Quando a vida saiu da água?

Perguntado por: onascimento . Última atualização: 3 de maio de 2023
4 / 5 16 votos

Aproximadamente 365 milhões de anos atrás, um grupo de peixes deixou a água para viver em terra. Esses animais eram os primeiros tetrápodes, uma linhagem que se irradiaria para incluir muitos milhares de espécies, incluindo anfíbios, pássaros, lagartos e mamíferos.

Em 2004, os cientistas descobriram o fóssil de uma estranha criatura que viveu há milhões de anos. Qual foi o primeiro animal a sair da água? Esta espécie foi considerada um fóssil de transição entre o Panderichthys e o Acanthostega, que sugere a transição dos peixes da água para a terra…. Tiktaalik.

Ao sair do meio aquático para se alimentar, elas teriam desenvolvido patas para se locomover melhor em terra firme e originado os anfíbios, répteis e mamíferos.

Acredita-se que os primeiros hominídeos (linhagem Homo) evoluíram de um ancestral comum entre os grandes primatas de hoje, que viveu entre 8 e 6 milhões de anos atrás, de acordo com o Smithsonian.

Sabemos hoje que o primeiro ser vivo foi provavelmente muito semelhante aos micro-organismos procariontes modernos, classificados como bactérias e arqueias.

O mais provável é que a água tenha surgido na formação da Terra, há cerca de 4,6 bilhões de anos. Isso porque a água é formada a partir da ligação química do hidrogênio e oxigênio, gases presentes no universo e que faziam parte da enorme nebulosa que deu origem ao Sol e aos planetas do Sistema Solar.

A origem da água ocorreu na junção do hidrogênio com o oxigênio, inicialmente no formato de vapor de água. Com a solidificação da superfície dos planetas, como a da Terra aproximadamente 4,6 bilhões de anos atrás, esse gás ficou aprisionado em suas atmosferas.

O oxigênio resfriou o planeta, porque não havia dióxido de carbono o suficiente para o efeito estufa, necessário para a sobrevivência das florestas. Assim, todo o sistema entrou em colapso e todo o carbono destas florestas mergulhou em um pântano e, ao longo do tempo, ficou aprisionado em rochas.

Um coelho, que teria ficado preso no túmulo aberto na rocha, seria o primeiro ser vivo a testemunhar a ressurreição de Jesus. Por essa razão, ganhou o privilégio de anunciar a boa nova às crianças do mundo inteiro na manhã da Páscoa. É ele, portanto, o suposto portador do ovo de chocolate.

O Tiktaalik roseae foi um animal que viveu no período Devoniano, ou seja, há mais de 375 milhões de anos.

O que acontece é que a vida no planeta surgiu há cerca de três bilhões e meio de anos atrás, e os dinos vieram muito antes de Adão, Eva ou seus filhos e netos pensarem em nascer. “Os dinossauros viveram e se extinguiram bem antes de a espécie humana surgir”, diz o professor.

Porém, o primeiro animal a viver na Terra foram as esponjas. Elas foram os primeiros seres a evoluir no mundo.

As nadadeiras são órgãos responsáveis pela locomoção.
Os peixes osteíctes e condrictes apresentam nadadeiras ventrais aos pares, que correspondem a um par de nadadeiras peitorais e um par de nadadeiras pélvicas.

baleia-azul

A baleia-azul é o maior animal do mundo, sendo provavelmente o maior animal que já habitou o planeta. Esse incrível mamífero aquático pode atingir cerca de 30 metros de comprimento, o que corresponde a praticamente um prédio de 10 andares.

Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco.

Os primeiros hominídeos pertenciam ao gênero Australopithecus e se diferenciavam dos demais primatas por conta de sua postura ereta, locomoção bípede e uma arcada mais próxima da atual espécie humana. Apesar de ser considerado o primeiro ancestral humano, não existe um estudo conclusivo sobre a escala evolutiva.

Então, os seres humanos existem porque o cruzamento de seus ancestrais deu origem ao ser humano que existe hoje. Pela teoria da evolução, não havia “necessidade” de surgirem os seres humanos, assim como não havia necessidade de surgirem muitas borboletas pretas. A nossa espécie poderia ter surgido ou não.