Quando aplicar a lei dos senos e cossenos?

Perguntado por: ajordao . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

A aplicação dessa lei é específica para o triângulo acutângulo (possui todos os ângulos agudos, menores que 90°), o triângulo obtuso (possui um ângulo interno obtuso, maior que 90º), entre outros.

A lei dos cossenos é aplicável quando são conhecidos os três lados de um triângulo e procura-se a medida de um ângulo ou quando dois lados e o ângulo entre eles são dados, mas busca-se o terceiro lado.

O seno, o cosseno e a tangente relacionam as medidas dos lados de um triângulo retângulo com as medidas de seus ângulos. Seno, cosseno e tangente relacionam as medidas dos lados de um triângulo retângulo com as medidas de seus ângulos. São chamados de relações trigonométricas ou razões trigonométricas.

Seno, cosseno e tangente são divisões realizadas entre as medidas de lados de um triângulo retângulo. Elas podem ser usadas para relacionar essas medidas de lados a medidas de ângulos, formando um estudo conhecido como Trigonometria. Essas divisões são conhecidas como razões trigonométricas.

A demonstração da lei dos senos é feita com base em trigonometria básica e envolve a construção de uma das alturas de um triângulo qualquer. A trigonometria básica relaciona as medidas de lados de triângulos retângulos às medidas de seus ângulos, por meio das razões seno, cosseno e tangente.

Neste vídeo, fazemos uma simples demonstração da Lei dos cossenos. Versão original criada por Sal Khan.

O valor de s e n o 105 ° é: 6 4 6 + 3 4 6 + 2 4 2 4 1 2.

Entre elas, as três mais importantes são: seno, cosseno e tangente. Elas podem ser estabelecidas e aplicadas na trigonometria do triângulo retângulo.

sen60° = sen2·30° = 1/2·1/2 = 1/4. Entretanto, observe que o seno de 60° não é igual a 1/4.

As razões trigonométricas são capazes de relacionar os lados com os ângulos de um triângulo retângulo. Se não fosse por elas, só seria possível construir o que conhecemos como relações métricas. Antes de definir as razões trigonométricas, é importante conhecer a nomenclatura dos lados de um triângulo retângulo.

Em outras palavras, o seno de um ângulo é igual ao cosseno de seu complementar.

Podemos perceber as funções trigonométricas em várias aplicações interessantes do nosso dia a dia, sendo o modelo matemático de vários fenômenos periódicos, como o movimento das marés e dos pêndulos, em medicina a pressão sanguínea do coração, na música as ondas sonoras, na astronomia o movimento dos planetas.

Dado um ângulo de medida x, a função cosseno é a relação que associa a cada xR$ o número real cos(x). Esta função é denotada por f(x)=cos(x) ou y=cos(x).

O Seno de qualquer ângulo é o valor que encontramos ao dividir o seu cateto oposto pela hipotenusa.

igual a 1

Ou seja, o máximo valor que sen (x) pode assumir é igual a 1 e o mínimo valor é -1! A função seno nunca ultrapassará estes valores! Isso se explica porque o raio do ciclo trigonométrico é igual a 1, assim, torna-se impossível com que a função seno possua um valor acima de +1 ou abaixo de -1.

Quando conhecemos dois de seus lados, é possível encontrar o terceiro lado pelo teorema de Pitágoras. Essa relação diz que a soma do quadrado dos catetos é sempre igual ao quadrado da hipotenusa.

Seno e co-seno de ângulos notáveis (0°, 30°, 45°, 60° e 90°)

X90º
sen x01
cos x10

O nome seno vem do latim sinus que significa seio, volta, curva, cavidade. Muitas pessoas acreditam que este nome se deve ao fato de o gráfico da função correspondente ser bastante sinuoso.