Quando acaba o desânimo na gravidez?

Perguntado por: lmartins . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.9 / 5 11 votos

É normal sentir-se cansada e até exausta nos primeiros meses de gravidez. A fadiga, mesmo a fadiga extrema, é um sinal precoce de gravidez que quase todas as mulheres experimentam no primeiro trimestre. Também é muito normal no terceiro trimestre, afetando cerca de 60% de todas as mulheres grávidas.

Muitas mães relatam que esse é o melhor período da gravidez, pois estão cheias de energia e disposição. Porém, a exaustão e sonolência devem voltar a partir do terceiro trimestre, mas agora devido ao peso extra que a mulher carrega.

Normalmente ela esta relacionada ao aumento de hormônios progesterona e estrógeno3. Porém, segundo estudos, 95% das mulheres que sofrem de depressão na gravidez estão passando por problemas familiares, financeiros e até mesmo com problemas de saúde que trazem muitas preocupações.

1. Primeiro trimestre. A 1ª das 12 semanas da gravidez tem a sonolência mais forte.

O bebê já escuta a voz da mãe por volta da 20ª semana da gestação e se sente confortável com suas palavras de carinho e atenção. Ainda que não possa compreendê-las, ele sabe o sentimento que carregam e se sente aceito e amado.

O primeiro trimestre de gravidez (momento da concepção até a 12ª semana) é um período de adaptação do corpo da mulher às mudanças da gestação. Também nesta fase, existem cuidados importantes que a mãe deve tomar para que o bebê possa crescer e se desenvolver de forma saudável.

Sete dicas para uma gravidez saudável e feliz

  1. Sete dicas para uma gravidez saudável e feliz. ...
  2. O primeiro passo é iniciar o pré-natal. ...
  3. Pratique exercícios. ...
  4. Alimente-se bem. ...
  5. Faça atividades que são prazerosas para você ...
  6. Faça exercícios especializados para ajudar na hora do parto. ...
  7. Quando precisar, chame o médico. ...
  8. Descanse.

Vale lembrar que é normal dormir mais durante a gravidez, sendo recomendado entre 10 e 12 horas de descanso.

O ginecologista e obstetra Domingos Mantelli explica que o apetite exacerbado é comum no primeiro trimestre da gravidez, principalmente devido às mudanças hormonais, mas é preciso tomar alguns cuidados.

mas a realidade é que muitas vezes nos sentimos sozinhas e desamparadas, ou até mesmo frustradas e tristes, geralmente sem motivo aparente - os próprios hormônios da gravidez "causam" esta fragilidade emocional.

A gravidez de uma menina dá mais enjoo que a de um menino
Segundo pesquisa realizada pela revista New Science, mulheres grávidas de meninas tendem a ter maior probabilidade de sofrer enjoos fortes ou com maior frequência no começo da gravidez.

O motivo mais comum
Ou seja, a rejeição masculina tem mais a ver com ansiedade e a insegurança de ser um bom pai e bom provedor. É uma autocobrança excessiva diante da responsabilidade de estar construindo uma nova família. Em todos os casos, é raro que a rejeição do marido seja resultado do fim do amor pela mulher.

O mau humor, a irritabilidade, a fadiga e a impaciência podem estar querendo mandar uma mensagem. Também algumas instabilidades comportamentais repentinas podem indicar problemas graves, como a depressão ou a ansiedade generalizada.

Não. Apesar de haver uma maior secreção do hormônio de crescimento durante a noite, o aumento das horas de sono não se relaciona a um maior crescimento.

Antes do desenvolvimento do pênis ou vagina, os fetos possuem o tubérculo genital. Existem estudos que associam a inclinação do órgão com o desenvolvimento em menina ou menino. Se o tubérculo estiver a mais de 30 graus em relação à coluna, o feto é masculino. Caso esse ângulo seja menor, é feminino.

A dor de cabeça na gravidez é mais comum durante o primeiro trimestre de gestação.

O bebê dentro da barriga dorme muito, de 8 até 16 horas de sono por dia e durante essas longas sonecas ele tem sonhos você sabia dessa? Sim, o bebê tem sonhos com suas vivencias dentro do útero inclusive todas as sensações que recebe de sua mãe.

Você sabia que o tato começa a ser desenvolvido no segundo trimestre de gravidez? Além da pressão do líquido amniótico e da parede uterina, é provável que o bebê sinta estímulos externos, como o toque das mãos sobre a barriga.

Os estudos mostram que, em média, os bebês podem reconhecer a voz do pai com cerca de 8 meses de idade.