Quando acaba o efeito do botox A pele fica pior?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 8 votos

A aplicação de Botox não deixa a pele flácida e não aumenta a flacidez. Se você interromper as aplicações por um período muito superior a 6 meses, sua pele irá voltar ao que era antes de começar a aplicar, muitas vezes até um pouco melhor, mas não ficará pior.

Reações Comuns: sonolência, distúrbio da marcha, parestesia (sensações na pele tais como formigamento e sensibilidade), erupção cutânea, mialgia (dor muscular), fraqueza muscular, dor nas extremidades, incontinência urinaria, quedas, mal-estar geral, dor no local da aplicação e astenia (cansaço).

“Deve-se fazer novas aplicações no mesmo ano da primeira aplicação” VERDADE. Devemos relembrar que o botox dura em torno de 4 a 6 meses na pele do paciente, então esse tempo também é válido para a reaplicação. Tudo vai depender do paciente e da análise do profissional.

Ao penetrar no organismo, ela provoca náuseas, mal-estar, vômitos e fraqueza muscular progressiva. Caracteristicamente, as pálpebras caem (ptose palpebral). O comprometimento da contração muscular é responsável pela falta de ar e dificuldade de deglutição que acometem o paciente.

O botox tem contraindicações: gestantes, mulheres que estão amamentando, portadores de doenças autoimunes, neurológicas e que afetam os músculos não podem se submeter à técnica. O mesmo vale para pessoas com alergia à proteína do ovo e que estejam usando medicamentos com aminoglicosídeo.

Botox reversível: o que fazer então se der errado? Considerando que o paciente não gostou do resultado ou que alguma intercorrência tenha havido durante o processo, a reversão do botox pode ser feita utilizando-se alguns medicamentos, que, dentro dos 15 dias após a aplicação, conseguem reverter a ação.

Existe alguma contraindicação com relação ao uso do Botox no rosto? Em geral, a aplicação do Botox é muito segura. Não existe uma idade específica para iniciar os cuidados e, cada vez mais, ele tem sido usado como prevenção. Recomenda-se, porém, que ele seja usado após os 25 anos de idade.

Usar de forma inapropriada a toxina botulínica pode resultar em paralisias faciais graves e deformações, segundo Ediléia Bagatin, da Universidade Federal de São Paulo, durante o Congresso Mundial de Dermatologia Cosmética, realizado no Rio.

25 anos

Não há uma idade específica para aplicar o botox para rejuvenescimento. A principal motivação para este tratamento estético é o incômodo gerado pelas rugas ao paciente e é comum que o procedimento seja realizado a partir dos 25 anos.

A aplicação de botox apresenta baixo risco de complicações, já que o intuito é relaxar parcialmente os músculos da face. O botox também não altera a aparência da face, mantendo os gestos e feições do indivíduo de forma bastante natural. Outra vantagem desse método é a rápida recuperação do paciente.

A aplicação é rápida, dura em média 10 minutos. O resultado será percebido após 48h da aplicação do Botox e com 15 dias atingirá seu efeito máximo. Geralmente, o Botox dura de 4 a 6 meses.

25 anos de idade

Não existe uma idade certa recomendada para começar o uso de botox. Contudo, em regra, a idade ideal para a primeira aplicação costuma girar em torno dos 25 anos de idade — muitas pessoas se submetem a partir dos 18 anos, até como uma forma de prevenção da formação de marcas de expressão.

Na realidade, não existe idade mínima para começar com o botox, pois as rugas e linhas de expressão podem surgir em faixa etárias diferentes. Algumas pessoas têm indicação de usar aos 20 anos, enquanto que outras, somente depois dos 40 anos, vai depender de cada caso.

Para quem quer manter sempre o efeito da toxina, a aplicação pode ser feita de 4 em 4 meses. Já para a prevenção do tratamento de rugas, pode ser feito uma vez por ano.

A toxina causa quatro tipos reconhecidos de enfermidades em humanos, incluindo botulismo alimentar, botulismo por feridas, colonização intestinal em adultos e botulismo infantil.

Numa aplicação de testa e olhos são utilizadas em torno de 40 a 60 unidades para resultar em uma paralisia efetiva e com boa durabilidade. Se aplicado no queixo e pescoço vão em média mais 12 a 20 unidades, às vezes mais.