Quando aperto o bico da mama sai um líquido branco?

Perguntado por: afogaca . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.7 / 5 11 votos

A saída de líquido branco dos seios pode ser considerada uma situação normal quando a mulher está no início da gestação - às vezes sem nem saber que está grávida - ou então, após o período de amamentação. Isso se deve devido à regulação hormonal oscilante nestes períodos.

Uma secreção no mamilo normal costuma ser um líquido ralo, turvo, esbranquiçado ou quase transparente. No entanto, a secreção pode ter outras cores, como cinza, verde, amarelo ou marrom. Secreção sanguinolenta é anormal.

O mamilo é considerado um órgão secretor, o que significa que a secreção mamária é normal e muitas vezes ocorre sem que a mulher perceba. Ela funciona como um processo de autolimpeza, onde os ductos mamários secretam líquidos para eliminar as células velhas.

É normal sair colostro no início da gravidez? O corpo da mulher passa por muitas mudanças na gestação, e as mamas são uma delas, por isso é normal que vaze líquido dos seios neste período. Em alguns casos, o colostro pode vazar em um período antes mesmo do final da gestação.

A partir do final do primeiro mês de gravidez, seus seios começam a se transformar em órgãos produtores de leite. Durante esse período, seus ductos mamários aumentam em número e complexidade, e começam a se ramificar formando um sistema de alimentação cada vez mais intrincado.

Os mais comuns que podem indicar gestação são:

  1. Atraso na menstruação;
  2. Enjoos e vômitos;
  3. Sensibilidade e aumento das mamas;
  4. Aumento da frequência urinária.

Essa secreção pode ser pegajosa ou aquosa, leitosa, amarelada, esverdeada ou sangrenta. Muitas vezes, é causada por uma condição benigna. Outras possíveis causas podem ser abcessos, efeitos do uso da pílula anticoncepcional, infecção mamária, distúrbios endocrinológicos ou lesão na mama.

O aumento da sensibilidade nos mamilos pode ser um sinal de gravidez para algumas mulheres. E com a gravidez, os mamilos e as auréolas podem eventualmente escurecer.

Nesse momento o útero estará sofrendo profundas modificações para receber o futuro embrião em desenvolvimento. Ele está sendo preparado para abrigar o futuro bebê. O revestimento interno do útero (chamado de endométrio) torna-se espessado e ricamente vascularizado, sob a ação dos hormônios produzidos pelos ovários.

Hoje, para isso, usamos medicação, estímulo com bomba e também medicação fitoterápica. É uma espécie de tratamento que deve começar seis meses antes de o bebê chegar. No entanto, é importante afirmar que, como preparamos o corpo dessa mulher com uma indução com hormônios, nem todas podem passar por esse processo.

Nos primeiros dias após a fecundação pode também surgir uma sensação de “barriga inchada” que corresponde a leves cãibras abdominais (dor de barriga). Por isso, é normal sentir cólicas no início da gravidez que se assemelham às dores do período menstrual.

8 sinais de gravidez antes do atraso e como confirmar

  1. Náuseas e vômitos. ...
  2. Tontura e sono excessivo. ...
  3. Aumento dos seios. ...
  4. Mudanças repentinas de humor. ...
  5. Pequeno sangramento vaginal rosado. ...
  6. Aumento da frequência urinária. ...
  7. Cólica abdominal. ...
  8. Atraso menstrual.

São eles: retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja; saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã; vermelhidão da pele da mama; pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço.

Cisto mamário espesso: ele contém um líquido espesso, parecido com a textura de uma gelatina. Cisto mamário sólido: seu interior é composto por uma massa dura.

Dores de cabeça frequentes, muitas vezes com vômitos. Alterações na visão ou mudanças repentinas de comportamento. Perda de apetite ou perda de peso não planejada. Aparecimento de pintas novas ou manchas na pele, que mudam de tamanho, forma ou cor.

Você pode sentir nódulos no tecido mamário onde antes não existia nenhum. Porém, lembre-se que os nódulos nos seios sempre precisam ser verificados pelo seu médico, inclusive durante a gravidez, quando as mudanças nos seios são normais. Um nódulo vermelho e sensível que pode ser causado por um ducto lactífero entupido.

Corrimento no início da gravidez é normal
Segundo a médica, nos primeiros dias de gravidez, a ação do estrogênio provoca muitas mudanças no corpo da mulher e o aumento na lubrificação vaginal é uma das principais. “É muito comum a mulher apresentar um corrimento branco, de aspecto leitoso e mais abundante”, descreve.

Na 2ª semana de gravidez você também não sente absolutamente nenhum sinal ou sintoma de gravidez. E o motivo é o mesmo, você ainda não está realmente grávida.

Mas, pode-se dizer que a melhor data para começar a fazer os testes de gravidez é a partir do 16º dia após a ovulação e a relação sexual, de acordo com os dias de fase lútea para que aconteça o atraso. A grande maioria das mulheres tem fase lútea de aproximadamente 12 a 16 dias.

Logo no início da gestação, a mulher pode sentir cólicas muito semelhantes às da TPM e da menstruação. Porém, elas ocorrem mais abaixo do estômago ou próximas da lombar. No caso da gravidez, essas dores podem ser mais frequentes e persistirem por várias semanas, até mesmo depois do atraso menstrual.