Quando aperto o bico da mama sai uma massinha branca?

Perguntado por: earruda . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 8 votos

Essa massinha branca no "bico do peito" pode ser apenas o acúmulo de uma "pelezinha" que sai dessa região de tempos em tempos.

São eles: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço.

Isso se deve devido à regulação hormonal oscilante nestes períodos. O líquido percebido pode também ser uma secreção normal dos ductos mamários. Este líquido está normalmente presente nos seios das mulheres, e pode ser confundido como leite por algumas mulheres.

A secreção mamilar associada ao câncer de mama (CA de mama) geralmente é a unilateral, espontânea e de coloração transparente, podendo também ser rosada ou avermelhada devido à presença de hemácias.

A assimetria mamária é muitas vezes confundida com um sintoma de câncer, pois a diferença de tamanho das mamas pode estar associada ao câncer. As assimetrias mamárias são muito comuns, principalmente na fase em que as mamas estão se formando.

No câncer de mama avançado, a dor pode estar relacionada com o tratamento ou com a própria doença. A dor não é a mesma para todas as pessoas. Mesmo entre pacientes em estágios semelhantes da doença, a intensidade da dor pode variar.

Ao contrário do que muita gente pensa, não existe um exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. Ou seja, não há um teste único, capaz de revelar tumores malignos presentes em qualquer parte do organismo.

Como eu sei que estou grávida? Conheça os principais exames

  1. Beta HCG. Trata-se de um exame de sangue capaz de detectar a gravidez logo no início, com cerca de 5 dias de atraso menstrual. ...
  2. Teste de farmácia (urina) ...
  3. Ultrassonografia do útero (ultrassom obstétrico)

O seu corpo na 26ª semana de gravidez
Algumas mulheres notam uma secreção de cor amarela, pegajosa, que sai pelo mamilo. Chama-se colostro e é o primeiro leite que se prepara para sair dos seus seios. Em muitas mulheres o colostro sai até o momento do parto.

O colostro é o primeiro leite que seu seio produz, ainda antes mesmo do seu bebê ter nascido. O colostro já é produzido a partir de 16 semanas de gestação. Algumas mulheres podem começar a vazar um pouco de colostro pelos seios por volta de 28 semanas. Não se preocupe se isto lhe acontecer – é perfeitamente normal.

Sinais de alerta no autoexame das mamas

  1. Nódulos em uma ou ambas as mamas. Durante a realização do autoexame, muitas mulheres se deparam com pequenos caroços, em uma ou ambas as mamas. ...
  2. Nódulo na axila ou clavícula. ...
  3. Alterações na pele dos seios. ...
  4. Alterações de formato e tamanho. ...
  5. Secreção do mamilo.

A secreção na mama acontece quando os ductos mamários se enchem de algum tipo de líquido e extravasam essa substância para o meio externo. Essa é uma resposta natural do corpo feminino, visto que o mamilo é considerado um órgão excretor.

O mamilo é considerado um órgão secretor, o que significa que a secreção mamária é normal e muitas vezes ocorre sem que a mulher perceba. Ela funciona como um processo de autolimpeza, onde os ductos mamários secretam líquidos para eliminar as células velhas.

Os sinais e sintomas do câncer podem variar, e algumas mulheres que têm câncer podem não apresentar nenhum desses sinais e sintomas. De qualquer maneira, é recomendável que a mulher conheça suas mamas, e saiba reconhecer alterações para poder alertar o médico.

O câncer da mama inicial geralmente é assintomático, ou seja, você não percebe nenhum sintoma ou sinal. Este tipo de câncer é normalmente descoberto em exames (mamografia, ultrassom ou ressonância magnética). Quando o câncer de mama apresenta sintomas é porque já existe um tumor normalmente com mais de um centímetro.

A dor constante no bico do peito não é normal e deve ser investigada. Porém, na maior parte das vezes, está relacionada ao período menstrual ou ao estímulo local, por exemplo, não tendo relação com malignidade.