Quando abrir a autoclave?

Perguntado por: djaques . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

Só se pode abrir a autoclave quando a temperatura chegar a 100ºC, e a pressão a 0.

Fase final do ciclo
Então, depois de finalizada a secagem, deve-se abrir a porta do equipamento e aguardar de 3 a 5 minutos para manipular as cargas. Lembrando que é necessário verificar a indicação de cada fabricante das peças para a retirada dos materiais estéreis da autoclave.

O processo de esterilização em autoclaves é composto pelas fases: (1) remoção do ar da câmara; (2) entrada do vapor; (3) exposição dos produtos ao vapor; (4) exaustão do vapor; (5) secagem da carga.

Especialistas indicam que não é permitido trocar o papel grau cirúrgico pelo papel alumínio na autoclave, já que o alumínio é mais recomendado para uso em estufa.

E o que acontece? O calor e a umidade desnaturam as enzimas e proteínas da estrutura dos microrganismos, destruindo todos eles. Mas quando usamos água da torneira na autoclave existe o risco de vedar a saída do vapor com os sais minerais e metais pesados da água que usamos no dia a dia.

A duração do processo é, em média, de 40 minutos (verificar o tempo exato com o fabricante). Isso levando em consideração todo o tempo de aquecimento e exposição dos materiais às temperaturas elevadas. A temperatura, inclusive, varia de 121ºC de 134ºC, de acordo com o modelo.

A checagem das amostras
A ampola esterilizada deve começar a obter uma coloração roxa, enquanto que não foi esterilizada permanecerá com a coloração amarelada. Isso indica que o processo de esterilização foi concluído corretamente.

Em média = 75 à 90 min.

Cálculo de tempo de esterilização. A partir do gráfico de N = f (t) ou da expressão ln(No/N) = k.t, obtém-se o valor de D para uma determinada temperatura, sendo que quanto maior a temperatura menor o valor deste, e menor é a resistência do microrganismo.

Os motivos mais comuns que resultam em pacotes úmidos após o ciclo são: Excesso de material dentro da autoclave. Quando se usa papel grau cirúrgico – o lado do papel esta posicionado para baixo. Não entreabrir corretamente a autoclave, ou fazê-lo depois do tempo recomendado pelo fabricante.

As principais causas de insucesso na esterilização em autoclave são: uso de carga maior que 80% da capacidade; volume de água em excesso, provocando umidade nas embalagens, ou escassez de água, que causa danos (queima) nas embalagens; abertura das autoclaves antes da eliminação da pressão, favorecendo a condensação de ...

Qual o papel do expurgo na CME? O expurgo é uma das etapas da Central de Materiais e Esterilização. Inclusive, é nele que todo o processo de higienização começa, contribuindo para que seja feito com qualidade. O expurgo CME é um equipamento normalmente confeccionado em aço inox.

Calor seco
Conforme o calor gerado recomenda-se um certo tempo: a 160 Graus Celsius, são necessários 120 minutos. A 140 Graus Celsius são necessários 2 horas. A 120 Graus Celsius são necessários 6 horas. Vantagens: não forma ferrugem, não danifica materiais de corte.

Os valores usuais de pressão são da ordem de 3 a 3,5 bar e a temperatura atinge 135ºC. Tendo a vantagem de ser relativamente simples e poder ser utilizada para esterilizar diversos tipos de materiais hospitalares.

Entre esses tipos estão:

  1. Descentralizado. Nesse formato, cada unidade hospitalar possui um CME próprio responsável pela limpeza e esterilização dos materiais hospitalares que são utilizados.
  2. Semi-centralizado. ...
  3. Centralizado.

O TNT comum vendido em rolos para confeccionar aventais não é adequado como embalagem para esterilização. Vale o lembrete que os não-tecidos para confecção de campos e aventais cirúrgicos devem ser cuidadosamente escolhidos para que possam fornecer a barreira adequada.

Não é recomendável utilizar papel alumínio na autoclave, apenas na estufa. Já o algodão pode ser usado na autoclave, porém, na estufa não é recomendado.

Qualquer perturbação do líquido pode fazer com que parte dele se transforme violentamente em vapor e borrifando. Em situações em que o pessoal está com pressa para remover frascos ou garrafas da autoclave, os líquidos superaquecidos podem ferver para fora de seus recipientes ou explodir.