Quando as chuvas vão parar 2022?

Perguntado por: iramires7 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, as chuvas podem ficar “próximas ou acima da média” nas regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste. “Já na Região Sul, no centro-sul do Mato Grosso do Sul e em parte de São Paulo, a tendência é de chuvas abaixo da média no mesmo período”, complementa.

As chuvas continuarão caindo no início de 2023 em grande parte do país, principalmente na área que vai do Norte até o Sudeste, passando pelo Centro-Oeste. No entanto, o calor diminuirá bastante a partir da quarta-feira (4) e pelos próximos dias.

Já para o início da safra de verão 2022/2023, considerando os meses de setembro, outubro e novembro (Figura 1), o prognóstico climático aponta o retorno gradual das chuvas, principalmente em outubro, o que será importante para a elevação do armazenamento de água no solo e estabelecimento das fases iniciais das culturas ...

Os resultados do modelo do Inmet para os meses de março e abril de 2022 indicam temperaturas de normal a acima da média para praticamente toda a Região Sul. Esse pode ser um sinal de que ainda não haja formação de geadas no início do outono.

Pancadas de chuva à tarde e à noite. Alta probabilid. Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.

Volta a ser marcado por chuvas irregulares sobre a faixa Central e Norte do Brasil, e até mesmo RS e Sul do Brasil que começa a chover bem. As frentes vão ocorrer mais frequentemente, com chuvas irregulares e pancadas, e dificilmente haverá longos períodos de estiagem.

Última atualização em 21 de setembro de 2022, 18h40. Nesta quinta-feira, 22, mais precisamente às 22h04, inicia-se a primavera, que este ano será marcada pelo fenômeno climático La Ninã. A estação é conhecida como equinócio, período conhecido entre verão e inverno.

O inverno de 2022 terá frio frequente, mas só 2 ou 3 massas polares vão efetivamente gerar situações de onda de frio no país. A tendência de neutralidade no centro e leste do Pacifico Equatorial, mas com características frias, vai facilitar a passagem de outras massas de ar frio sobre o Brasil ao longo do inverno.

O Outono no Hemisfério Sul tem início no próximo dia 20 de março de 2022 (domingo) às 12h33min. A estação é considerada de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco, com chuvas mais escassas no interior do Brasil, em particular no semiárido nordestino. Publicado em 04/04/2022 11h00 .

No Brasil, durante eventos de La Niña, em geral são observados aumentos dos volumes de chuva nas regiões Norte e Nordeste e chuvas abaixo da média na Região Sul, além de uma ligeira diminuição nos valores de temperatura nas regiões Sudeste e Sul.

Molhe a peça de roupa e esfregue o sabão nela. Coloque a roupa na chuva, em um lugar alto. Repita 10 vezes: “Santa Clara, assim que essa roupa deixar de ensaboar, a chuva vai imediatamente parar.”

No mês de abril de 2022, as chuvas ficaram acima da média histórica (valores acima de 100%) nas regiões centro-sul e sudeste do estado (Figura 1b), com chuvas acumuladas que variaram entre 90 - 180 mm (Figura 1a).

Com média de 29,6 °C, as temperaturas máximas fecharam o mês acima da Normal Climatológica, que é de 28,0 °C. A máxima temperatura do mês foi de 33,1 °C, registrada na tarde do dia (3). Por sua vez, a média das temperaturas mínimas ficou em 20,1 °C, valor acima da referência de 18,9 °C.

Continuamos com a atuação do fenômeno Lã Niña neste mês de fevereiro. O fenômeno tende a diminuir a chuva sobre parte do Centro-Sul do Brasil, e o estado do Rio Grande do Sul é o que mais vai sentir os efeitos dessa redução nas precipitações.

Quadro 1 - Chuvas anotadas durante o mês de março 2022. A todo estado. média de chuvas de março de 2022 (142 mm) ficou quase 20% aquém da média das normais climáticas do mês (170 mm), porém 30% acima da média das chuvas de março de 2021 (101 mm).