Quando alguém nos faz mal?

Perguntado por: lfreitas . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

As pessoas tóxicas têm o dom de fazer com que você sinta muita gratidão por elas e aja como um eterno devedor. Mesmo quando te machucam – e elas vão te machucar –, são convincentes ao afirmarem que tudo o que fizeram foi para o seu bem, mas que sua infinita insensibilidade não te deixou perceber.

“Podemos relacionar centenas de tipos de pessoas tóxicas, cada uma com seus níveis de toxicidade. Porém, as mais comuns e mais presentes no nosso dia a dia são as agressivas, manipuladoras, controladoras, invejosas, mentirosas, negativas, pessimistas, as que julgam, as sem caráter e as ciumentas”, destaca.

A melhor forma de se proteger de quem o trata mal é não admitir este tipo de tratamento. Os vínculos emocionais são valiosos e devemos cuidar de nós mesmos, por isso é importante ignorar e se afastar das pessoas que são nocivas para a nossa autoestima.

Você merece ser tratado com respeito e precisa garantir que isso seja feito. Sempre que alguém o maltratar, converse com a pessoa e explique como deseja ser tratado dali em diante. Distancie-se do ofensor. Caso a mesma pessoa insista em maltratá-lo repetidas vezes, mantenha distância ou dê um fim ao relacionamento.

É a característica própria de pessoas manipuladoras, não confiáveis e que não se importam com os sentimentos ou interesses de outras pessoas.

Como você pode ajudar este perfil de pessoa

  1. Convide-a para uma conversa franca.
  2. Ajude-a a entender, que ter razão nem sempre é necessário.
  3. Ouça na essência o que ela tem a lhe dizer.

O tóxico, no geral, passa por certas situações que provocaram nele uma grande ira, impotência e frustração. Quem vive para se queixar, invejar os outros ou mostra traços de psicopatia, narcisismo ou sadismo, reprime estas emoções que procura processar prospectando-as em outros.

Elas têm a capacidade de manipular os outros, limitar suas ações e seu desenvolvimento pessoal, além de causarem, continuamente, emoções nocivas. Pessoas com essas características também tendem a criar complexidade desnecessária e dramatizam situações para se sobressaírem em relação às outras com quem convivem.

Uma maneira de fazer isso é estimulando boas práticas de cuidado com a saúde física e mental, dentro e fora da empresa. Por exemplo, exercícios para redução do estresse, orientações sobre como manter o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal etc.

Pessoas tóxicas costumam ser inseguras, incapazes e buscam aprovação. Por isso, ao identificar esse comportamento, busque estabelecer limites, deixe claro o que você gosta ou não, repreenda essa pessoa em caso de ciúme ou mesmo em situação de demonstrações de possessividade.

"As pessoas te tratam como lixo, te usam como objetos; e será sempre assim até o dia que você resolver mudar."

É possível que uma das causas desse comportamento tenha origem em nosso egoísmo. Nossos interesses poucos nobres, faz com que nos preocupemos apenas com nós mesmos. Esse modo egoísta de agir, está muitas vezes presente tanto na vida dos mais quanto menos virtuosos, ninguém está imune a ele!

Tornamo-nos presas das coisas a que nos apegamos, porque o apego nos faz mal. Por esse motivo, a morte, para muitas pessoas, acaba sendo uma tragédia, só de pensar nela. Somos tão apegados a essa vida, que nem conseguimos ter afeição pelas coisas eternas: “Eu quero ir um dia para o céu, mas daqui quinhentos anos!”.

Sendo assim, o mal é uma privação, uma falta, uma ausência. Ele não existe para as criaturas de Deus; o mal existe na medida em que “certos elementos não se harmonizam com outros” (Agostinho, 1987, p. 156).

SABE AQUELA FRASE: “Quem te faz mal pode até postar foto sorrindo, mas quem dorme em paz é você?” Então, ela é a MAIOR VERDADE DA VIDA.

Principais características de pessoas frias emocionalmente

  • Distanciamento emocional;
  • Falta de empatia e compaixão;
  • Timidez;
  • Introversão;
  • Dificuldade com intimidade;
  • Tendência a ser excessivamente crítico;
  • Isolamento social.