Quando acelero muito Sai fumaça branca?

Perguntado por: igaspar . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Fumaça branca pode indicar condensação normal, vazamento de líquido de arrefecimento ou queima de óleo.

Motor está jogando óleo no cilindro
Isso ocasiona a fumaça branca no escapamento. Como se prevenir: qualquer um dos problemas que citamos acima, exceto o excesso de óleo no motor, é extremamente grave.

Cheiro de queimado ou fumaça dentro do veículo é um sinal claro de que o motor fundiu. Mesmo não detectando bem, caso sinta algum odor diferente dentro do carro, procure uma oficina mecânica.

Fumaça Branca
Isso normalmente acontece quando alguma junta do motor está danificada, queimada ou rompida. O que também pode ser uma causa é o nível do líquido de arrefecimento ser diminuído rapidamente.

Confira debaixo do carro se tem uma pocinha de óleo. Mas, se você procurou o óleo vazando ou gotejando e não achou, se tudo estiver sequinho, o óleo pode estar abaixando porque ele está queimando junto com a gasolina. E esse óleo queimado sai pelo escapamento.

Use sal grosso no carvão
O sal grosso em contato com um carvão de boa qualidade reduz muito a fumaça.

As explosões geralmente ocorrem porque resíduos da gasolina ou do álcool utilizado como combustível acabam saindo no escapamento do carro, resultado do processo de combustão. Assim, o resultado é claro: uma série de pequenas explosões bastante ruidosas, que podem e devem preocupar o proprietário do veículo.

Esse é o maior alerta que você deve ter ao perceber que está saindo fumaça preta do escapamento do seu carro: com certeza, você está gastando mais combustível do que deveria. Isso ocorre porque a chamada mistura rica ou excesso de combustível acaba sendo queimado com o aquecimento do escape.

Em casos de vazamentos, fumaça excessiva, perda de potência e barulho (motor rajando), indicamos o uso do aditivo suplementar Bardahl Prolonga, na proporção de 10 a 25% em qualquer tipo de óleo.

Dia ou outro a moto vai dar uma fumadinha, isso acontece. Apesar de ser mais provável nas motos com altas quilometragens, mas saiba que, mesmo com pouco uso, basta uma regulagem inadequada e sua moto também pode começar a fumar.

Porque se depois que o motor esquenta, esse esbranquiçado desaparece, é sinal que tinha etanol no óleo; que se evapora e desaparece depois que sobe a temperatura do cárter.

Nesse estado, o motor manifesta um forte ruído, ocasionado pelo atrito excessivo entre as peças, o que provoca seu travamento. Assim, quando o motorista tenta dar partida no veículo, o motor não funciona: há apenas um forte barulho de atrito entre as peças metálicas com o som do motor de arranque.

O valor de retífica depende da marca do carro, do desenho do motor e das tecnologias empregadas. Um serviço normal custa, em média, de R$ 3,5 mil a R$ 5,5 mil. Agora se estiver bem avariado, pode chegar a R$ 7 mil ou R$ 8 mil. Em motores importados ou turbos, o custo sobe mais ainda.

Normalmente os sinais de que elas não estão em boas condições são o aumento do consumo de combustível, a dificuldade de fazer o veículo pegar e o excesso de fumaça, além de falhas no motor. O que acontece é que, ao pegar um motor com problema, muitas vezes as velas são limpas, mas dificilmente trocadas.

Classificação da fumaça

  • Cor branca ou cinza clara. Ao identificar essas cores em um incêndio, certamente trata-se de combustão de materiais comuns, como a madeira, o tecido, papel e outros produtos onde sua queima é rápida.
  • Fumaça cinza escura ou negra. ...
  • Cor vermelha, amarela ou roxa.

O fenômeno é relativamente raro e também resulta em fumaça branca no escapamento o que é bem grave, já que com freios não se brinca. Agora, se a fumaça que você está vendo é escura, preta, já temos um problema de consumo excessivo. Isso significa que seu carro está queimando mais combustível do que deveria.

É comum notar a existência de água no escapamento quando o motor se aquece pela primeira vez no dia. Isso ocorre porque o sistema de escape também produz calor, resultando em vapor de água no cano de descarga. Segundo o professor, o problema é se o líquido continuar escorrendo por muito tempo.

Luz no painel indica a pressão do óleo. Este é um engano da maioria dos motoristas: a luz de alerta do óleo não indica nível baixo no cárter, mas falta de pressão no sistema de lubrificação do motor. Então, se a luz se acende, uma das possibilidades é de falta de óleo, que se resolve completando o nível.

A causa desse problema pode ser desgaste nos retentores ou nas sede das válvulas do motor, o que provoca vazamento de óleo para as câmaras de combustão. O resultado é justamente a queima do lubrificante junto com o combustível.

Sim, é normal que baixe o óleo do motor desde que a quantidade esteja dentro do previsto pela fabricante do veículo e/ou motor. Alguns veículos trazem esse valor no manual do proprietário.

A outra é o chapéu pra chaminé. Essa peça é do mesmo material do tubo e funciona como tampa pra saída de ar. E evita que a fumaça volte, não deixando ainda que a umidade ou o ar entrem pelo cano, principalmente quando chove!