Quando alguém tem um dom?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Quando se fala que alguém tem um dom, quer dizer que a pessoa nasceu com uma habilidade incrível.

O dom da vida é o bem mais precioso de que Deus nos dotou. Esse dom não se esgota no tempo e no espaço. Pelo contrário, é ad aeternum, para toda a eternidade, e é também, a mais clara demonstração do amor que Ele tem por todas as suas criaturas. O dom da vida não se manifesta por acaso.

Uma pessoa nasce com o dom. Já o talento se aprende e é desenvolvido. O caminho para melhorar o talento pode ser muito mais complicado do que para aqueles que tem o dom. Sobretudo, existe alguns passos universais que é preciso trilhar para desenvolver o seu talento, independente de qual seja.

A fé é um dom sobrenatural que Deus concede gratuitamente ao homem. Considerando que a livre iniciativa de Deus pede a livre resposta do homem, podemos entender que a fé é também um ato autenticamente humano. Na fé, a inteligência e a vontade humanas cooperam com a graça divina.

Todo mundo tem um dom para desenvolver e condições para aprimorá-lo. Deus além de nos dar os dons, nos deu o caminho para desenvolvermos as nossas qualidades. A real finalidade de um dom não é se vangloriar na própria virtude, mas glorificar a Deus.

A palavra “dom” vem do latim e significa donu. Quer dizer dádiva, presente. É a capacidade que algumas pessoas têm para o desempenho de determinadas tarefas de forma fácil e natural, mas que para a maioria das pessoas apresenta certo grau de dificuldade.

O DOM oferece um modelo de representação e interação do documento HTML ou XML. Esse modelo se estrutura em formato de árvore, com vários galhos que indicam diferentes elementos da página. Quando esse modelo é alterado através da linguagem de script, se altera a página da web — seja sua estrutura, estilo ou elementos.

O Modelo de Documento por Objetos (do inglês Document Object Model - DOM) é uma convenção multiplataforma e independente de linguagem de programação, fiscalizada pela entidade World Wide Web Consortium (W3C), para representação e interação com objetos em documentos HTML, XHTML e, XML.

Para descobrir qual é o seu talento secreto, some os números do dia do seu nascimento até chegar a um algarismo de 1 a 9. Por exemplo: quem nasceu no dia 15 deve somar 1 + 5 para chegar a um resultado - no caso, 6. Já quem nasceu no dia 29 deverá somar 2 + 9 = 11 e, em seguida, 1 + 1 = 2, que será o número final.

Dentre os dons existentes, podem ser citados como exemplos: dom da sabedoria, dom do conhecimento, dom do discernimento dos espíritos, dom da fé, dom da cura, dom da operação de milagres, dom da profecia, dom da variedade de línguas e dom da interpretação de línguas.

Existem duas possibilidades que escuto muito:

  1. – Criatividade: a maioria das pessoas diz que não pode fazer música porque não se sente criativa. ...
  2. – Coordenação motora: para muitos, tocar rápido é a verdadeira habilidade que se tem que possuir para conseguir ser músico.

Talento é toda a habilidade, capacidade, que nasceu com você e, por definição, trata-se especificamente de características físicas e ou mentais; enquanto que, Dom é toda habilidade, capacidade, que você recebe depois de seu nascimento e essas são tanto físicas e mentais como espirituais.

Na vocação, você precisa ter coragem para saber o que realmente quer, pois todo vocacionado é corajoso e vai à luta de peito aberto. Já o talento precisa de tempo, esforço e muita dedicação para dar bons frutos, além de olhos sensíveis para ser reconhecido.

Escreva em seu diário o que você precisa fazer para desenvolver esse dom. Reconheça os dons espirituais nas pessoas ao seu redor. Ao fazê-lo, registre o que aprendeu. Você pode perguntar a essas pessoas como elas desenvolveram esses dons ou como elas os usam para ajudar e servir ao próximo.