Quando abre inscrição para creche 2023?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 7 votos

A expectativa é de que esse seja liberado ainda nos próximos dias. Até porque, é muito comum que as vagas para as creches se abram entre as retas finais de janeiro e o começo de fevereiro.

A Unidade de Gestão de Educação recebe, entre os dias 01 e 10 de cada mês, de fevereiro a junho e de agosto a dezembro, inscrições para creches municipais e instituições contratadas. A fim de otimizar o atendimento, as inscrições serão feitas somente pela internet.

ANO LETIVO 2023: Pré-matrícula para creches municipais e CMEI será realizada entre os dias 25 a 31 de janeiro.

O resultado pré matrícula 2023 acontece online, porém, se o aluno for menor, é o responsável legal que deve fazer o acesso. Ao se inscrever em uma escola estadual, você deve acessar o portal da Secretaria de Educação do estado para conferir as informações do resultado.

208 da Constituição Federal asseguram o atendimento em creche e em pré-escola às crianças de 0 a 6 anos de idade. Nesse viés, observamos que o direito de ambos se entrelaça, pois garantir o direito de acesso à creche às crianças cujas mães sejam trabalhadoras auxilia o desenvolvimento profissional da genitora.

O atendimento na secretaria pode ser buscado diretamente pelos responsáveis ou com o intermédio do Conselho Tutelar da região onde a família mora. Primeiramente, a Defensoria oficia diretamente as autoridades, solicitando a vaga. É um pedido administrativo.

A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO esclarece que devido ao grande número de inscritos, não foi possível finalizar a análise das solicitações de matrículas, dito isso, as listas com o resultado das pré-matrículas serão publicadas no dia 08 de janeiro de 2023 às 12 horas, impreterivelmente.

Certidão de nascimento da criança (cópia e original); • CPF do responsável legal; • Comprovante de endereço domiciliar; • Declaração de escolaridade em casos de transferência; • Certidão de nascimento dos irmãos (opcional).

Estou desempregada, meu filho tem direito a creche? A mãe que está desempregada tem direito a deixar o filho na creche por meio período, visto que a criança tem direito a educação infantil.

Segundo a secretária de Educação, Márcia Gatti, nas Fases I e II, com crianças de 4 e 5 anos, o ensino é obrigatório e ter três ou mais faltas seguidas sem justificativa pode acarretar em perda da vaga. Porém, se avisado à creche, é possível “flexibilizar” esse critério.

4 trocas de roupas conforme a estação 1 troca de roupa de contra-estação (no caso de mudança de clima) 8 cuecas ou calcinhas 1 pente ou escova de cabelo 1 toalha de banho 1 sabonete c/ saboneteira 1 pomada p/ assadura 1 calçado p/ troca (reserva) OBS.: Caso a criança ainda faça xixi e cocô na calça, enviar 4 fraldas ...

Aplicativo 1746 Rio O Aplicativo 1746 conecta o cidadão à Prefeitura do Rio. Você poderá solicitar mais de mil tipos de informação e serviços públicos municipais, além de poder acompanhar o andamento das suas solicitações.

O prazo das inscrições vai até o dia 9 de dezembro. Os interessados deverão acessar o site Matrícula Fácil (www.matriculafacil.rj.gov.br) e verificar a oferta de escolas, séries, cursos e turnos disponíveis, como e quando confirmar a matrícula na escola.

A lista de espera é formada pelos candidatos que participaram da pré-matrícula on-line e tiveram inscrição realizada após a ocupação de todas as vagas disponíveis para a unidade escolar desejada ou por terem optado em ficar na lista de espera.

Esse encaminhamento só não acontece quando cadastro das crianças está com pendência – nesse caso, as famílias são avisados para que comparecem à qualquer CEI, no prazo de dez dias, para levar as informações e documentos necessários.

Você sabia que a média do tempo de espera de uma criança (0 a 6 anos) na fila por uma vaga em uma creche da rede pública é de aproximadamente 18 meses? Em alguns casos esse tempo pode ser ainda maior dependendo da escola que a criança efetuou o cadastro.

Na plataforma Escola Aberta você pode consultar dados não apenas dos Centros de Educação Infantil, mas de todas as escolas municipais de São Paulo. Ela informa, por exemplo, as séries, períodos, quantidade de turmas e de estudantes, vagas oferecidas e atendidas e que ambientes a escola possui (ir para Escola Aberta).