Quando alguém desconfia demais?

Perguntado por: oespinosa5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 7 votos

O que é o Transtorno de Personalidade Paranoide? Já demos a entender que o Transtorno de Personalidade Paranoide é justamente uma desconfiança em demasia das pessoas, mas profundamente discutindo o TPP é uma suspeição, descrença nas pessoas de forma generalizada, em que os motivos de quem age sempre são negativos.

Desconfiar de pessoas é normal, mas só enquanto isso não afeta de forma negativa sua maturidade, crescimento pessoal, bom senso, trabalho, estudos ou relações importantes. Se sua suspeita causa prejuízo em uma ou mais dessas áreas, você pode estar vivendo uma paranoia.

Em primeiro lugar, podemos descrever a desconfiança como um padrão de comportamento que apresenta certas características, como suspeitar, sem um motivo razoável, de estar sendo explorado, maltratado ou enganado pelos outros, preocupar-se com dúvidas infundadas acerca da lealdade ou confiabilidade de amigos, sócios ou ...

7 dicas para vencer a desconfiança e tornar-se uma pessoa mais segura

  1. Alinhe suas expectativas. ...
  2. Conheça os seus sentimentos. ...
  3. Invista no diálogo. ...
  4. Cuide de sua autoestima. ...
  5. Confie em seu par. ...
  6. Mantenha a Individualidade. ...
  7. Procure ajuda expecializada.

Quando alguém sempre se coloca no centro das atenções, se diz que essa pessoa é egocêntrica. Além da necessidade de permanecer debaixo dos holofotes, a pessoa egocêntrica se preocupa somente com a sua opinião e não costuma ter capacidade de sentir a dor do outro.

Você sabe o que é pistantrofobia? Poucas pessoas, realmente poucas pessoas, sabem o que significa pistantrofobia. Trata-se da nomenclatura técnica para o medo de confiar em outras pessoas.

5 dicas práticas de como voltar a confiar em alguém

  1. Tenha autoconfiança. É normal que, quando alguém erra com você, apareçam pensamentos do tipo: “eu sou muito ingênuo! ...
  2. Observe as atitudes. ...
  3. Estabeleça o diálogo. ...
  4. Seja confiável. ...
  5. Saiba que falhas futuras poderão acontecer.

Transtorno de personalidade paranoide é caracterizado por um padrão generalizado de desconfiança e suspeita injustificadas dos outros que envolve interpretar seus motivos como maliciosos. O diagnóstico é por critérios clínicos. O tratamento é com terapia cognitivo-comportamental.

O medo de de perder, de ser enganado ou simplesmente de passar por algum sofrimento, faz com que se olhe com desconfiança para o relacionamento. Esse sentimento envenena a relação, pois gera briga grande parte do tempo e cria um desconforto enorme à vítima, que por sua vez, se percebe desrespeitada e invadida.

Pratique atividades relaxantes. O estresse pode ser um dos principais fatores responsáveis pelos sentimentos e pensamentos paranoicos, portanto, os métodos de relaxamento são muito importantes. Tome um momento para relaxar quando começar a se sentir desconfiado.

O que é mania de controle? A pessoa controladora sente a necessidade de ficar de olho em tudo. Ela tenta manejar a vida alheia, oferecendo palpites aqui e ali ou fazendo escolhas pelos outros, principalmente no caso de filhos, cônjuges e amigos íntimos.

Thiago de Almeida, psicólogo da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em relacionamentos amorosos, verificou em uma pesquisa realizada com 45 casais que o ciúme desperta a infidelidade: quanto maior o ciúme maior será a infidelidade do parceiro, esse efeito é conhecido como autorealizador.

Sintomas do ciúme patológico ou doentio

  1. Controlar o parceiro (a);
  2. Fazer visitas “surpresa”;
  3. Checar e-mails, bolsas, telefone, contas do cartão;
  4. Telefonas inúmeras vezes ao dia;
  5. Implicar com a roupa do parceiro (a) e com seus amigos;
  6. Seguir o parceiro (a) ou até mesmo contratar um detetive.

Pratique a empatia
A ideia é se colocar no lugar da pessoa amada e tentar entender se ela dá motivos para desconfiança. Caso não haja razões concretas para isso, ponha a mão na consciência e analise se gostaria que desconfiassem de você.