Quando aplicar injeção na cachorra para não engravidar?

Perguntado por: rhilario7 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Cadelas: A aplicação deve ser feita na fase do anestro, isto é: 3º ao 5º mês após o cio ou 1º ao 3º mês após o parto. Administração por via subcutânea. Intervalo de 6 meses entre as aplicações.

Quanto tempo dura a vacina Anticion? Uma única aplicação de Anticion Inibidor de Cio durante o anestro, é suficiente no controle do estro por período de 4 meses em gatas e 5/6 meses em cadelas.

O ideal, após iniciar esse método, é usar outro método (por exemplo preservativo) ou abstinência sexual por 7 dias apenas. Trinta dias após a injeção, o medicamento já está fazendo efeito.

Segundo a veterinária, a maneira mais eficiente e segura de prevenir a gravidez indesejada em cachorras é com a castração.

Estudos constatam que de 10 cadelas tratadas com anticoncepcionais, nove desenvolveram piometra (infecção de útero) que pode levar o animal a morte. As alterações uterinas também foram constatadas em gatas que usaram a medicação.

Após a aplicação do produto, o retorno ao cio normal ocorre em média após 10 meses (podendo variar entre 5 e 22 meses). Entretanto, recomenda-se acasalar as fêmeas apenas depois do segundo cio normal após a aplicação do produto.

Anticion® é indicado como inibidor do estro em cadelas e gatas nas seguintes condições: - Quando uma possível gestação acarretar risco de morte para o animal; - Quando houver riscos cirúrgicos para uma ovariohisterectomia; - No caso de ninhadas indesejadas.

O cio propriamente dito, que é a fase de estro, tem duração média de quatro a 12 dias, dependendo da fisiologia de cada pet.

Período fértil da cadela
Apesar de ser muito comparada com a menstruação feminina, o cio tem algumas particularidades: a cachorra só pode engravidar enquanto está nesta fase e, diferente da menstruação, o cio não ocorre em ciclos mensais, e sim em períodos que podem variar entre 6 e 8 meses.

A injeção anticio não deve ser aplicada em qualquer momento. Não é após a cruza e nem quando a fêmea entra no cio.

Pegue uma dobra de pele na região do pescoço; Posicione a injeção paralelamente ao corpo do pet; Introduza alguns centímetros da agulha na pele.

Tutores estão comprando injeções anti cio para evitar que gatas e cadelas tenham filhotes. O problema é que esse método causa tumores e câncer nas mamas e no útero das fêmeas. A droga custa em média R$ 6.

Como aplicar injeção intramuscular em cachorro

  1. Recomenda-se perfurar a coxa, entre o quadril e o joelho.
  2. É preciso ter em mente a localização do osso para não perfurá-lo.
  3. Quando perfurar, introduza a medicação lentamente, ao longo de aproximadamente 5 segundos.

Então, se você quer saber quantos dias depois do cio a cadela pode cruzar, a resposta é: entre 5 a 15 dias após o proestro. Para identificar o momento correto, fique de olho nas mudanças em relação à etapa anterior. No estro, o edema vulvar se torna mais discreto, e a cachorra já não tem mais sangramentos.

Normalmente, o fim do cio acontece com cerca de três a quatro semanas após o início do sangramento. O mais importante aqui é prestar atenção no fim do estro, quando o comportamento da cadela deixará de ficar mais agitado, a vulva volta ao tamanho natural e não haverá mais sangramento.

Nas cadelas, ele pode ser dividido em quatro fases: anestro, proestro, estro e diestro.

Se você não sabe quanto tempo dura o cio da cadela e não tem a intenção de permitir a cruza, o veterinário diz que a única maneira de evitá-la é manter macho e fêmea afastados. Outros métodos, como o uso de fraldas nas fêmeas, são ineficazes, e dependendo de como são usados, colocam em risco a saúde da cadela.

De maneira geral, a cadela precisa cruzar apenas uma vez para ficar prenha. Só que isto não pode ser considerado como uma regra geral, pois muitas cadelas não ficam prenhes com apenas um cruzamento.