Quando acaba o período de chuva 2022?

Perguntado por: ataveira . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 7 votos

Dezembro e janeiro. Entre dezembro de 2022 e janeiro de 2023, as chuvas podem ficar “próximas ou acima da média” nas regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste. “Já na Região Sul, no centro-sul do Mato Grosso do Sul e em parte de São Paulo, a tendência é de chuvas abaixo da média no mesmo período”, complementa.

"Sendo dezembro um dos meses que mais contribui com o total de chuva anual, ficando atrás apenas de janeiro, qualquer déficit de chuva acaba sendo preocupante, especialmente pela questão do abastecimento de água.

Já para o início da safra de verão 2022/2023, considerando os meses de setembro, outubro e novembro (Figura 1), o prognóstico climático aponta o retorno gradual das chuvas, principalmente em outubro, o que será importante para a elevação do armazenamento de água no solo e estabelecimento das fases iniciais das culturas ...

Trata-se de um sistema de área de instabilidade que fica parado por alguns dias e atinge algumas regiões do país. "A influência desse sistema foi sentida em parte do Sul, Sudeste, Centro-oeste e até no Norte e Nordeste. Ele colaborou para a formação de nuvens carregadas, que provocaram tempestades e mais granizo.

Estação mais quente do ano vai até março de 2023; chuvas devem ser frequentes em praticamente todo o País. Com início nesta quarta-feira, 21, às 18h48 (horário de Brasília), a estação mais quente do ano é marcada pelo aumento da temperatura em todo o Brasil e chuvas mais frequentes em praticamente todas as regiões.

O verão, entre dezembro e março, eleva as temperaturas e, com elas, a incidência de chuvas em São Paulo também aumenta. É o período no qual acontece a maior parte dos grandes temporais, enchentes e, consequentemente, transtornos no trânsito.

Verão

Verão: representa a estação do ano que sucede a primavera e antecede o outono. É caracterizado por altas temperaturas e dias mais longos do que as noites. Essa estação costuma apresentar altos índices pluviométricos.

O verão 2023 começa astronomicamente às 18h48 do dia 21 de dezembro de 2022 e se estende até às 18h24 do dia 20 de março de 2023.

E no final de setembro haveria a chance de um período de temperatura mais alta generalizada com tardes de calor muito intenso.

Ainda vamos ter grandes oscilações de temperatura ao longo do mês de outubro. Já para novembro, é um cenário bem semelhante ao que se espera de dezembro - chuva um pouco abaixo da média na maior parte do estado de São Paulo, isso inclui a capital, Vale do Paraíba, região central, oeste, sul de São Paulo.

A tendência para a primavera é de chuvas próximas e acima da média histórica em praticamente toda região Centro-Oeste, exceto no centro e sul do Mato Grosso do Sul e no leste do Mato Grosso, onde são previstos totais de chuvas ligeiramente abaixo da climatologia do trimestre.

Deve ser observado o aumento da umidade e do calor acima da média no decorrer da primavera, de acordo com a Climatempo. No Norte do País, estão previstas temperaturas mais elevadas, mas, a partir de novembro, a influência de frentes frias deve chegar ao Brasil, aumentando a umidade na região.

No norte da Região a estação chuvosa principal é de março a maio, no sul e sudeste as chuvas ocorrem principalmente durante o período de dezembro a fevereiro e no leste a estação chuvosa é de maio a julho.

A presença de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) está deixando o começo de 2023 extremamente chuvoso em diversas regiões do país. Assim, os acumulados de chuva já estão próximos do esperado em diversas partes da região Sudeste, Centro-Oeste e Norte.

A onda de calor recente, com média de 7 dias na região no início de 2022, tem um tempo de retorno estimado de 1 em 20 anos no Clima atual, o que significa que tem cerca de 5% de chance de acontecer a cada ano.

A estação de transição entre o inverno e o verão começou oficialmente no mês passado, dia 22 de setembro e vai até o dia 21 de dezembro. Para algumas áreas do Brasil, a primavera significa o retorno da chuva e o aumento do dias de calor.

O calor e a umidade formam nuvens com grande desenvolvimento vertical, que promovem tempestades (raios, trovões, chuva forte, fortes rajadas de vento, granizo e até tornados)."

Se você está curioso para saber quando acaba o inverno 2022, nós adiantamos: o último dia do inverno do ano será em 22 de setembro.

No Hemisfério Sul, o verão inicia-se com o solstício de verão, entre os dias 20 e 21 de dezembro. Seu término ocorre entre os dias 20 e 21 de março.