Quando Argentina eliminou o Brasil?

Perguntado por: aviana . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 9 votos

Os argentinos, que seriam campeões em 1986, voltariam a entrar no caminho do Brasil em 1990, naquele que é o capítulo mais famoso do confronto entre as seleções em Copas. A Argentina eliminou o Brasil nas oitavas por 1 a 0, com gol de Caniggia após boa jogada de Maradona.

Em outros Mundiais, a Seleção também chegou a decepcionar quando chegou como favorita. Além, claro, do maior vexame de todos os tempos, no Mineirão, em 2014, diante da Alemanha. Depois disso, o Brasil ainda não era grande favorito e acabou eliminado pela Hungria em 54 e sendo bicampeão em 1958 e 1962.

França

20 anos depois, em 2006, o Brasil foi eliminado novamente pela França nas quartas de final.

O historiador Boris Fausto, autor de Brasil e Argentina: Um Ensaio de História Comparada (1850-2002), explica que a rivalidade tem origem numa disputa geopolítica: “Começou no século 19, quando os dois países foram se configurando como os dois mais importantes do Cone Sul, com pretensões à hegemonia, à superioridade.

Crise econômica argentina (1998-2002)

Na Copa do México, em 1986, o Brasil de Telê Santana caiu para a França, de Michel Platini, depois de igualdade por 1 a 1. Sócrates, que parou no goleiro Joël Bats, e o zagueiro Júlio César, que acertou uma bomba na trave, desperdiçaram. A derrota tirou a seleção nas quartas de final do Mundial, como agora.

Nas oitavas de final, o Brasil teve pela frente os donos da casa, justamente no dia 4 de julho, dia da independência dos Estados Unidos. O jogo foi truncado, com os norte-americanos fechados na retranca. Leonardo agrediu Tab Ramos com uma cotovelada e foi expulso, tornando o confronto ainda mais difícil.

Tragédia do Sarriá foi como ficou conhecida a partida Brasil 2 – 3 Itália, pela segunda fase da Copa do Mundo de 1982. O jogo, considerado um dos maiores da história do futebol, foi disputado em 5 de julho de 1982, no Estádio Sarriá, que deu origem ao seu apelido.

12 – Alemanha 7 x 1 Brasil (2014)
Pois é, a maior goleada já sofrida pela seleção brasileira em Copas, na semifinal de 2014, está fora do top 10. Além desse jogo, o placar aconteceu outras duas vezes em Mundiais: Itália 7×1 Estados Unidos, em 1934, e Brasil 7×1 Suécia, em 1950.

Argentina (1978 e 1990) Alemanha (2014) Bélgica (2018) Croácia (2022)

Maradona faz boa jogada pelo meio e toca para o atacante Caniggia fazer o gol da eliminação brasileira.

Em partida válida pelas semifinais da Copa do Mundo, a Seleção Brasileira foi massacrada pela Alemanha ao ser eliminada da competição com uma sonora derrota por 7 a 1.

O Brasil foi desclassificado na competição para Honduras nas quartas de final, o que foi considerado um "fiasco histórico".

França

A França derrotou o Brasil por 3-0 e sagrou-se campeã pela primeira vez.

A Argentina arrasta, assim, grandes problemas que não conseguiu resolver, entre eles o alto déficit nas contas públicas e os gastos com forte componente de assistência social; uma questão importante de sua moeda; uma economia informal crescente e emprego; escassez de reservas e liquidez para fazer frente aos pagamentos ...