Quando acaba a crise dos 3 meses?

Perguntado por: acamacho . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

Quanto tempo dura a crise dos três meses? Dura 15 dias. Um período curto, mas intenso. Você perceberá que o bebê apresenta as primeiras mudanças logo no seu terceiro mêsversário — é muito interessante como o desenvolvimento infantil parece seguir um reloginho.

A primeira crise pode acontecer aos 3 ou 4 meses de vida do bebê, período onde o crescimento do bebê é evidente na parte motora e também emocional. Com 3 meses o bebê já se mostra mais atento para o mundo e essa fase de “despertar” pode ser chamada de fase simbiótica.

Sentar, rolar, engatinhar e até tentar os primeiros passos. As descobertas vão encher os olhos dos pais. Porém, também podem ser umas das fases em que o bebê dá mais trabalho e demanda atenção. Só para ilustrar, no meio disso, o sono pode ser prejudicado.

Em torno da data de completar o terceiro mês o bebê passa por um Salto de Desenvolvimento e também passa por um Pico de Crescimento. Esses eventos podem ou não se sobrepor, mas de qualquer forma acontecem próximos, o que faz com que a chegada dos três meses seja denominada por muitos como “Crise dos três meses”.

Já um bebê de 3 meses dorme de 14 a 16 horas por dia. Todo esse tempo de sono pode ser quebrado em períodos de 7 a 8 horas à noite e outras 7 a 9 horas durante o dia. Recém-nascidos dormem muito! Mas não espere que o bebê passe todo esse tempo dormindo ininterruptamente.

Tamanho e peso
Seu bebê está crescendo rapidamente: em média, aos três meses, os menininhos pesam 5.8 kg e a média de comprimento está em torno de 60 cm; as menininhas, 5.3 kg e 59 cm, respectivamente.

Aos 3 meses, os bebês podem ficar nas cadeirinhas que têm todo o apoio para as costas e também para a cabeça. Entre 5 e 7 meses, podem se sentar com apoio correto para a coluna. Depois dessa idade, já não precisam de suporte para permanecer nessa posição.

Segundo a especialista, geralmente, o choro não indica nenhum problema de saúde: “Isso ocorre porque o bebê não consegue relaxar adequadamente e interpreta o sono como desconforto e, por isso, chora na hora de dormir. Também pode ocorrer das sonecas do dia não estarem adequadas”, explica.

A maior parte dos bebês é fisicamente apta a dormir a noite inteira a partir dos 6 meses, embora haja muitas variações nessa faixa etária. Assim como o dos adultos, o ciclo de sono de uma criança está relacionado ao seu cotidiano de alimentação, temperatura corporal e descargas hormonais.

Felizmente, a partir dos três meses de idade, seu filho começará a dormir melhor e a tirar menos sonecas durante o dia. A maioria dos recém-nascidos precisa de cerca de 16 horas de sono por dia, mas os horários variam muito.

“Existe a idade do apego, em torno do nono mês de vida, o bebê tem um maior apego com a mãe, isso faz parte do desenvolvimento da criança, nessa fase isso é normal”, observa a pediatra Tatiana Miranda, coordenadora do pronto socorro infantil do Hospital Leforte.

Ainda, segundo alguns especialistas, a adaptação do bebê à creche fica mais fácil se feita antes dos 8 meses, já que nesse período ainda não sente tanto a ausência dos pais. Confira mais sobre o desenvolvimento do bebê de 6 meses.

Lula nasceu no dia 31 de janeiro pesando cerca de dois quilos e meio. Hoje ela é chamada de o bebê mais forte do mundo! Os pais atribuem a força da bebê aos exemplos de vídeos de levantadores de peso, mas também a proporção do corpo pequeno dela.

O recomendado é que, nos primeiros meses, o neném possa mamar com livre demanda, sem rigidez de horários. Ele vai acordar a cada três horas, mas caso não acorde sozinho, a mãe deve intervir. É importante destacar que as mamadas ocorram, pelo menos, de 8 a 12 vezes durante as 24 horas do dia.

Como identificar salto de desenvolvimento nos bebês?

  1. Maior irritabilidade. ...
  2. Choro sem motivo aparente. ...
  3. Mais apego com os pais e cuidadores. ...
  4. Dificuldade para pegar no sono. ...
  5. Mais acordadas durante a noite. ...
  6. Mudanças no apetite.

A regressão do sono, que ocorre por volta dos 3 a 4 meses de idade, tende a confundir e frustar muitos pais. Mas, calma, você papai e mamãe não precisam ser pegos de surpresa. Com algumas dicas preventivas, essa fase que é normal, poderá ser encarada com mais tranquilidade e menos estresse.

Sua bebê ainda não tem maturidade intestinal, neurológica e imunológica para iniciar outros alimentos. Além disso, sucos só devem ser oferecidos após os 2 anos.

0 a 3 meses: 3 a 6 sonecas por dia; 4 a 8 meses: 2 a 3 sonecas por dia; 9 a 18 meses: 1 a 2 sonecas por dia; 18 meses a 3 anos: 1 soneca por dia.