Quando a vírgula pode ser substituída por dois pontos?

Perguntado por: hnogueira2 . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Nota-se que as orações posicionadas após os dois pontos têm a função de explicar ou esclarecer aquilo que antecede a elas. Em todos os casos, seria possível a utilização, também, das vírgulas no lugar dos dois pontos.

O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação.

Também pode ser utilizado para separar itens de orações de caráter distributivo. O ponto e vírgula não deve ser confundido com a vírgula, pois esses sinais ortográficos exercem funções distintas nas orações. Conforme o último Acordo Ortográfico, não houve alterações das regras do uso de ponto e vírgula.

No caso, trata-se de uma conjunção adversativa (e não aditiva, como é mais comum no emprego do “e”). Quando, entre dois sujeitos diferentes, vier um termo ou uma expressão intercalada precedendo o “e”, este deve ser antecedido por vírgula.

EMPREGO DE VÍRGULA NAS CONJUNÇÕES - PARTE I
1) A conjunção "POIS": a) quando dotada de valor explicativo, deve ser sempre precedida de vírgula. Exemplo: "Entre agora, pois a chuva está começando." b) quando indicar uma ideia conclusiva, deverá ficar entre vírgulas.

A repetição de dois sinais de dois pontos na mesma frase é ou tem sido possível, pelo menos, em textos literários, embora se trate de um uso muito marginal que a maioria dos prontuários, das gramáticas de referência ou dos guias gramaticais não chega a mencionar1.

A vírgula é utilizada para separar elementos ou locuções explicativas ou corretivas, como “a propósito”, “além disso”, “digo”,” isto é”, “ou seja” etc.

Sinais de pontuação são símbolos gráficos que têm como objetivo colaborar para a coesão e coerência dos textos, estabelecendo um sentido ao que está sendo escrito. Como as frases são ditas de formas diferentes, suas intenções também são diferentes.

Os dois pontos são muito usados para introduzir uma enumeração, exemplificação, um comentário ou esclarecimento sobre o que vem antes. Exemplo: “O problema tem nome: a desigualdade”.

O sinal de ponto e vírgula deve ser utilizado quando houver a necessidade de uma pausa maior que uma vírgula e menor que um ponto final. A função do ponto e vírgula, basicamente, é a de atribuir clareza a uma frase, de modo a organizar os itens apresentados.

Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.

A conjunção “nem” expressa adição nas frases, por isso não é adequado o uso da vírgula antes desse conectivo que também pode apresentar, em alguns casos, valor negativo. Exemplo: Ele não queria trabalhar nem estudar.

Na ligação de ORAÇÕES COORDENADAS, se o POIS vier depois do verbo da oração coordenada sindética, ele será CONCLUSIVO e a oração, por sua vez, será uma oração coordenada sindética conclusiva. Esse POIS é equivalente a ENTÃO ou a PORTANTO. Ex.: João está chorando; está, POIS, triste.

Não existe nenhuma restrição quanto ao emprego da conjunção coordenativa e precedida de ponto-e-vírgula. No Prontuário Ortográfico e Guia da Língua Portuguesa não existe qualquer referência à conjunção; leia-se: «O ponto-e-vírgula representa maior pausa do que a marcada pela vírgula.

Para saber se realmente há conjunção exclusiva, basta fazer uma troca pelo termo "isso": Diga se me ama de verdade. Diga ISSO . Não sei se ele fará o curso de português.

Não se esqueça de que o POIS (18) anteposto à sua oração é um nexo causal e é sinônimo de PORQUE, PORQUANTO, JÁ QUE... Em geral tem vírgula antes.

A vírgula evita ambiguidades. Ela é uma ferramenta que nos permite ser claros a respeito de nossas intenções como falantes. Nesse caso, alterar o seu lugar no texto alteraria também o contexto, o interlocutor e o sentido da mensagem.

Em qualquer das situações anteriores, pode ser colocada uma vírgula depois do que, quando se lhe segue um sintagma explicativo, circunstancial, uma oração, etc. Ex.: Penso que, quaisquer que sejam as circunstâncias, o deves ouvir com atenção.

Escrever de maneira equivocada na pontuação interfere diretamente na maneira como as pessoas enxergam sua credibilidade. Por isso, é importantíssimo ter um cuidado extra com as pontuações. Por mais que você saiba que não é alguém ignorante, é essa a impressão que deixará.