Quando aparece a linha na barriga de grávida?

Perguntado por: zcalixto . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

Ela geralmente aparece no quinto mês de gestação nas primigestas e em gestações subsequentes pode aparecer desde o primeiro trimestre e acomete cerca de 90% das gestantes! O seu desaparecimento é natural após o parto, mas pode levar até 1 ano para que isso aconteça em alguns casos”, esclarece Dra.

1. Massagear a barriga. Passar as mãos na barriga e sentir que há uma pessoa crescendo ali dentro é, sem dúvidas, algo emocionante para mamães, papais e familiares próximos. O que nem todo mundo sabe é que esse toque carinhoso é benéfico também para o próprio bebê.

Os mais comuns que podem indicar gestação são:

  1. Atraso na menstruação;
  2. Enjoos e vômitos;
  3. Sensibilidade e aumento das mamas;
  4. Aumento da frequência urinária.

Normalmente, você pode descobrir o sexo do seu bebê por meio de ultrassom, que pode ser realizado entre a 18º e 20º semana. O técnico de ultrassom vai examinar a imagem do bebê, analisando os órgãos genitais em busca de diferentes características que sugiram se tratar de um menino ou menina.

De modo geral, as diferenças entre o feto masculino e o feminino variam de acordo com cada gestação. Em muitos casos, o bebê do sexo masculino apresenta maior peso e comprimento, porém isso não é uma regra. Além disso, não há interferência em formato da barriga ou “desejo” da grávida, por exemplo.

A 1ª das 12 semanas da gravidez tem a sonolência mais forte. Isso porque o corpo sofre mais alterações nessa fase, como o pico hormonal e o crescimento da placenta. É comum que algumas gestantes apresentem queda da pressão arterial, o que também traz a sensação de fadiga.

Náuseas, enjoos e azias
No primeiro trimestre da gestação, náuseas e enjoos são bastante comuns por causa dos altos níveis de estrogênio, progesterona e hCG no organismo. Em média, 80% das gestantes apresentam tais sintomas até a 12ª semana de gestação.

Dizer que o visual da barriga informa o sexo do bebê (se for menina, a barriga é mais alta e se for menino, é mais baixa) é um grande mito. O que define se a barriga da mulher vai ficar mais alta ou baixa é o formato e condição do corpo da gestante.

Faça carinhos e massagens na barriga
Sempre que possível, acaricie sua barriga por toda sua extensão. Estudos científicos já demonstraram que o feto pode ser capaz de sentir e reagir ao toque da mãe.

A resposta para sua pergunta: grávida pode usar roupa apertando a barriga, é não. O uso de peças apertadas não é recomendado para gestantes, pois pode prejudicar tanto a saúde da mamãe quanto do bebê.

A verdade é que o bebê já está se mexendo muito antes de você sentir. Perto da 7ª semana de gestação, os nervos já se desenvolveram e a partir da 12ª semana, o feto passar a chupar o dedo. Depois da 20ª semana, ele começa a se mexer livremente no líquido amniótico.

O exame de sangue consegue detectar a gravidez já nos primeiros dias, enquanto o teste de farmácia pode demorar um pouco mais para apresentar o resultado correto (3 semanas de gravidez, aproximadamente).

Além de um sangramento leve, a gravidez inicial também pode causar algum desconforto na parte inferior do abdômen (pé da barriga) ou uma sensação de inchaço abdominal, parecendo-se muito com os sintomas pré-menstruais.

Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez. O corrimento cor-de-rosa é um vestígio de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e pelo seu deslocamento até o útero. Esse corrimento, geralmente, ocorre minutos após a relação ou até 3 dias depois do contato íntimo.