Quando acende uma luzinha amarela no painel?

Perguntado por: upeixoto . Última atualização: 30 de maio de 2023
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Amarela: indicam um defeito que não é tão grave, mas não deixe de levar o seu carro à oficina; Vermelho: se a luz que se acendeu for vermelha, o carro deve ser parado imediatamente para evitar danos ao motor. Em seguida, o veículo deve ser levado para a oficina em um guincho.

Bicos injetores ou TBI sujos são alguns dos motivos comuns que fazem com que a luz da injeção acesa se apague, mas volte a acender após um tempo. Problemas no catalisador ou sensor defeituoso também fazem com que a luz acenda e apague.

Luzes vermelhas e laranjas: indicam que algo não está funcionando bem. Caso alguma luz vermelha acenda, a recomendação é chamar a assistência da seguradora imediatamente. Luzes amarelas: indicam uma advertência. Nesse caso, a recomendação é procurar um mecânico próximo da sua localização.

O signo da luz do óleo, mostrado com claridade avermelhada, possui mais de um sentido, variando de acordo com o momento e forma que é exibido.

Essa luz é amarela, tem o formato de motor, conforme figura ao lado. Se essa luz acender, a primeira coisa a se fazer é desligar o carro e religá-lo. Dessa forma, se a luz permanecer acesa, você já descarta uma falha no sistema de verificação da lâmpada.

A luz da injeção eletrônica é representada, no painel, pelo desenho de uma luz amarela, cujo ícone é um motor. Sempre que o motorista coloca a chave na ignição e gira, ela se acende. Essa prática acontece para mostrar que a luz está funcionando devidamente.

O serviço de inspeção e limpeza de injeção custa entre R$ 100 e R$ 190, dependendo do tipo de equipamento utilizado para a retirada das impurezas do bico (descarbonização ou ultrassom, que é mais caro).

Eletroinjetor sujo, vela, cabo de vela e combustível adulterado estão entre as principais razões de problemas na injeção eletrônica do veículo.

Isso não significa que há algum problema, mas sim que a verificação padrão do sistema está sendo feita. Se, após isso, a luz da injeção eletrônica acender e apagar significa que foi registrado algum problema no sistema de injeção eletrônica. Às vezes, pode ser até mesmo o combustível adulterado, como já falamos.

luzes vermelhas: indicam problemas graves que devem ser verificados imediatamente. É o caso da luz do óleo, por exemplo. Caso alguma dessas lâmpadas se acenda, você deve desligar o carro imediatamente e chamar um guincho. Insistir poderá levar até mesmo à perda do motor.

Nesse caso, pode indicar que há um problema grave na lubrificação do motor. Pode ser um problema na bomba de óleo. Pode ter aumentado a folga entre componentes. Pode ter borra de óleo acumulada no fundo do cárter.

Essa luz acende quando o motor está superaquecido. Verifique com urgência o sistema de arrefecimento, o motor muito quente pode gerar problemas irreversíveis para o veículo. Aproveite e confira nossos vídeos sobre arrefecimento e conheça o funcionamento desse sistema.

Luz no painel indica a pressão do óleo. Este é um engano da maioria dos motoristas: a luz de alerta do óleo não indica nível baixo no cárter, mas falta de pressão no sistema de lubrificação do motor. Então, se a luz se acende, uma das possibilidades é de falta de óleo, que se resolve completando o nível.

Nenhum, se quiser que o motor do carro dure. Se o nível do óleo está baixo, o motor não está a ser devidamente lubrificado e cada rotação causa desgaste e aquecimento.

Com um manômetro, é possível identificar a pressão do líquido lubrificante. Nessa avaliação, você poderá perceber 4 variações — alta pressão, baixa pressão, pressão flutuante e pressão nula —, que vão indicar alguns defeitos.

As luzes do painel de seu carro possuem diferentes cores, cada uma tem um grau de gravidade. As verdes indicam que algum equipamento está ligado, não um defeito. Já as amarelas mostram que algum equipamento ou função do carro exige atenção. Por último, as vermelhas avisam o motorista de que alguma falha grave ocorreu.

Problemas nos sensores, seja no de temperatura, posição de borboleta, sonda lambda entre outros podem ocasionar alguma falha no motor. Para analisar esse componente é importante medir a sua tensão e ou resistência e comparar com o especificado pelo fabricante.

Quando o motorista detecta que a potência do automóvel está prejudicada, esse é um possível sinal de que o catalisador está com problemas. Isso geralmente acontece quando há um derretimento parcial de parte da peça, o qual não é facilmente detectado porque a provisão de oxigênio permanece acontecendo.

A limpeza de injeção eletrônica deve ser feita quando há um grande acumulo de sujeira em seu veiculo. Os preços variam de cada oficina custando em média de R$80,00 A 120,00 Reais.