Quando acaba o romantismo?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

No Brasil, o Romantismo durou de 1836 a 1881, dividido em 3 gerações. Esse foi o primeiro movimento a autenticar a literatura nacional brasileira, contribuindo para a criação de uma identidade cultural própria do nosso país.

Sexo frequente e mutuamente satisfatório se tornou o indicador da saúde de qualquer relacionamento. Sem necessariamente ter essa intenção, o Romantismo transformou o sexo infrequente e o adultério em catástrofes. – O Romantismo propôs que o amor verdadeiro deve significar o fim de toda a solidão.

O romantismo surgiu na Europa no século XVIII no contexto da revolução industrial e do iluminismo, movimento intelectual e filosófico baseado na razão. Ele durou até meados do século XIX, quando começa o realismo.

O Romantismo possui três fases: indianismo, ultrarromantismo e geração social.

Características do Romantismo
sentimentalismo exacerbado; nacionalismo; idealização do amor e da mulher; tom depressivo (típico de diversos autores românticos, sendo facilmente encontrável, entre eles, um discurso que exalta a fuga da realidade, seja pela morte, seja pelo sonho ou ainda pela própria arte).

Alguns principais autores do Romantismo brasileiro são José de Alencar, Gonçalves Dias, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e Castro Alves.

Resposta. pelas publicações de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, e de O Mulato, de Aluísio Azevedo, obras que inauguraram o Realismo e o Naturalismo, respectivamente.

Ela listou alguns sinais que indicam que o amor acabou, como a falta de interesse em passar tempo juntos, falta de intimidade física, falta de comunicação e compartilhamento de ideias e pensamentos.

Podemos amar a mesma pessoa de várias formas e com intencidade diferentes, dependendo da situação e época de nossas vidas. Tive alguns pacientes que vieram a terapia falando não amar mais o companheiro(a) e após algum tempo de terapia a pessoa volta a enxergar de outra forma a situação.

Romantismo na arte: artistas e obras

  • Caspar David Friedrich. Este pintor e escultor alemão é considerado por muitos estudiosos o artista mais brilhante do romantismo na arte. ...
  • Francisco José de Goya y Lucientes. ...
  • Joseph Mallord William Turner. ...
  • Ferdinand Victor Eugène Delacroix.

No Brasil, o Romantismo durou de 1836 a 1881, dividido em 3 gerações. Esse foi o primeiro movimento a autenticar a literatura nacional brasileira, contribuindo para a criação de uma identidade cultural própria do nosso país.

1. Canção do Exílio. Um dos poemas mais icônicos do Brasil de todos os tempos, a Canção do Exílio (1857) de Antônio Gonçalves Dias (1823-1864) é marcada por sua exaltação e sentimentalismo da terra.

A Terceira Geração Romântica no Brasil é o período que corresponde de 1870 a 1880.

O movimento romântico explorou o lirismo, a subjetividade, a emoção e a valorização do “eu”. Além disso, o romantismo brasileiro apresentou características próprias do nacionalismo, fuga da realidade, culto ao índio. Esses aspectos contribuíram para a formação da identidade cultural do Brasil.

O romantismo tinha como principal objetivo fazer oposição ao classicismo, ao racionalismo e ao iluminismo, contrariando a objetividade, a imagem do perfeito e o realismo, que caracterizavam esses movimentos anteriores.

Essa geração teve como símbolo o condor, ave que, por voar muito alto, simbolizava o voo da imaginação em busca da liberdade e a visão dos poetas sobre si mesmos enquanto possuidores de anseios elevados.

Liberdade de criação:
O escritor do romantismo recusa formas poéticas, usa o verso livre e branco, libertando se dos modelos greco-latinos-, tão valorizados pelos clássicos, e aproximando se da linguagem coloquial.

Refletindo sobre a origem da palavra 'romantismo', descobrimos que ela nos remete ao substantivo roman, palavra que, diante do desgaste da língua latina na Europa, expressava, no francês antigo, o conjunto das diferentes línguas populares 'faladas', consideradas vulgares, em oposição à língua culta e escrita, o latim.

O livro Suspiros Poéticos e Saudades, de Gonçalves de Magalhães (1811-1882), publicado em 1836, é tido como marco fundador do Romantismo no Brasil.

Com o período da 1ª guerra mundial, o mundo sofreu um choque de realismo, o mundo romântico e idealizado não era mais interessante perante os horrores que a guerra trouxe à sociedade, os olhos se voltavam para o social, para o real, para a crítica, e logo o mundo irreal do romantismo foi sendo deixado de lado aos ...