntado por: ofelix . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

Um dos motivos do cocô estar preto ou mais escuro é a presença de sangue, o que é preocupante e precisa de atenção médica quanto antes. Mas a alimentação também pode mudar a cor das suas fezes. Alimentos vermelhos, como beterraba, conseguem deixar o cocô escuro. E, nesses casos, não é necessário ter medo.

No caso de persistência de fezes amarelas ou amarelo-esverdeadas, é importante buscar auxílio médico. Também deve-se atentar para o odor das fezes.

Fezes marrom escuro ou mesmo negras podem ser sinal de algum sangramento no sistema digestivo e costumam provocar um odor mais forte do que o normal. Elas também podem ser vistas em pessoas que estão realizando suplementação de ferro.

Sangramento intestinal
Na verdade, quando existe um tumor, as fezes tendem a ser escurecidas (pretas). Em algumas situações, o sangramento não é visível. Por isso existe o exame de sangue oculto nas fezes, justamente para identificar as alterações que não são aparentes.

Em situações normais, as fezes devem apresentar uma coloração marrom, que não deve ser muito escura, mas também não precisa ser muito clara.

Os Sintomas de Câncer de Intestino

  1. Sangue nas fezes. Ao evacuar e perceber a presença de sangramento, já deve-se desconfiar que algo não está bem. ...
  2. Alterações significativas no formato das fezes. ...
  3. Constipação ou diarreia. ...
  4. Inchaço ou dor no abdômen. ...
  5. Perda de peso sem motivo específico.

Tipo 4. As fezes do tipo 4 têm formato de salsicha ou cobra, mas são mais lisas e macias, permitindo uma evacuação sem esforço. Esse é o formato considerado normal para quem defeca uma vez por dia e tem intestino saudável, bem como segue uma dieta e um nível de hidratação adequados.

Um cocô saudável é marrom graças à estercobilina, um pigmento escuro formado na digestão da bile – fluido produzido pelo fígado que facilita a ação das enzimas que digerem as gorduras. Sua textura deve ser sólida, mas não de forma exagerada, com uma forma ligeiramente alongada.

Em situações normais, as fezes devem ter uma consistência macia, mas devem ser capazes de manter sua forma, que deve ser ligeiramente alongada. O ideal é que a consistência e a forma não causem dor ou dificuldade para evacuar.

Exame fecal com guáiaco
Para esse exame, uma substância química denominada guáiaco é utilizada para detectar sangue nas fezes. A amostra de fezes para esse exame pode ser obtida pelo médico durante um exame de toque retal com um dedo enluvado.

O ardor anal geralmente é causado por diarreia ou por excesso de condimentos nos alimentos e pode ser evitado com a redução da ingestão de alimentos muito temperados ou apimentados.

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

Fezes finas e longas
Esse sintoma depende da localização do tumor e do seu tamanho, sendo mais comum em casos já avançados. O câncer pode bloquear a passagem das fezes no intestino e, assim, alterar o seu formato, tornando-as mais comprimidas, alongadas e finas.

Os sintomas iniciais do câncer de estômago são bastante inespecíficos: os pacientes costumam se queixar de queimação no estômago, má digestão, dificuldade de engolir (deglutição) e refluxo ácido.

O excesso de gordura na amostra fecal, também conhecido como Esteatorreia, é identificado quando o resultado indica um marcador acima de 6%. Entre os sintomas estão o aspecto gorduroso das fezes que flutuam na água, desarranjo intestinal, sensação de cansaço extremo, perda brusca de peso, cólicas e náuseas.

As categorias são:

  • Tipo 1 com constipação severa. Endurecidas, em formato de pequenas bolinhas separadas. ...
  • Tipo 2 com constipação leve. ...
  • Tipo 3 com fissuras. ...
  • Tipo 4 com massa homogênea. ...
  • Tipo 5 com bordas bem definidas. ...
  • Tipo 6 com formato irregular. ...
  • Tipo 7 liquido e sem qualquer solidez.

Na maioria das vezes, pequenas alterações na cor das fezes é devido à dieta. Afinal, não comemos a mesma coisa em todas as refeições, todos os dias. Mas às vezes uma mudança de cor pode sinalizar um pequeno problema de saúde e, em casos raros, significa que algo sério está errado em seu sistema digestivo.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, estima-se que grande parte dos casos de câncer de intestino são associadas ao sedentarismo, consumo de álcool em excesso, alimentação rica em gordura, pouco consumo de fibras, verduras e frutas.

O câncer de intestino é uma doença grave, com alta taxa de mortalidade e que abrange os tumores que se iniciam no cólon, no reto e no ânus. Porém, nem sempre é fácil identificá-lo, pois pode causar sintomas semelhantes aos de outras condições, como a síndrome do intestino irritável.

Dores de cabeça frequentes, muitas vezes com vômitos. Alterações na visão ou mudanças repentinas de comportamento. Perda de apetite ou perda de peso não planejada. Aparecimento de pintas novas ou manchas na pele, que mudam de tamanho, forma ou cor.