Quando aparece que nenhum benefício foi encontrado?

Perguntado por: dcoutinho . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

O que acontece quando a perícia está sem resultado? Em muitos casos, ao fazer a consulta ao resultado o trabalhador verá a mensagem “Nenhum benefício encontrado para consulta”. Quando essa resposta aparece para um segurado que fez perícia, é grande a chance de que exista alguma pendência no cadastro.

Você pode realizar a consulta pelo site meu.inss.gov.br e clicar em consultar pedido para saber se foi indeferido ou deferido.

O resultado aparece a partir das 21h do mesmo dia que foi feita a perícia. Mas caso não apareça, pode ser que alguma informação ou documento esteja faltando. Nesses casos, você pode entrar em contato com o INSS pelo 135.

Em muitos casos, ao fazer a consulta ao resultado o trabalhador verá a mensagem “Nenhum benefício encontrado para consulta”. Quando essa resposta aparece para um segurado que fez perícia, é grande a chance de que exista alguma pendência no cadastro.

A consulta da situação do benefício na CAIXA pode ser realizada pela central de atendimento CAIXA, 111, opção 7, ou 0800 726 0207, opção 7. No App CAIXA Trabalhador é possível verificar a situação da parcela do benefício, a data da última prova de vida realizada e o calendário de pagamentos .

Na verdade, de acordo com o Regulamento da Previdência Social (Decreto 3.048/1999), esses 45 dias se referem ao tempo estipulado para a implantação do benefício.

60 dias para dar andamento ao requerimento em análise
De acordo com a Lei nº 9.784/1999, a administração federal tem o prazo de 30 dias para decidir qualquer requerimento. Contudo, este prazo pode ser prorrogado por mais 30 dias.

Segundo o acordo, para as aposentadorias e BPC/LOAS o prazo é de 90 dias. Nos casos de pensão por morte, auxílio reclusão e auxílio-acidente o prazo é de 60 dias. Para a aposentadoria por incapacidade permanente e para o auxílio por incapacidade temporária o prazo estabelecido é de 45 dias.

Caso você não tenha recebido a carta ainda ou tenha perdido o documento, é possível fazer uma consulta pela internet ou nas agências do instituto. Outra possibilidade é alguém com uma procuração ir até a agência do INSS para retirar o documento em seu nome.

O primeiro passo para saber se seu benefício está bloqueado é não receber o pagamento na data prevista. Você pode conferir o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil e verificar se o pagamento já foi realizado.

Benefício em análise é um status que indica que o seu requerimento está aguardando a avaliação do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Na fila de espera para ser analisado! O prazo fixado por lei para a análise de qualquer benefício é de 45 dias.

Quando existem incoerências nas informações o concedimento do direito ao benefício é paralisado. Após fazer as devidas verificações das pendências, o acerto pós-perícia pode ser acompanhado por meio do Meu INSS na opção “Agendamentos/ Solicitações”.

O serviço está entre aqueles que aparecem em destaque ao acessar o Meu INSS, basta rolar a tela até “Outros Serviços” e verificar as opções. Ao clicar para ver o resultado, caso a decisão tenha sido tomada, o site informará se o pedido foi concedido ou indeferido.

Ou seja, 5 dias após o envio dos documentos, o INSS deve liberar o resultado da perícia ou o próprio benefício se você tiver sido aprovado. Entretanto, este prazo nem sempre é cumprido pelo INSS. Há casos de contribuintes que estão aguardando o acerto pós-perícia há mais de 4 meses.

Mas o que isso significa na prática? De acordo com o Ministério da Cidadania, isso simplesmente quer dizer que você ainda não está na folha de pagamento para entrada no projeto em questão.

na prática de acordo com o ministério da Cidadania isso simplesmente quer dizer que você ainda não está na folha de pagamento.