Quando aconteceu o choque de civilização?

Perguntado por: lsalgado . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 11 votos

O Choque de Civilizações foi desenvolvido a partir de um artigo com mesmo título que saiu em 1993 na revista 'Foreign Affairs', alcançando grande repercussão e provocando intensos debates.

Huntington foi um cientista político estadunidense que se tornou mundialmente conhecido a partir da publicização da sua teoria do “choque de civilizações”, nos anos 1990.

Choque de civilizações é uma teoria proposta pelo cientista político Samuel P. Huntington, segundo o qual as identidades culturais e religiosas dos povos serão a principal fonte de conflito no mundo pós-Guerra Fria.

Huntington propôs a existência de oito civilizações: Ocidental, Islâmica, Latino-Americana, Sino-Confuciana, Hindu, Eslavo-Ortodoxa, Japonesa e Africana (Huntington 1993).

Na teoria formulada por Huntington, havia o risco iminente de uma colisão entre as nove civilizações, classificadas como Ocidental, Islâmica, Confuciana,Budista, Africana, Eslavo-Ortodoxa,Xintoísta-Nipônica, Hindu e Latino-Americana.

Ele alerta para o risco de um choque entre oito civilizações que não partilham os mesmo valores, e notadamente entre as civilizações ocidental, islâmica e confuciana (as cinco outras, de acordo com ele, seriam: a latino-americana, a africana, a hindu, a eslavo-ortodoxa e a nipônica).

Quanto ao “choque de civilizações”, é bom lembrar a carta de uma menina americana de sete anos cujo pai era piloto na Guerra do Afeganistão: ela escreveu que — embora amasse muito seu pai — estava pronta a deixá- lo morrer, a sacrificá-lo por seu país.

Para Samuel P. Huntington, a humanidade poderia ser dividida em oito civilizações, a saber: Civilização sínica ou chinesa; Civilização nipônica ou japonesa; Civilização hindu; Civilização islâmica, muçulmana ou árabe; Civilização ocidental; Civilização ortodoxa e Civilização subsaariana.

As primeiras civilizações se formaram a partir de quando o homem descobriu a agricultura e passou a ter uma vida mais sedentária, por volta de 4.000 a.C. Essas primeiras civilizações se formaram em torno ou em função de grandes rios: A Mesopotâmia estava ligada aos Rios Tigre e Eufrates, o Egito ao Nilo, a Índia ao ...

Civilização é um complexo conceito da antropologia e história. Numa perspectiva evolucionista é o estágio mais avançado de determinada sociedade humana, caracterizada basicamente pela sua fixação ao solo mediante construção de cidades, daí derivar do latim civita que designa cidade e civile (civil) o seu habitante.

Para Huntington a civilização é "o mais amplo agrupamento cultural de pessoas e o mais abrangente nível de identidade cultural que se verifica entre os homens, excetuando-se aquilo que distingue os seres humanos das demais espécies.

Neste novo mundo, as civilizações arroladas por Huntington seriam: a oci- dental, a latino-americana, a japonesa, a hindu, a africana, a islâmica, a sínica, a ortodoxa e a budista.

O choque de civilizações é uma teoria criada pelo cientista político Samuel P. Huntington, teoria a qual ele desenvolveu através de seus estudos, foi criado por ele uma artigo abordando o assunto e posteriormente um livro.

Um estudo revelou que os aborígenes australianos são a civilização mais antiga do planeta. Os seus ancestrais têm cerca de 75 mil anos.

O povo de Punt é uma das civilizações que desapareceram, quase mítica que operou com e em torno de várias nações africanas antigas, incluindo o Egito. Registros egípcios falam de muitas expedições comerciais à terra de Punt, mas até hoje, nenhum arqueólogo moderno foi capaz de descobrir exatamente onde era.

Portanto podemos chamar a primeira civilização conhecida de Suméria e localizá-la no sul da Mesopotâmia, atual Iraque. Essa afirmação provêm de estudos e pesquisas que provam que a civilização suméria era composta por diversas cidades e possivelmente Uruk era a maior delas, mas todas eram bastante desenvolvidas.