Quando alguém te provoca o que fazer?

Perguntado por: smartins . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

As provocações costumam piorar quando causam reações raivosas, portanto, reagir de forma tranquila e indiferente é uma boa ideia. Em vez de começar a chorar ou gritar com a outra pessoa, tente reagir da forma mais discreta possível, isso vai mostrar que você não está com medo e não liga para o que está sendo dito.

Este comportamento pode estar relacionado com baixa autoestima a fazendo flertar para sempre receber uma confirmação de desejo, ou também, pode ser visto como uma forma de sabotar seu relacionamento por algum medo (inconsciente ou não) que a faz temer intimidade. A psicoterapia poderá ajudar nestas questões pessoais.

Ignore-o durante a provocação para desestabilizá-lo.
Ao cruzar com ele, olhe reto e finja não ouvir nada do que for dito. Se tiver um fone de ouvido, ouça algumas músicas e siga com sua vida. Não demonstre medo e nunca olhe na direção dele, mesmo quando ele não queira provocá-lo.

Algumas vezes, a melhor forma de manter a calma é se afastar — portanto, quando a pessoa agir de forma particularmente irritante e você sentir que está prestes a explodir, retire-se do ambiente e dê uma volta no quarteirão, vá ao banheiro, ou compre alguma coisa para comer.

Dicas

  1. Para melhorar, mantenha a voz calma, a postura ereta e olhar direto.
  2. Seja sincero e honesto. Se você mentir, será descoberto e, consequentemente, ridicularizado.
  3. Tenha paciência. Nem sempre conseguimos dar uma boa resposta imediatamente. Se não souber o que responder, fale pausadamente e devagar.

O que não faltam na língua portuguesa são formas de xingar disparando palavras com um verniz de erudição contra o alvo da vez. Você pode trocar estúpido por acéfalo, por exemplo. Se quiser dizer que alguém de ladrão, pode falar que é um amigo do alheio. A quem é traiçoeiro, chame de insidioso.

Algo direto e objetivo assim pode ajudar nesse tipo de situação. Evite ser vago. Não diga que a pessoa é maldosa, por exemplo, porque isso não deixa claro qual foi a atitude negativa cometida por ela. Seja específico e diga que não gostou quando ela zombou de você na frente dos outros, por exemplo.

Como reagir à agressão verbal?

  1. Chumbo trocado, não! Ao ser verbalmente agredido, jamais reaja da mesma maneira, não revide ou “dê o troco” de forma igualmente agressiva. ...
  2. Conte até dez. E se precisar, conte até 100. ...
  3. Valorize ideias e opiniões. ...
  4. Evidencie a agressão verbal. ...
  5. Busque um lugar tranquilo e dê espaço.

Difamar - atribuir fato negativo que não seja crime. Injuriar - atribuir palavras ou qualidades negativas, xingar. Caluniar -é dizer de forma mentirosa que alguém cometeu crime. Para a ocorrência do crime decalunia é essencial que haja atribuição falsa de crime.

Sentimento de inferioridade.
Quando a autoestima não é sólida e há um ego forte, é possível que a pessoa se sinta ofendida com tudo. Acredita que os outros gostariam de lembrá-la constantemente de que ela é inferior. No entanto, é o seu complexo que a faz se sentir assim.

Sabendo lidar com pessoas tóxicas

  1. Crie Limites. A relação com uma pessoa tóxica deve ser reconhecida e desestimulada, porque mesmo durante o tratamento, ainda é possível não perceber os limites de aceitação do outro. ...
  2. Necessidade de ajuda. ...
  3. Reconheça as relações de poder. ...
  4. Não revide com o mesmo veneno.

1 – Quando os dois são muito parecidos mesmo
A verdade é que nos sentimos melhor quando estamos ao lado de alguém que se parece conosco e, em termos de relacionamento, tendemos a nos sentir mais seguros em longo prazo se vivemos ao lado de alguém com quem sejamos mais parecidos.

Tente ter empatia pela pessoa.
Você pode encarar a situação pelo ponto de vista dela para manter a compostura. Imagine outra perspectiva por um segundo e tente entender por que a pessoa é tão irritante. Tenha empatia e mostre compaixão para manter a calma.

Primeiro de tudo pare e lembre-se desacelerar agora é muito importante, não tenha pressa em responder. Na pressa apenas endurecemos mais as situações e a nós mesmos. Observe a pessoa, traz um interesse para aquele ser humano ali na sua frente.

7 dicas de como lidar com pessoas difíceis na prática

  1. Desenvolva inteligência emocional. ...
  2. Tenha empatia e compreensão. ...
  3. Aceite as diferenças. ...
  4. Evite discussões. ...
  5. Saiba impor limites. ...
  6. Não se deixe contaminar. ...
  7. Foque em encontrar soluções. ...
  8. Indique ajudar quando necessário.

A irritabilidade pode ter muitas causas. As principais são: Stress: viver um período stressante, tal como perder um emprego ou romper uma relação, pode fazer alguém sentir-se mais irritado do que o habitual. As fases complicadas da vida deixam os nervos à flor da pele e tornam mais difícil controlar as emoções.