Quando aperto minha barriga sinto uma bola?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.7 / 5 19 votos

A hérnia abdominal é caracterizada pela presença de um inchaço ou caroço na barriga, o chamado saco herniário. É o sinal de que o intestino está rompendo uma musculatura. Não é raro que esse rompimento seja assintomático e, dependendo do caso, pode fazer com que o saco herniário varie de tamanho.

"O mais comum nos casos de dor nessa região é uma hérnia umbilical. Alguns sinais podem apontar para esse diagnóstico, como identificar que o umbigo que ficou um pouquinho saltado para fora, o que caracteriza uma hérnia", explica o gastroenterologista.

O sinal mais frequente de que possa existir uma hérnia é o aparecimento de um “caroço” (uma elevação ou abaulamento) na área afetada. Assim, pode-se observar uma protuberância na região inguinal, quando a hérnia se localiza na virilha, na região epigástrica ou no umbigo, principalmente ao realizar esforços.

O principal entre os sintomas de hérnia na barriga é o aparecimento de uma protuberância externa na região abdominal.
...
Outros possíveis sintomas de hérnia na barriga são:

  • Dores localizadas no abdômen, pélvis ou virilha;
  • Inchaço da região abdominal;
  • Vermelhidão da pele no local afetado;
  • Náuseas e vômitos.

Quais são os sintomas de gases na gravidez? O excesso de gases na gestação se manifesta habitualmente como um aumento da necessidade de arrotar e de soltar flatos (pum), sensação de abdômen distendido, sensação de gases movendo-se nos intestinos e cólicas abdominais.

É um inchaço em parte da área da barriga (abdómen). Considerações gerais: Geralmente, uma massa abdominal é encontrada durante um exame físico de rotina. Na maioria das vezes, a massa desenvolve-se lentamente e pode não ser sentida pela pessoa.

Em geral, a hérnia pode manifestar-se sem causar nenhum sintoma, dificultando o diagnóstico, mas dentre os principais sintomas da hérnia estão: Dores intensas, intermitentes ou contínuas; Protuberância na região abdominal; Vermelhidão no local.

dor ou desconforto abdominal, como gases ou cólicas; perda de peso sem razão aparente; cansaço, fraqueza e anemia. Quando a doença está no início, não é comum a ocorrência de sintomas, por isso é importante a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença.

Nos primeiros dias após a fecundação pode também surgir uma sensação de “barriga inchada” que corresponde a leves cãibras abdominais (dor de barriga). Por isso, é normal sentir cólicas no início da gravidez que se assemelham às dores do período menstrual.

Localização do bebê dentro do saco gestacional em relação à placenta sendo que, para ser menina, o embrião deve estar fixado do lado esquerdo de onde será a futura placenta. Agora, para ser considerado do sexo masculino, o embrião deve estar do lado direito do local onde se formará a placenta.

Sim, dores no pé da barriga podem ser sinal de gravidez. Porém, as famosas dores no “pé” da barriga ou baixo ventre, podem ter outros motivos além de ser um dos indícios de uma gestação inicial1. As dores ou mesmo as cólicas podem aparecer após a ovulação e também em outras situações como a TPM por exemplo.

Os lipomas são nódulos benignos constituídos por gordura, que se situam habitualmente debaixo da pele. Afetam cerca de 1 em cada 100 pessoas e podem desenvolver-se em diferentes partes do corpo. Na maioria dos casos não geram sintomas, mas podem ainda assim ser removidos.

Por ser a hérnia aparente somente quando a pressão abdominal se eleva, o paciente deve ser examinado em pé. Caso a hérnia não seja palpável, o paciente deve tossir ou fazer a manobra de Valsalva enquanto o médico faz a palpação da parede abdominal (com a inserção de um dedo no canal inguinal nos homens).

O paciente com hérnia deve estar atento a alguns sintomas. “Entre eles dor intensa e aumento de volume mais acentuado no local da hérnia. Ainda sintomas de obstrução do intestino, vômitos e distensão abdominal podem estar presentes.

Dor. Assim como a sensação de desconforto, a hérnia abdominal também causa dor na região do abdômen, devido à formação do orifício na parede abdominal e o seguido deslocamento dos órgãos que provoca a hérnia. A dor pode ser maior em alguns momentos, quando há a compressão dos órgãos no espaço da parede abdominal.

Um dos sintomas que indicam a presença de uma hérnia umbilical é o aparecimento de uma saliência indolor e maleável próximo ao umbigo do indivíduo. Na maioria dos casos, essa protuberância só pode ser observada quando a pessoa faz algum tipo de esforço, como levantar peso ou tossir.

Qual o perigo de uma hérnia abdominal? O maior risco em uma hérnia abdominal é o encarceramento do conteúdo do saco herniário, que pode levar ao estrangulamento e consequente necrose do tecido. É uma das grandes causas de abdome agudo obstrutivo na emergência.

Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez. O corrimento cor-de-rosa é um vestígio de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e pelo seu deslocamento até o útero. Esse corrimento, geralmente, ocorre minutos após a relação ou até 3 dias depois do contato íntimo.

E tem mais: a medida que o útero vai crescendo, ele pressiona o intestino, o que também contribui para seu mau funcionamento. Além disso, as gestantes absorvem mais líquido do intestino, fazendo com que as fezes fiquem ressecadas e mais difíceis de serem eliminadas.