Quando acordo não consigo pisar no chão?

Perguntado por: imoura . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Pode ser Fascite Plantar! A fáscia plantar é uma membrana composta por fibras de colágeno que recobrem a musculatura da sola do pé desde o calcanhar até a base dos dedos.

Portadores dessa condição podem apresentar também dificuldade para trazer a ponta do pé na direção da canela (movimento chamado de dorsiflexão). Sem tratamento, a dor pode se tornar crônica e provocar alterações na marcha, que revertem em lesões no joelho, quadris e coluna.

Isso ocorre porque quando estamos deitados dormindo, a musculatura fica relaxada e encurta assim como a fáscia plantar. Porém, ao acordar e dar a primeira pisada no chão, a fáscia irá esticar e causar uma dor intensa na sola do pé.

É comum o uso de antiinflamatórios não esteroides, como ibuprofeno e naproxeno, ou pomadas que aliviam a dor. Em casos mais graves, pode ser indicado o uso de corticoides, como dexametasona e metilprednisolona, além de infiltração no pé afetado.

POMADA MASSAGEADORA FISIO POWER 150g. Desenvolvido para ser utilizado nas massagens e aliviar dores decorrentes de má postura e esforço repetitivo, tendinite, bursite e outras inflamações localizadas como pernas, quadris, lombares, ombros e coluna, artrite, artrose, reumatismo, hérnia de disco.

Tratamento da fascite plantar
Em caso de suspeitas de fascite plantar, procure imediatamente um médico ortopedista.

Trabalhar a musculatura da sola do pé melhora sua sustentação e diminui a sobrecarga sobre a fáscia plantar. Por isso, é benéfico tirar os sapatos e andar descalço em casa, caso isso não provoque dor.

Causas da fascite plantar
Obesidade, atividade física de alto impacto, uso de calçados inadequados e deformidades nos pés favorecem o problema. Porém o fator principal é a falta de alongamento.

Normalmente uma boa fisioterapia, com técnicas de liberação miofascial e alongamentos resolve. Após 3 meses de tentativa de tratamento fisioterápico pode ser prescrito tratamento como terapia de ondas de choque (ortotripsia) para estimular sua cicatrização local.

O sintoma característico da fascite plantar é uma dor forte debaixo do pé, próximo ao calcanhar, juntamente com inchaço e vermelhidão. Geralmente, a dor é mais intensa pela manhã, mas alivia durante o dia com o caminhar.

Deve ser realizado repouso e limitação de atividade física de contacto com o solo. Caso não exista dor, pode retomar-se o retorno gradual à atividade física após 4 a 6 semanas de repouso. Na fase aguda não deve forçar o caminhar. No entanto, após a fase aguda a caminhada é benéfica.

A caminhada é a atividade física mais indicada para quem tem fascite plantar e consegue fazer movimentos. Isso porque manter a movimentação do corpo é sempre importante e o repouso total não é indicado. Portanto, uma atividade de baixo impacto, como a caminhada, é uma boa escolha.

O sintoma característico da fascite plantar é uma dor forte, em facada, debaixo do pé, perto do calcanhar. Em geral, essa dor é mais intensa pela manhã, mas alivia durante o dia com o caminhar.

Sentir dor nas articulações ao acordar pode ser resultado do desenvolvimento da osteoartrite. Esse, no entanto, não é o único sintoma da doença. “Normalmente, as pessoas também podem ter crepitação, inchaço, deformidades e rigidez das articulações acometidas”, acrescenta a reumatologista Marcelle Leal.

Artrite é outra causa muito comum, mas preocupante de dor no pé. A lesão nos nervos dos pés pode resultar em intensa dor, dormência ou formigamento da região e não possui cura. A mais frequente que ocorre nos pés é a gota. Gestantes são muito propensas a terem inchaço e dor nos pés.

Quando você está estressado, ansioso ou chateado, seu corpo tenta lhe dizer que algo não está certo. Se você tem sido o suporte de várias situações que acontecem na sua vida e isso tem te deixando constantemente irritado, este padrão de pensamento repetitivo pode inflamar a fáscia plantar.

Na fascite plantar há uma alteração degenerativa no músculo que se estende do osso calcâneo aos dedos (fascia plantar), gerando processo inflamatório doloroso. No esporão de calcâneo há um crescimento ósseo (osteofito) próximo da fáscia plantar, motivado pela tração dos músculos flexores do pé.

Os calçados mais indicados para quem tem esse problema são as sandálias de salto baixo e de solado macio. Na Doctor Shoes você encontra o melhor e mais recomendado calçado para tratar fascite plantar.

O esporão do calcâneo é uma condição médica caracterizada por um crescimento anormal que pode surgir no osso calcâneo, o maior osso do pé, localizado no calcanhar.

Sintomas. O principal sintoma da tendinite no pé é a dor na região do calcanhar. Essa dor pode ser constante, ou em forma de fisgada, quando há movimentação do pé. Além disso, a dor pode evoluir para formigamento e a região pode apresentar-se com edema e até ligeiro aumento da temperatura.

O tratamento para a fascite plantar consiste no uso de compressas de gelo para alívio da dor, durante 20 minutos, de 2 a 3 vezes por dia.
...
O tratamento para fascite plantar pode ser feito com:

  1. Gelo. ...
  2. Massagem. ...
  3. Remédios. ...
  4. Fisioterapia. ...
  5. Alongamentos. ...
  6. Splint para dormir. ...
  7. Exercícios para fortalecer os músculos dos pés.